domingo, 20 de outubro de 2013

Deus é capaz


Êxodo 3.1-10 - "1 Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e, levando o rebanho para o lado ocidental do deserto, chegou ao monte de Deus, a Horebe. 
2 Apareceu-lhe o Anjo do Senhor numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia. 
3 Então, disse consigo mesmo: Irei para lá e verei essa grande maravilha; por que a sarça não se queima? 
4 Vendo o Senhor que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui! 
5 Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa. 
6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.
7 Disse ainda o Senhor: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; 
8 por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu. 
9 Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo. 
10 Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito".

Êxodo 3.2 - "2 Apareceu-lhe o Anjo do Senhor numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia".

Frustrada por sentimentos de incerteza clamou a Deus: O que o Senhor quer que eu faça? Estou tentando ser útil, mas não tenho certeza de estar usando meu tempo e talentos da melhor forma! Embora eu fosse voluntária em minha igreja e comunidade, achava que talvez estivesse deixando escapar algo. Como saber se estou no caminho certo? Como posso ter certeza de que não vou deixar de ouvir o chamado de Deus?
Em meio à minha oração, uma imagem de uma sarça ardente me veio à mente. Lembrei-me de como Deus havia ido até Moisés enquanto ele cuidava das ovelhas no deserto. Embora Moisés estivesse distante de sua terra natal, Deus o encontrou, usou um arbusto em chama para chamar sua atenção e então lhe disse exatamente o que fazer. Deu encontrou Moisés exatamente onde ele estava e usou palavras que ele pudesse compreender.
Senti alívio ao me dar conta de que Deus também sabe onde eu estou. Se houver algo mais que eu deveria estar fazendo, Deus é suficientemente poderoso para me dizer. Não preciso temer não ouvir, mas posso descansar na verdade de que Deus sabe como me alcançar – talvez por meio de um telefonema de um amigo, um anúncio, uma notícia, ou outro arbusto em chamas! Seja qual for o método que Deus escolha, posso ter a certeza de que ele é capaz de me comunicar claramente o próximo passo na minha jornada.  

Oração: Amado Pai, graças por saberes onde estamos e por nos chamares a ajudar-te em tua ação neste mundo. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus sabe onde estou e o que eu posso fazer. Oremos pelos que desejam orientação.

Fonte: no Cenáculo – 10/13 – “Lynn Karidis (Michigan, EUA)” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário