domingo, 15 de setembro de 2013

Fracasso?


I Coríntios 3.6-11 - "6 Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. 
7 Pelo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. 
8 Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão, segundo o seu trabalho. 
9 Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.
10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. 
11 Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo".

I Coríntios 3.6 - ""6 Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento".

Um dos meus objetivos durante uma viagem missionária ao Camboja era ensinar os missionários locais a escrever devocionais diárias para o no Cenáculo. Comecei por mostrar-lhes um exemplar que continha uma devocional que eu havia escrito. Então os encorajei: "Vocês também podem fazer isso. O no Cenáculo está sempre procurando escritores de outros países".
Ao começar a ensinar, meu maior problema era o inglês não era a língua-mãe dos alunos. Toda vez que eu abria minha boca para dizer uma frase, tinha de ter o cuidado de usar uma linguagem clara. Expliquei que uma boa devocional usa uma experiência pessoal para associar a uma passagem bíblica e traz uma lição sobre como podemos viver fielmente a Deus.
Durante a aula, tentei tudo que podia imaginar para envolver os alunos. Pedi que lessem as Escrituras em sua própria língua e usassem metáforas de sua própria cultura. Neste tempo que passamos juntos, eles ouviram educadamente, mas com pouca interação. No final, eu me senti um fracasso.
No dia seguinte, voltei à missão. Lá, uma de minhas alunas da seção "fracassada", me entregou, timidamente, seu texto. Ele era tão bom que tive vontade de chorar. Com essa experiência eu aprendi que Deus pode superar os obstáculos que nos fazem sentir fracassados. Nossa função é apenas comparecer e fazer o melhor, deixando os resultados para Deus.

Oração: Amado Deus, nós estamos trabalhando para ti. Ensina-nos a fazer o melhor e deixar os resultados para ti. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus pode transformar nossos "fracassos" em êxitos. Oremos pelos que trabalham em missões indígenas.

Fonte: no Cenáculo - 09/13 - "Dolly Dickinson (Carolina do Norte, EUA)" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário