quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Seja feita tua vontade


Lucas 18.9-14 - "9 E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: 
10 Dois homens subiram ao templo, a orar; um, fariseu, e o outro, publicano. 
11 O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. 
12 Jejuo duas vezes na semana e dou os dízimos de tudo quanto possuo. 
13 O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! 
14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado".

Romanos 12.2 - "2 E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".

Ao orar as conhecidas frases com a congregação - "seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu" - pensei em todo crime, intolerância e violência que há no mundo. Como seria maravilhoso se todos se submetessem à vontade de Deus! Desta vez, uma voz silenciosa dentro de mim perguntou: E você? Indignada, pensei: Eu não faço essas coisas terríveis! Eu amo o Senhor e oro pelo fim da maldade tão predominante neste mundo.
E você?, veio de novo a pergunta. Lentamente, me dei conta de que eu também sou parte do "na terra". Embora eu não tenha controle sobre as ações dos outros, sou responsável por minhas próprias ações. Envergonho-me por admitir que minha vontade nem sempre se conforma à de Deus. Embora ela não resulte em crime, ódio ou ferimento físico, meu pecado pode tornar a vida na terra menos "celestial" para mim e para os outros. Hoje, quando oro o Pai-Nosso, eu acrescento: "Seja feita a tua vontade, assim na terra - e especialmente em minha vida - como no céu".

Oração: Senhor amado, ajuda-nos a sermos sensíveis e obedientes à tua vontade. Oramos como Jesus nos ensinou, dizendo: Mateus 6.9-13 - "9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. 
10 Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu. 
11 O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 
12 Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. 
13 E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém!"

Pensamento para o dia: Quando nos submetemos à vontade de Deus, a terra o reflete mais. Oremos por renovação na vida dos cristãos.

Fonte: no Cenáculo - 09/13 - "Lisa Stackpole (Wisconsin, EUA)"

Hoje é dia de COMPARTILHAR A FÉ EM GRUPO.
  1. Quando você ora as palavras "seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu", que situação ou circunstâncias lhe vêm à mente. Estas situações geralmente apontam para as ações dos outros ou para seu próprio comportamento?
  2. Qual a sua responsabilidade para que a vontade de Deus seja feita? Segundo sua experiência, fazer a vontade de Deus está mais relacionado a fazer o que é certo ou corrigir o que está errado no mundo? Pense em algumas maneiras pelas quais você se esforça para fazer a vontade de Deus pessoalmente.
  3. Quem lhe ensinou a fazer essa oração do Pai-Nosso?
  4. Que frase do Pai-Nosso tem mais significado para você. Por quê?
  5. Quando e onde você faz a oração do Pai-Nosso? Você faz esta oração durante sua hora de oração pessoal ou apenas no culto formal? O Pai-Nosso é uma oração significativa para você? Por que sim ou por que não?
  6. Se você fosse orar o Pai-Nosso dizendo "Seja feita a tua vontade, assim na terra - e especialmente em minha vida - como no céu", que ações de sua parte lhe vêm à mente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário