quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O momento presente


Ester 4.1-17 - "1 Quando soube Mordecai tudo quanto se havia passado, rasgou as suas vestes, e se cobriu de pano de saco e de cinza, e, saindo pela cidade, clamou com grande e amargo clamor; 
2 e chegou até à porta do rei; porque ninguém vestido de pano de saco podia entrar pelas portas do rei. 
3 Em todas as províncias aonde chegava a palavra do rei e a sua lei, havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos se deitavam em pano de saco e em cinza.
4 Então, vieram as servas de Ester e os eunucos e fizeram-na saber, com o que a rainha muito se doeu; e mandou roupas para vestir a Mordecai e tirar-lhe o pano de saco; porém ele não as aceitou. 
5 Então, Ester chamou a Hataque, um dos eunucos do rei, que este lhe dera para a servir, e lhe ordenou que fosse a Mordecai para saber que era aquilo e o seu motivo. 
6 Saiu, pois, Hataque à praça da cidade para encontrar-se com Mordecai à porta do rei. 
7 Mordecai lhe fez saber tudo quanto lhe tinha sucedido; como também a quantia certa da prata que Hamã prometera pagar aos tesouros do rei pelo aniquilamento dos judeus. 
8 Também lhe deu o traslado do decreto escrito que se publicara em Susã para os destruir, para que o mostrasse a Ester e a fizesse saber, a fim de que fosse ter com o rei, e lhe pedisse misericórdia, e, na sua presença, lhe suplicasse pelo povo dela. 
9 Tornou, pois, Hataque e fez saber a Ester as palavras de Mordecai.
10 Então, respondeu Ester a Hataque e mandou-lhe dizer a Mordecai: 
11 Todos os servos do rei e o povo das províncias do rei sabem que, para qualquer homem ou mulher que, sem ser chamado, entrar no pátio interior para avistar-se com o rei, não há senão uma sentença, a de morte, salvo se o rei estender para ele o cetro de ouro, para que viva; e eu, nestes trinta dias, não fui chamada para entrar ao rei. 
12 Fizeram saber a Mordecai as palavras de Ester. 
13 Então, lhes disse Mordecai que respondessem a Ester: Não imagines que, por estares na casa do rei, só tu escaparás entre todos os judeus. 
14 Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha? 
15 Então, disse Ester que respondessem a Mordecai: 
16 Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais, nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois, irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci. 
17 Então, se foi Mordecai e tudo fez segundo Ester lhe havia ordenado".

Ester 4.14 - "14 Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?".

No verão passado eu estava na África e ganhei um entendimento totalmente novo sobre o tempo. Num determinado dia, nós éramos aguardados em eventos em duas igrejas diferentes. Quando chegamos à primeira igreja, perguntei ao meu anfitrião: “A que horas temos de sair daqui para chegarmos na hora certa em nosso próximo compromisso?” Ele respondeu: “Nós sairemos quando estivermos prontos! Precisamos dar atenção total a estas pessoas aqui e agora, e não poderemos fazer isso se já estivermos pensando no próximo lugar aonde temos de ir”.
Depois de ponderar sobre a resposta do meu anfitrião, me dei conta de como é difícil viver no presente. Eu gosto de refletir sobre o passado ou sonhar com o futuro, mas o presente pode passar por mim muito facilmente. A passagem bíblica de hoje do livro de Ester fala sobre viver no momento presente. Ester compreendeu que deixando o passado para trás e não tendo medo do futuro, ela era capaz de entregar-se completamente ao momento presente e às pessoas que precisavam dela naquele tempo específico.

Oração: Senhor amado, dá-nos hoje o pão de cada dia. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O dia de hoje é um presente insubstituível de Deus.Oremos pelas pessoas ocupadas.

Fonte: no Cenáculo – 10/13 – “Nicola Vidamour (Londres, Inglaterra)”

Hoje é dia de COMPARTILHAR A FÉ EM GRUPO.

  1. Considerando seu padrão ou rotina normal de vida, onde você "vive" a maior parte do tempo - no passado, presente ou futuro? Qual deles é mais agradável a você? Qual você preferiria evitar ou esquecer? Por quê? Você está satisfeito com o modo como prioriza esses três? Por que sim ou por que não?
  2. A que você estaria dedicando um tempo demasiado longo em sua vida diária? A que seria mais sábio dedicar mais tempo? O que o impede de mudar?
  3. O que você considera ser necessário para "viver no presente"? Por que é importante viver no presente?
  4. Leia Ester 4.14. Você já sentiu que Deus o conduziu a um determinado momento para um propósito específico? Como você se sentiu nesse momento? Como você discerniu o propósito de Deus para você naquele momento?
  5. Que práticas de oração ou disciplina espirituais o ajudam a estar presente no momento? Que nova prática de oração ou disciplina espiritual você gostaria de experimentar?
  6. Qual é a reação à resposta do anfitrião de Nicola (primeiro parágrafo)? Teria ela sido temperada, de algum modo, pelo discernimento de Nicola no segundo parágrafo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário