quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Um tempo à parte


Mateus 26.17-46 - "17 E, no primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, chegaram os discípulos junto de Jesus, dizendo: Onde queres que preparemos a comida da Páscoa? 
18 E ele disse: Ide à cidade a um certo homem e dizei-lhe: O Mestre diz: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a Páscoa com os meus discípulos. 
19 E os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenara e prepararam a Páscoa.
20 E, chegada a tarde, assentou-se à mesa com os doze. 
21 E, enquanto eles comiam, disse: Em verdade vos digo que um de vós me há de trair. 
22 E eles, entristecendo-se muito, começaram um por um a dizer-lhe: Porventura, sou eu, Senhor? 
23 E ele, respondendo, disse: O que mete comigo a mão no prato, esse me há de trair. 
24 Em verdade o Filho do Homem vai, como acerca dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do Homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido.  
25 E, respondendo Judas, o que o traía, disse: Porventura, sou eu, Rabi? Ele disse: Tu o disseste.
26 Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. 
27 E, tomando o cálice e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos. 
28 Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.  
29 E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide até àquele Dia em que o beba de novo convosco no Reino de meu Pai. 
30 E, tendo cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras.
31 Então, Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim, porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão. 
32 Mas, depois de eu ressuscitar, irei adiante de vós para a Galiléia. 
33 Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei. 
34 Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás. 
35 Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.
36 Então, chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar. 
37 E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito. 
38 Então, lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até à morte; ficai aqui e vigiai comigo. 
39 E, indo um pouco adiante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. 
40 E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudeste vigiar comigo? 
41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. 
42 E, indo segunda vez, orou, dizendo: Meu Pai, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade. 43 E, voltando, achou-os outra vez adormecidos, porque os seus olhos estavam carregados. 
44 E, deixando-os de novo, foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.  
45 Então, chegou junto dos seus discípulos e disse-lhes: Dormi, agora, e repousai; eis que é chegada a hora, e o Filho do Homem será entregue nas mãos dos pecadores. 
46 Levantai-vos, partamos; eis que é chegado o que me trai".

Mateus 14.23 - "23 E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só".

Jesus estava a ponto de concluir seu ministério terreno e os acontecimentos durante este período o estavam oprimindo física e emocionalmente (veja Mateus 26). Provavelmente mais do que em qualquer outro tempo, ele precisasse do apoio de seus doze discípulos. Em vez disso, eles continuavam a contar intensamente com Jesus, o que só aumentava seu fardo de responsabilidades.
Cheio do Espírito Santo, Cristo sabia de todos os detalhes dos eventos exatamente como se descobriam, cada ato que levaria à sua traição e crucificação: "Sabeis que, daqui a dois dias, celebrar-se-á a Páscoa; e o Filho do Homem será entregue para ser crucificado" (Mateus 26.2). Oprimido por esses acontecimentos iminentes, Jesus precisava se reenergizar com o poder de Deus para ser capaz de concluir seu ministério vital. Por isso, levou seus discípulos até o Getsêmani para poder orar.
Da mesma forma, nós precisamos do poder de Deus para sermos capazes de desenvolver nossa fé em meio às distrações de nossas vidas diárias. Para isso, podemos tomar a decisão consciente de nos afastar das "multidões" de nossas muitas responsabilidades na vida, como fez Jesus, e encontrar algum tempo para comungar dom Deus por meio da leitura e meditação nas Escrituras e pela oração.

Oração: Amado Deus, ajuda-nos a afastar as distrações da vida diária e nos aproximar mais de ti. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Quando passo um tempo sozinho com Deus, sirvo mais plenamente aos outros. Oremos pelas áreas negligenciadas de nossa vida espiritual.

 Fonte: no Cenáculo - 09/13 - "Philip Polo (Nairóbi, Quênia)"

Ofereça uma assinatura do no Cenáculo
assinaturas@nocenaculo.org.br
www.nocenaculo.com
(11)3207-1044/(11)3277-1270

Nenhum comentário:

Postar um comentário