quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Mal-humorado e ingrato?


João 21.15-17 - "15 Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. 
16 Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas. 
17 Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas".

João 21.15 - "15 Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros".

Quando comecei a servir em um albergue para os sem-teto, presumi que os hóspedes ficariam agradecidos. Mas vários reclamavam do cardápio e outros agarravam seus pratos em silêncio. A maioria reagia ao meu sorriso com olhares desconfiados que revelavam cautela e suspeita. Pensei com raiva: Como eles se atrevem a me tratar dessa maneira! Eles nem me conhecem!
Então ouvi Deus falando à minha frustração: “Jill, você os conhece?” Na semana seguinte, comecei a efetivamente me sentar e comer com os hóspedes. Passei a perguntar: “Como vai você?” e parar para ouvir – não apenas o que era dito, mas também o que não era. Ouvi tristeza em seus tons de voz, observei sorriso forçados e fiquei tocada por ver olhos marejados de lágrimas. Aprendi nomes e ouvi histórias. Aqueles que antes eu via apenas como aborrecidos e ingratos tornaram-se meus irmãos e irmãs – cada um com suas próprias dores do passado, medo do presente e esperanças para o futuro.
Em nossa passagem de hoje, Jesus dá a Simão algumas orientações bastante específicas sobre a demonstração de seu amor por Cristo por meio do serviço aos outros: “Pastoreia as minhas ovelhas [...] apascenta meus cordeiros”. Nós somos chamados a alimentar e cuidar até mesmo dos mal humorados e ingratos.

Oração: Amado Deus, ajuda-nos a descobrir como podemos atender as necessidades físicas e espirituais das pessoas ao nosso redor. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O serviço em nome de Cristo exige o desenvolvimento de relacionamentos. Oremos pelas pessoas que servem aos desabrigados.

Fonte: no Cenáculo – 10/13 – “Jill Allen Maisch (Maryland, EUA)” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário