quarta-feira, 4 de setembro de 2013

2,4 horas


Lucas 6.33-38 - "33 E, se vocês fazem o bem somente para aqueles que lhes fazem o bem, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama fazem isso. 
34 E, se vocês emprestam somente para aqueles que vocês acham que vão lhes pagar, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama emprestam aos que têm má fama, para receber de volta o que emprestaram. 
35 Façam o contrário: amem os seus inimigos e façam o bem para eles. Emprestem e não esperem receber de volta o que emprestaram e assim vocês terão uma grande recompensa e serão filhos do Deus Altíssimo. Façam isso porque ele é bom também para os ingratos e maus. 
36 Tenham misericórdia dos outros, assim como o Pai de vocês tem misericórdia de vocês.
37 Não julguem os outros, e Deus não julgará vocês. Não condenem os outros, e Deus não condenará vocês. Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês. 
38 Dêem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês".

Lucas 6.38 - "38 Dêem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês".

Muitas pessoas dão rigorosamente o dízimo de sua renda. Mas dar o dízimo é mais do que apenas o nosso dinheiro. Às vezes, quando se trata de tempo, não somos tão generosos com o Senhor. Um décimo do nosso dia corresponde a pouco menos que duas horas e meia - 2,4 para ser exata. Quando pensamos na quantidade de coisas que já amontoamos em nosso dia, pode parecer impossível dar tanto tempo a Deus. A boa notícia é que o nosso dízimo de tempo não precisa ser dado de uma só vez. Podemos dar mais tempo nos finais de semana, se necessário.
Nosso dízimo de tempo pode ser dado por meio de uma variedade de atividade: estudar a Bíblia, orar pelos outros, telefonar para alguém, enviar um e-mail encorajador, enviar um cartão para iluminar o dia de alguém, preparar uma refeição para uma pessoa doente, visitar quem não pode sair de casa, assar biscoitos para um vizinho, aconselhar um jovem que não tenha pais, levar mantimentos para uma família necessitada, levar um amigo deprimido para tomar um café ou ouvir um amigo falar de seus problemas.
Uma vez que essas atividades se tornem hábitos, poderemos nos surpreender ao descobrir que um décimo do nosso dia não é suficiente para servir a Deus.

Oração: Senhor amado, ajuda-nos a dedicar tempo todos os dias para servir a ti. Abra os nossos olhos para vermos onde somos necessários. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus precisa tanto do nosso tempo quanto do nosso dinheiro. Oremos para que sejamos mais generosos com o nosso tempo.

Fonte: no Cenáculo - 09/13 - "Ruth O'Neil (Virgínia, EUA)"

Hoje é dia de COMPARTILHAR A FÉ EM GRUPO.
  1. Na passagem de Deuteronômio 14.22-28, qual é o propósito do dízimo? Como o dízimo é usado na comunidade? Como esta passagem muda ou confirma seu entendimento sobre o dízimo?
  2. Quem, ou o que, mudou seus sentimentos a respeito do dízimo?
  3. Você acha que Lucas 6.38 (passagem bíblica citada hoje) deveria ser entendido literalmente? O que você acha que significa: "Dai, e dar-se-vos-á" em termos práticos?
  4. A autora de hoje sugere que ofereçamos a décima parte do nosso tempo (2,4 horas), bem como de nosso dinheiro. Você acha realista a ideia de Ruth?
  5. Identifique algumas maneiras pelas quais você já contribui com a "décima parte do seu tempo". A lista de Ruth lhe dá outras ideias de como doar o seu tempo?
  6. Para você é mais fácil dar a décima parte de sua renda do que a do seu tempo? Por quê?
  7. Esta meditação muda sua maneira de ver como você usa seu tempo? Há ações específicas que você poderia desenvolver em consequência disso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário