domingo, 6 de outubro de 2013

Leite Materno


Salmos 131.1-3 - "1 Senhor, o meu coração não se elevou, nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes assuntos, nem em coisas muito elevadas para mim. 
2 Decerto, fiz calar e sossegar a minha alma; qual criança desmamada para com sua mãe, tal é a minha alma para comigo.
3 Espere Israel no Senhor, desde agora e para sempre".

I Pedro 2.2 - "2 desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo".

Como enfermeira há mais de 30 anos e professora universitária durante 26 anos, participei e li muitas pesquisas sobre o valor do leite materno na vida de uma criança. Cada vez que leio este texto no qual o apóstolo Pedro compara a Palavra de Deus com o leite materno, fico sempre muito instigada a pensar: será que esta comparação é possível?
Em todos esses anos, tenho sido testemunha do valor do leite materno como o melhor alimento para um recém-nascido, pois proporciona crescimento adequado, transmite defesa ao bebê que é imunológicamente imatura. É um alimento perfeitamente adaptado às condições ainda imaturas do seu aparelho digestório, bem como pela nutrição emocional, já que oportuniza um contato direto com a mãe. Ao sentir o cheiro, olhar no olho, sentir o calor da pele de sua mãe, a criança vai sendo nutrida por amor, presença, proteção, identidade... Apresenta totalmente em consonância com as mais recentes evidências científicas.
Assim como o leite materno, a Palavra de Deus nos nutre, protege, é adaptada às condições de cada um de nós e favorece o vínculo com o nosso Pai. Transmite-nos suas características, construindo em nós sua identidade. Aliás, um dos nomes de Deus, El Shadai, é traduzido como Deus poderoso Êxodo 6.2-3 – “2 Falou mais Deus a Moisés e disse: Eu sou o Senhor.
3 E eu apareci a Abraão, e a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-poderoso; mas pelo meu nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido”, ou seja, um Deus que protege, alimenta e consola o seu povo com sua graça. Conceito este que fica muito claro em Isaías 66.12b-13 – “12b então, mamareis, ao colo vos trarão e sobre os joelhos vos afagarão.
13 Como a alguém que sua mãe consola, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados”.

Oração: Senhor amado, nosso Pai, nosso Protetor, ensina-nos a descansar nos seus braços como uma criança que acaba de ser amamentada e se aquieta no colo da Sua mãe, alimentada e satisfeita! Que sua palavra em nós, produza crescimento no conhecimento da pessoa de Jesus Cristo, no nome de quem oramos. Amém.

Pensamento para o dia: Salmos 131.2 – “Queria calar e sossegar a minha alma como a criança que acaba de ser amamentada se aquieta nos braços da mãe”. Oremos pelas mulheres que amamentam.

Fonte: no Cenáculo – 10/13 – “Lylian Dalete Soares de Araujo (Londrina/PR, Brasil)”

Nenhum comentário:

Postar um comentário