segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Quando ninguém está olhando


Filipenses 2.12-18 - "12 De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor; 
13 porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. 
14 Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; 
15 para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; 
16 retendo a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão. 
17 E, ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós. 
18 E vós também regozijai-vos e alegrai-vos comigo por isto mesmo".

Filipenses 1.27 - "27 Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho".

Na fábrica onde eu trabalho, os motoristas de empilhadeiras são obrigados a usar cintos de seguranças o tempo todo. Isso porque mesmo a menor colisão pode ser fatal. Ainda assim, as regras de segurança podem ser frustrantes quando se está com pressa. Eu estava trabalhando sozinho uma noite, cansado e ansioso para terminar minhas tarefas. Sabendo que o coordenador de segurança já tinha ido para casa, senti-me tentado a ignorar a regra do cinto. Quem iria saber? Mas obedeci mesmo assim – não por temer arranjar problemas, mas porque era o meu bem.
Paulo temia que seus amigos em Filipos vivessem de modo diferente se ninguém cobrasse a sua responsabilidade. Ele reconheceu que eles o haviam obedecido enquanto estava com eles e depois explicou que era ainda mais importante que se mantivessem obediente na sua ausência. Eu me identifico com isso. É fácil ser como Cristo quando sei que outros estão me observando. Mas quando estou sozinho ou com pessoas desconhecidas, com frequência me sinto tentado a abrir mão de meus valores e retornar aos meus maus hábitos.
Assim como a regra do cinto de segurança, as regras de Deus sobre como devemos agir são para o nosso bem. Quando nos sentimos tentados a abrir mão delas, podemos nos lembrar que cada ato de obediência nos aproxima um pouco mais de Jesus – e ele está sempre prestando atenção em nós.

Oração: Amado Deus, graças por enviares Jesus para nos mostrar o modo de viver. Fortalece-nos quando nos sentirmos tentados a abrir mão da nossa integridade. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Ser um seguidor de Jesus é uma atividade de tempo integral. Oremos pelos operários e trabalhadores das fábricas.

Fonte: no Cenáculo – 10/13 – “Johnathan Kana (Texas, EUA)”

Nenhum comentário:

Postar um comentário