sábado, 21 de setembro de 2013

Hesitando em ouvir


I Samuel 8.1-9; 9.15-17 e 10.1 - "1 E sucedeu que, tendo Samuel envelhecido, constituiu a seus filhos por juízes sobre Israel. 
2 E era o nome do seu filho primogênito Joel, e o nome do seu segundo, Abias; e foram juízes em Berseba. 
3 Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele; antes, se inclinaram à avareza, e tomaram presentes, e perverteram o juízo.
4 Então, todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá, 
5 e disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações. 
6 Porém essa palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao Senhor. 
7 E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te disser, pois não te tem rejeitado a ti; antes, a mim me tem rejeitado, para eu não reinar sobre ele. 
8 Conforme todas as obras que fez desde o dia em que o tirei do Egito até ao dia de hoje, pois a mim me deixou, e a outros deuses serviu, assim também te fez a ti. 
9 Agora, pois, ouve a sua voz, porém protesta-lhe solenemente e declara-lhe qual será o costume do rei que houver de reinar sobre ele".
"15 Porque o Senhor o revelara aos ouvidos de Samuel, um dia antes que Saul viesse, dizendo: 
16 Amanhã, a estas horas, te enviarei um homem da terra de Benjamim, o qual ungirás por capitão sobre o meu povo de Israel, e ele livrará o meu povo da mão dos filisteus; porque tenho olhado para o meu povo, porque o clamor chegou a mim.
17 E, quando Samuel viu a Saul, o Senhor lhe disse: Eis aqui o homem de quem já te tenho dito. Este dominará sobre o meu povo".
"1 Então, tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e o beijou, e disse: Porventura, te não tem ungido o Senhor por capitão sobre a sua herdade?".

I Samuel 9.17 - "17 E, quando Samuel viu a Saul, o Senhor lhe disse: Eis aqui o homem de quem já te tenho dito. Este dominará sobre o meu povo".

Samuel ouviu o Senhor falar claramente. Ele não hesitou nem questionou; mas atendeu imediatamente e ungiu Saul como rei. Samuel sabia o que Deus queria porque ele ouvia.
No entanto, o capítulo 8 de I Samuel fala dos filhos maus de Samuel, que deixaram de seguir os caminhos de seu pai. Quando li esse capítulo, fiquei imaginando por que os filhos de Samuel não tinham seguido seu exemplo. Não sei. Tenho certeza de que este devoto homem de Deus orou por sua família.
Muitas vezes me senti um fracasso como mãe, mesmo tentando ser um bom exemplo. Tenho orado por mim mesma e meus filhos, pedindo sabedoria para criá-los. Mas ainda assim eles nem sempre fazem escolhas sábias, e às vezes sinto que seus erros são culpa minha.
Então me lembro de Samuel. Seus problemas com seus filhos poderiam tê-lo levado a hesitar e duvidar de sua capacidade de ouvir a Deus. Em vez disso, ele continuou a ouvir e obedecer-lhe.
Eu tenho esta mesma escolha - deixar que meus fracassos, imaginários ou reais, me façam duvidar de minha capacidade de ouvir a Deus, ou como Samuel, posso optar por ouvir e obedecer.

Oração: Senhor amado, às vezes, mesmo quando buscamos a tua direção, nós fracassamos e questionamos se realmente te ouvimos. Ajuda-nos a ouvir quando tendemos a hesitar. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Nós não temos de ser perfeitos para ouvir a voz de Deus. Oremos pelos pais de filhos pródigos.

Fonte: no Cenáculo - 09/13 - "Georgina Bruton (Flórida, EUA)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário