quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Mal-humorado e ingrato?


João 21.15-17 - "15 Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. 
16 Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas. 
17 Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas".

João 21.15 - "15 Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros".

Quando comecei a servir em um albergue para os sem-teto, presumi que os hóspedes ficariam agradecidos. Mas vários reclamavam do cardápio e outros agarravam seus pratos em silêncio. A maioria reagia ao meu sorriso com olhares desconfiados que revelavam cautela e suspeita. Pensei com raiva: Como eles se atrevem a me tratar dessa maneira! Eles nem me conhecem!
Então ouvi Deus falando à minha frustração: “Jill, você os conhece?” Na semana seguinte, comecei a efetivamente me sentar e comer com os hóspedes. Passei a perguntar: “Como vai você?” e parar para ouvir – não apenas o que era dito, mas também o que não era. Ouvi tristeza em seus tons de voz, observei sorriso forçados e fiquei tocada por ver olhos marejados de lágrimas. Aprendi nomes e ouvi histórias. Aqueles que antes eu via apenas como aborrecidos e ingratos tornaram-se meus irmãos e irmãs – cada um com suas próprias dores do passado, medo do presente e esperanças para o futuro.
Em nossa passagem de hoje, Jesus dá a Simão algumas orientações bastante específicas sobre a demonstração de seu amor por Cristo por meio do serviço aos outros: “Pastoreia as minhas ovelhas [...] apascenta meus cordeiros”. Nós somos chamados a alimentar e cuidar até mesmo dos mal humorados e ingratos.

Oração: Amado Deus, ajuda-nos a descobrir como podemos atender as necessidades físicas e espirituais das pessoas ao nosso redor. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O serviço em nome de Cristo exige o desenvolvimento de relacionamentos. Oremos pelas pessoas que servem aos desabrigados.

Fonte: no Cenáculo – 10/13 – “Jill Allen Maisch (Maryland, EUA)” 

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Orações ABC


Filipenses 1.3-11 - "3 Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós, 
4 fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações, 
5 pela vossa cooperação no evangelho, desde o primeiro dia até agora. 
6 Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus. 
7 Aliás, é justo que eu assim pense de todos vós, porque vos trago no coração, seja nas minhas algemas, seja na defesa e confirmação do evangelho, pois todos sois participantes da graça comigo. 
8 Pois minha testemunha é Deus, da saudade que tenho de todos vós, na terna misericórdia de Cristo Jesus. 
9 E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, 
10 para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo, 
11 cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus".

II Timóteo 1.3 - "3 Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia".

Por algum motivo, tenho acordado no meio da noite, olhando para o teto e imaginando por que estou acordada. Estou cansada. Tenho de me levantar cedo. O que devo fazer?
Algumas noites atrás; lembrei-me da sugestão de uma amiga sobre as orações ABC. Começo pela letra A e penso em pessoas cujo nome começa com A. Então oro especificamente por suas necessidades e peço a Deus que toque suas vidas. Aí passo para a letra B. Lembro-me de ter chegado à letra M, mas o resto é indistinto. Eu estava dormindo tranquilamente outra vez.
Este exercício me lembra da alegria e paz que encontramos em orarmos pelos outros. Em nossa pequena classe de escola dominical, nós postamos pedidos de oração todas as semanas. Temos nos admirado ao ver o poder de nossas orações em ação. A conversa com Deus, apresentando-lhe nossos sinceros pedido de ajuda e orientação por nossos amigos e familiares, leva a resultados incríveis, ou mesmo, como no meu caso, a um descanso calmo e tranquilo.

Oração: Amado Deus, graças por ouvires as nossas orações a qualquer hora do dia ou da noite. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Nós recebemos bênçãos inesperadas quando nos encontramos com Deus em oração. Oremos pelas pessoas que sofrem de insônia.

Fonte: no Cenáculo – 10/13 – “Sherah B. Carr (Geórgia, EUA)”

Hoje é dia de COMPARTILHAR A FÉ EM GRUPO
  1. O que você acha de usar um método de oração estruturado? Você consideraria usar o método ABC de oração? Por que sim ou por que não?
  2. Quando seu sono é interrompido, ou sua mente fica atribulada, você pensa nisso como um convite à oração? Quando você se sente mais impelido a orar? Você considera a oração uma experiência apaziguadora ou relaxante?
  3. Se você conhecer outros métodos de oração, descreva um ou dois. Qual você consideraria mais eficaz?
  4. Pelo que você é grato hoje? Quem esteve em sua mente hoje? Quem precisa de cura? Que partes do mundo precisam da presença amorosa de Deus?
  5. Quando você ora? Pelo que você ora? Como sua prática de oração molda sua vida diária?
  6. Descreva uma ponderosa experiência de oração que você tenha tido. Quem estava orando e pelo quê? O que tornou esta oração tão poderosa? Como você pode ajudar outras pessoas a terem experiências de fé semelhantes?


terça-feira, 29 de outubro de 2013

Filhos amados de Deus


Lucas 3.21-22 - "21 E aconteceu que, ao ser todo o povo batizado, também o foi Jesus; e, estando ele a orar, o céu se abriu, 
22 e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo".

Lucas 3.22 - "22 e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo".

Discretamente, ao longo de alguns meses, eu adquiri o mau hábito de me permitir se arrastado a um poço de preocupações e desespero. Passei a me preocupar até mesmo quando não tinha nada com que me preocupar. Este hábito levou a um pessimismo que não era útil para mim, minha família ou a outros à minha volta.
Pela graça, encontrei a passagem em Lucas 3.21-22 na qual João batiza as pessoas. O Espírito Santo de Deus desce sobre Jesus na forma de uma pomba, e uma voz fala diretamente a ele, dizendo: “Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo” (Lucas 3.22). Nesse momento profundo, a identidade de Jesus se confirmou.
Agora, quando as preocupações e dúvidas começam a me assaltar, tenho uma nova maneira de lidar com elas. Repito várias vezes as seguintes palavras: Você é meu filho amado, em ti me comprazo. Em um mundo de distrações e ruídos, acho útil me lembrar de que Deus me ama. Quando os tempos ficam difíceis e o mundo parece pesar sobre nós, podemos nos lembrar duns aos outros de que somos filhos amados de Deus. E que ele se compraz em nós.

Oração: Graças, ó Deus, por Jesus Cristo, por meio de quem todos nós fomos, passamos a serem teus filhos amados. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Eu hoje me lembrarei de que sou um filho amado de Deus. Oremos pelo povo da África do Sul.

Fonte: no Cenáculo – 10/13 – “Roland P. Rink (Gauteng, África do Sul)”

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Vida nova



João 15.1-11 - "1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 
2 Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. 
3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; 
4 permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. 
5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 
6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. 
7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. 
8 Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos. 
9 Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor. 
10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço. 
11 Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo".

João 15.4 - "4 permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim".

Alguns dias atrás, fiquei surpresa ao encontrar uma borboleta (Order Lepidoptera) caída em nosso pequeno pátio. Ela não se mexia e achei que estivesse morta. Peguei-a com cuidado para mostrar às minhas filhinhas, e juntas admiramos suas delicadas asas e antenas. Coloquei a borboleta sobre uma mesa, fora do alcance de minhas filhas. Depois de algum tempo, notei que a borboleta estava numa posição diferente. Meu marido sugeriu que eu colocasse ao sol, porque as baixas temperaturas dos últimos dias talvez a tivesse deixado meio congelada. Fiz isso, e após alguns minutos, a borboleta estava batendo as asas. Estava viva!
Algo semelhante pode acontecer conosco quando nos afastamos da comunhão com Deus e com nossos irmãos e irmãs em Cristo. Deixamos de orar regularmente, de ler sua Palavra ou louvá-lo e agradecer-lhe. Nosso espírito começa a “esfriar” e deixamos de refletir a vida de Cristo. No entanto, quando retornamos a Deus, a Luz e Verdade, na sua presença e com seu povo, nossa força espiritual retorna. Então estaremos prontos para louvar e servir a Deus e a refletir seu maravilhoso amor.

Oração: Deus de toda a criação ajuda-nos a permanecer próximos de ti e a deixar para trás tudo que nos afasta de ti e da comunidade de fé. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Não importa quão frios nos tornamos, o amor de Deus nunca diminui. Oremos pela renovação da fé.

Fonte: no Cenáculo – 10/13 – “Lucy de Tamez (Virgínia, EUA)”

Ofereça uma assinatura de presente
(11)3277-1270/(11)3207-1044

domingo, 27 de outubro de 2013

Resistindo ao teste do tempo


Eclesiastes 2.9-11 - "9 Engrandeci-me e sobrepujei a todos os que viveram antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria. 
10 Tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o coração de alegria alguma, pois eu me alegrava com todas as minhas fadigas, e isso era a recompensa de todas elas. 
11 Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol".

Salmos 71.18 - "18 Não me desampares, pois, ó Deus, até à minha velhice e às cãs; até que eu tenha declarado à presente geração a tua força e às vindouras o teu poder".

Meu marido e eu começamos a pesquisar nossos ancestrais familiares. Durante o processo, nós visitamos muitos cemitérios para fotografar lápides de membros da família. Algumas são simples e pequenas. Outras são monumentos grandiosos. Muitas citam um versículo bíblico ou diz o quanto à pessoa era amada e o quanto deixará saudade.
A passagem do tempo, no entanto, foi inimiga destes bem-intencionados memoriais. Muitos estão apagados, caindo, quebrados ou rachados. Alguns túmulos estão cobertos por vegetação e nem todos os monumentos estão legíveis.
Se o Rei Davi e o rei Salomão tiveram túmulos grandiosos, o tempo e as gerações esconderam os locais. Mas seus fracassos e vitórias, suas obras de fé permanecem nos Salmos e escritos bíblicos, lembrando-nos de nossa necessidade de Deus.
Memoriais de pedra, mármore e metal podem não durar. Mas nossa vida de fé e o exemplo que deixamos passarão de geração em geração – um monumento permanente que resistirá ao teste do tempo.

Oração: Amado Pai, ajuda-nos a viver de um modo tal que aqueles que vierem depois de nós encontrem em nossas vidas verdadeiros exemplos de fé em ti. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Que legado espiritual deixará aos outros? Oremos pelos funcionários que cuidam do cemitério.

Fonte: no Cenáculo – 10/13 – “Shelby H. Grant (Carolina do Norte, EUA)”

sábado, 26 de outubro de 2013

Adaptação com graça


Gênesis 12.1-9 - "1 Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; 
2 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! 
3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.
4 Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o Senhor, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã. 
5 Levou Abrão consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as pessoas que lhes acresceram em Harã. Partiram para a terra de Canaã; e lá chegaram. 
6 Atravessou Abrão a terra até Siquém, até ao carvalho de Moré. Nesse tempo os cananeus habitavam essa terra. 
7 Apareceu o Senhor a Abrão e lhe disse: Darei à tua descendência esta terra. Ali edificou Abrão um altar ao Senhor, que lhe aparecera. 
8 Passando dali para o monte ao oriente de Betel, armou a sua tenda, ficando Betel ao ocidente e Ai ao oriente; ali edificou um altar ao Senhor e invocou o nome do Senhor. 
9 Depois, seguiu Abrão dali, indo sempre para o Neguebe".

Salmos 46.1-2 - "1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza,
socorro bem presente nas tribulações.
2 Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne
e os montes se abalem no seio dos mares".

Nosso plano era simples: na segunda-feira, subiríamos a pé o Monte Santa Helena para ver suas vistas espetaculares. Na terça, subiríamos o Monte Rainier, até pouco abaixo do nível da neve. Mas em Santa Helena o cume e a nossa visão estavam encobertos por nuvens. Em Rainier, a trilha que tínhamos planejado seguir estava coberta por 4 metros de neve. Tivemos de adaptar.
Em muitas áreas da vida nós temos de adaptar às realidades indesejáveis. Para passarmos do “Por quê” ao “E agora?” precisamos deixar que Deus nos conduza a um novo modo de vida. Deus nunca nos deixa num lugar onde a graça não possa nos sustentar. Nós vivemos em um mundo que nem sempre seguirá do modo como esperamos; às vezes, a resposta mais fiel que podemos dar é nos adaptar.
Se confiarmos no permanente amor de Deus, tendo Jesus Cristo como nosso fel companheiro, mestre e guia, e confiarmos no poder do Espírito Santo, nós teremos o que precisamos para enfrentar qualquer mudança.

Oração: Ó Cristo, guia fiel, ensina-nos a buscar-te e a confiar na tua orientação quando a vida nos forçar a seguir caminhos inesperados. Mateus 6.9-13 – “9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
10 venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;
11 o pão nosso de cada dia dá-nos hoje;
12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;
13 e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!”

Pensamento para o dia: A adaptação a uma mudança pode ser uma resposta fiel. Oremos pelas pessoas que estão enfrentando uma mudança indesejada.

Fonte: no Cenáculo – 10/13 – “F. Richard Garland (Ilha de Rodes)”

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A onda que perpassa o mundo


Salmos 67.1-7 - "1 Seja Deus gracioso para conosco, e nos abençoe, e faça resplandecer sobre nós o rosto;
2 para que se conheça na terra o teu caminho e, em todas as nações, a tua salvação.
3 Louvem-te os povos, ó Deus; louvem-te os povos todos.
4 Alegrem-se e exultem as gentes, pois julgas os povos com equidade e guias na terra as nações.
5 Louvem-te os povos, ó Deus; louvem-te os povos todos.
6 A terra deu o seu fruto, e Deus, o nosso Deus, nos abençoa.
7 Abençoe-nos Deus, e todos os confins da terra o temerão".

João 17.21 - "21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste".

Quando abro meu computador todas as manhãs, leio com empolgação as meditações do no Cenáculo. Eu não apenas recebo uma mensagem que me guia ou estimula durante o dia; também entro em comunhão com os cristãos de todo o mundo. Tenho a chance de orar pelas circunstâncias dos autores – suas perdas, lutas de fé, ou alegrias.
Em seguida, oro pelo país onde o escritor do dia vive. Recentemente eu orei pelo Japão, Alemanha, Espanha, Austrália, Canadá e meu próprio país, a Inglaterra. Os vários estados dos EUA também aparecem em minhas orações. Em minha parede há um grande mapa do mundo para me ajudar a localizar os países com os quais não estou familiarizada.
Todas as manhãs eu me emociono ao me dar conta de que pessoas de todo o mundo estão lendo essas mesmas passagens bíblicas e meditações e orando pelas mesmas causas. Embora nós leiamos e oremos em momentos diferentes, nossos problemas, buscas e alegrias são semelhantes, e todos nós podemos receber respostas e ajuda conforme lemos. E porque lemos e oramos em momentos diferentes, uma onda de orações perpassa todo o globo.
Quaisquer que sejam as nossas circunstâncias e onde quer que estejamos Deus é o mesmo – ouvindo-nos fielmente.

Oração: Louvado seja Deus fiel, porque tu nos ouves e tendes compaixão de nós. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Quando eu leio o no Cenáculo e oro, torno-me parte de um círculo de fiéis que atinge o mundo inteiro. Oremos pelas pessoas que escrevem para o no Cenáculo.

Fonte: no Cenáculo – 10/13 – “Carol Purves (Cumbria, Inglaterra)”

Conexão com a Vida
Convide uma pessoa nova em sua igreja ou comunidade para jantar.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O que sabemos ser verdade


II Timóteo 3.10-17 - "10 Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança, 
11 as minhas perseguições e os meus sofrimentos, quais me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra, – que variadas perseguições tenho suportado! De todas, entretanto, me livrou o Senhor. 
12 Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. 
13 Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.
14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste 
15 e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. 
16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 
17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra".

II Timóteo 3.16 - "16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça".

Recentemente eu voei a uma pequena cidade no Alasca – uma terra linda, cheia de neve, gelo, alces e ursos. Eu espera que o dia estivesse claro para poder ver uma geleira ou duas, ou talvez ver um bando de alces ou renas. Mas estava nevando e o dia escuro oferecia pouca visibilidade.
O avião era pequeno, sem porta entre nós e os pilotos. Quando olhei para o lugar onde os pilotos estavam sentados, me dei conta de que durante todo o voo eles não tinham conseguido enxergar nada pelo para-brisa. Antes, eles tinham dependido de seus instrumentos para guiar nosso voo.
Não pude deixar de pensar em como nós agimos e reagimos quando enfrentamos as tempestades da vida e não conseguimos enxergar o futuro. Quando não conseguimos perceber o que vai nos acontecer, podemos confiar no que sabemos ser verdade: Deus está conosco. Ele ouve nossas orações, vê nossas lágrimas e deseja nos guiar. Assim como aqueles pilotos não conseguiram ver o que estava à sua frente, nós não conseguimos ver o futuro, mas podemos confiar na orientação que encontramos na palavra de Deus.

Oração: Graças, ó Deus, pela verdade que tu nos revelas na tua palavra. Graças por Jesus, que deu vida à tua verdade. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Nós podemos enfrentar o futuro porque Deus está lá. Oremos pelos pilotos.

Fonte: no Cenáculo – 10/13 – “Andy Baker (Tennessee, EUA)”

Ofereça uma assinatura de presente
(11)3277-1270/(11)3207-1044

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O momento presente


Ester 4.1-17 - "1 Quando soube Mordecai tudo quanto se havia passado, rasgou as suas vestes, e se cobriu de pano de saco e de cinza, e, saindo pela cidade, clamou com grande e amargo clamor; 
2 e chegou até à porta do rei; porque ninguém vestido de pano de saco podia entrar pelas portas do rei. 
3 Em todas as províncias aonde chegava a palavra do rei e a sua lei, havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos se deitavam em pano de saco e em cinza.
4 Então, vieram as servas de Ester e os eunucos e fizeram-na saber, com o que a rainha muito se doeu; e mandou roupas para vestir a Mordecai e tirar-lhe o pano de saco; porém ele não as aceitou. 
5 Então, Ester chamou a Hataque, um dos eunucos do rei, que este lhe dera para a servir, e lhe ordenou que fosse a Mordecai para saber que era aquilo e o seu motivo. 
6 Saiu, pois, Hataque à praça da cidade para encontrar-se com Mordecai à porta do rei. 
7 Mordecai lhe fez saber tudo quanto lhe tinha sucedido; como também a quantia certa da prata que Hamã prometera pagar aos tesouros do rei pelo aniquilamento dos judeus. 
8 Também lhe deu o traslado do decreto escrito que se publicara em Susã para os destruir, para que o mostrasse a Ester e a fizesse saber, a fim de que fosse ter com o rei, e lhe pedisse misericórdia, e, na sua presença, lhe suplicasse pelo povo dela. 
9 Tornou, pois, Hataque e fez saber a Ester as palavras de Mordecai.
10 Então, respondeu Ester a Hataque e mandou-lhe dizer a Mordecai: 
11 Todos os servos do rei e o povo das províncias do rei sabem que, para qualquer homem ou mulher que, sem ser chamado, entrar no pátio interior para avistar-se com o rei, não há senão uma sentença, a de morte, salvo se o rei estender para ele o cetro de ouro, para que viva; e eu, nestes trinta dias, não fui chamada para entrar ao rei. 
12 Fizeram saber a Mordecai as palavras de Ester. 
13 Então, lhes disse Mordecai que respondessem a Ester: Não imagines que, por estares na casa do rei, só tu escaparás entre todos os judeus. 
14 Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha? 
15 Então, disse Ester que respondessem a Mordecai: 
16 Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais, nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois, irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci. 
17 Então, se foi Mordecai e tudo fez segundo Ester lhe havia ordenado".

Ester 4.14 - "14 Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?".

No verão passado eu estava na África e ganhei um entendimento totalmente novo sobre o tempo. Num determinado dia, nós éramos aguardados em eventos em duas igrejas diferentes. Quando chegamos à primeira igreja, perguntei ao meu anfitrião: “A que horas temos de sair daqui para chegarmos na hora certa em nosso próximo compromisso?” Ele respondeu: “Nós sairemos quando estivermos prontos! Precisamos dar atenção total a estas pessoas aqui e agora, e não poderemos fazer isso se já estivermos pensando no próximo lugar aonde temos de ir”.
Depois de ponderar sobre a resposta do meu anfitrião, me dei conta de como é difícil viver no presente. Eu gosto de refletir sobre o passado ou sonhar com o futuro, mas o presente pode passar por mim muito facilmente. A passagem bíblica de hoje do livro de Ester fala sobre viver no momento presente. Ester compreendeu que deixando o passado para trás e não tendo medo do futuro, ela era capaz de entregar-se completamente ao momento presente e às pessoas que precisavam dela naquele tempo específico.

Oração: Senhor amado, dá-nos hoje o pão de cada dia. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O dia de hoje é um presente insubstituível de Deus.Oremos pelas pessoas ocupadas.

Fonte: no Cenáculo – 10/13 – “Nicola Vidamour (Londres, Inglaterra)”

Hoje é dia de COMPARTILHAR A FÉ EM GRUPO.

  1. Considerando seu padrão ou rotina normal de vida, onde você "vive" a maior parte do tempo - no passado, presente ou futuro? Qual deles é mais agradável a você? Qual você preferiria evitar ou esquecer? Por quê? Você está satisfeito com o modo como prioriza esses três? Por que sim ou por que não?
  2. A que você estaria dedicando um tempo demasiado longo em sua vida diária? A que seria mais sábio dedicar mais tempo? O que o impede de mudar?
  3. O que você considera ser necessário para "viver no presente"? Por que é importante viver no presente?
  4. Leia Ester 4.14. Você já sentiu que Deus o conduziu a um determinado momento para um propósito específico? Como você se sentiu nesse momento? Como você discerniu o propósito de Deus para você naquele momento?
  5. Que práticas de oração ou disciplina espirituais o ajudam a estar presente no momento? Que nova prática de oração ou disciplina espiritual você gostaria de experimentar?
  6. Qual é a reação à resposta do anfitrião de Nicola (primeiro parágrafo)? Teria ela sido temperada, de algum modo, pelo discernimento de Nicola no segundo parágrafo?

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Folhas de outono


Filipenses 4.4-9 - "4 Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. 
5 Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. 
6 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. 
7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.
8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. 
9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco".

Salmos 92.4 - "4 Pois me alegraste, Senhor, com os teus feitos;
exultarei nas obras das tuas mãos".

Em nossa região, as folhas de outono são gloriosas. As folhas verdes ganham tons de amarelo, vermelho e laranja. As paisagens se transformam em telas que só Deus poderia pintar, com cores tão brilhantes que chegam a nos tirar o fôlego. Meu marido e eu gostamos de ver as cores gloriosas da natureza. Mesmo as rápidas viagens até o mercado são mais agradáveis por causa da beleza do outono. Algumas pessoas têm tanto pavor da estação por causa do trabalho de rastelar as folhas que deixam de perceber sua espetacular beleza.
O clima de um dia geralmente é determinado pelo nosso foco. Se nos concentrarmos em nossos problemas, nosso humor provavelmente será sombrio. Se nos concentrarmos nas bênçãos do Senhor, então, independentemente dos nossos problemas, veremos cada dia como o dia que o Senhor fez, e poderemos regozijar e nos alegrar. Salmo 118.24 - "24 Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele".
Se cantarmos a alegria da beleza das folhas de outono, rastelá-las será um prazer. Ao rastelar as folhas, eu agradeço a Deus por fazê-las tão belas, de modo que a tarefa não chega a ser um fardo. Se cantarmos a alegria por todas as obras de Deus, nosso cântico tornará nosso fardo mais leve e será mais fácil suportar nossas provações.

Oração: Amado Deus, graças pela mudança das estações e pela obra das tuas mãos que nos dão alegria. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Quando nos concentramos na alegria de Deus, nossas provações tornam-se mais fáceis de serem suportadas. Oremos em gratidão pela beleza do outono.

Fonte: no Cenáculo – 10/13 – “Mary K. Gulledge (Ohio, EUA)”

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Quando sinto medo


Salmos 23.1-6 - "1 O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
2 Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;
3 refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.
5 Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.
6 Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.

Salmos 23.4 - "4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam".

Aprendi a ler a Bíblia quando eu tinha 8 anos. Minha família e eu acordávamos cedo e líamos antes que eu fosse para a escola. Um dia minha mãe, a pastora Shirley, leu o Salmo 23 e eu gostei. Fiquei tentando gravar na minha memória este Salmo. Então, quando sentia algum medo eu o repetia e logo depois ficava tranquilo.
Depois de algum tempo me esqueci deste Salmo. Há poucos meses, a pastora da minha igreja leu o Salmo 23 em um culto, então, me lembrei dessa minha memória.
Bom, este Salmo me ajudou nos tempos difíceis da minha vida, uniu minha família e me fez sentir mais a presença de Deus. Este Salmo pode te ajudar como me ajudou e pode te aproximar mais de Deus.

Oração: Deus, obrigado por entregar este Salmo a minha vida, pois muito me ajudou em muitos problemas da minha vida. Amém.

Pensamento para o dia: O Senhor é o meu Pastor; nada me faltará (Salmo 23.1). Oremos pelas pessoas que sentem medo.

Fonte: no Cenáculo – 10/13 – “Rubem César Albuquerque Pinheiro, 11 anos (São Bernardo do Campo/SP, Brasil)”

Conexão com a Vida
Incentive e ajude uma criança a escrever seu testemunho e enviá-lo ao no Cenáculo.

domingo, 20 de outubro de 2013

Deus é capaz


Êxodo 3.1-10 - "1 Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e, levando o rebanho para o lado ocidental do deserto, chegou ao monte de Deus, a Horebe. 
2 Apareceu-lhe o Anjo do Senhor numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia. 
3 Então, disse consigo mesmo: Irei para lá e verei essa grande maravilha; por que a sarça não se queima? 
4 Vendo o Senhor que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui! 
5 Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa. 
6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.
7 Disse ainda o Senhor: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; 
8 por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu. 
9 Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo. 
10 Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito".

Êxodo 3.2 - "2 Apareceu-lhe o Anjo do Senhor numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia".

Frustrada por sentimentos de incerteza clamou a Deus: O que o Senhor quer que eu faça? Estou tentando ser útil, mas não tenho certeza de estar usando meu tempo e talentos da melhor forma! Embora eu fosse voluntária em minha igreja e comunidade, achava que talvez estivesse deixando escapar algo. Como saber se estou no caminho certo? Como posso ter certeza de que não vou deixar de ouvir o chamado de Deus?
Em meio à minha oração, uma imagem de uma sarça ardente me veio à mente. Lembrei-me de como Deus havia ido até Moisés enquanto ele cuidava das ovelhas no deserto. Embora Moisés estivesse distante de sua terra natal, Deus o encontrou, usou um arbusto em chama para chamar sua atenção e então lhe disse exatamente o que fazer. Deu encontrou Moisés exatamente onde ele estava e usou palavras que ele pudesse compreender.
Senti alívio ao me dar conta de que Deus também sabe onde eu estou. Se houver algo mais que eu deveria estar fazendo, Deus é suficientemente poderoso para me dizer. Não preciso temer não ouvir, mas posso descansar na verdade de que Deus sabe como me alcançar – talvez por meio de um telefonema de um amigo, um anúncio, uma notícia, ou outro arbusto em chamas! Seja qual for o método que Deus escolha, posso ter a certeza de que ele é capaz de me comunicar claramente o próximo passo na minha jornada.  

Oração: Amado Pai, graças por saberes onde estamos e por nos chamares a ajudar-te em tua ação neste mundo. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus sabe onde estou e o que eu posso fazer. Oremos pelos que desejam orientação.

Fonte: no Cenáculo – 10/13 – “Lynn Karidis (Michigan, EUA)” 

sábado, 19 de outubro de 2013

Legado de fé


Salmos 71.1-9 - "1 Em ti, Senhor, me refugio; não seja eu jamais envergonhado.
2 Livra-me por tua justiça e resgata-me; inclina-me os ouvidos e salva-me.
3 Sê tu para mim uma rocha habitável em que sempre me acolha; ordenaste que eu me salve, pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza.
4 Livra-me, Deus meu, das mãos do ímpio, das garras do homem injusto e cruel.
5 Pois tu és a minha esperança, Senhor Deus, a minha confiança desde a minha mocidade.
6 Em ti me tenho apoiado desde o meu nascimento; do ventre materno tu me tiraste, tu és motivo para os meus louvores constantemente.
7 Para muitos sou como um portento, mas tu és o meu forte refúgio.
8 Os meus lábios estão cheios do teu louvor e da tua glória continuamente.
9 Não me rejeites na minha velhice; quando me faltarem as forças, não me desampares".

Deuteronômio 6.7 - "7 tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te".

No ano passado eu comemorei os “setenta anos” mencionados no Salmo 90.10 – “10 Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos”. Quando olho no espelho, vejo com alguma tristeza os músculos flácidos, pele enrugada e minha cabeça calva e grisalha. A tela da TV e as páginas dos jornais e revistas me lembram da panaceia de cremes e curas para estas condições que me assaltam. A tentação existe, mas em vez de tentar reformar o velho, observo com excitação e alegria as vibrantes e jovens extensões de minha vida em meus filhos e netos.
Não lamento a perda gradual de minha memória. Antes, uso alegremente os recursos que me restam e os dons espirituais que Deus me deu para que por meio do meu exemplo de oração e amor, meus descendentes e outros possam ver Cristo em mim. Quero que eles sigam no caminho da alegria e paz que conheci em minha vida cristã. Na plenitude do tempo eles me seguirão para estar com Deus para sempre.

Oração: Amado Deus, graças pelas tuas bênçãos de amor e alegria. Ajuda-nos a transmiti-las às gerações que nos seguirão. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Não importa a idade que alcancemos, seremos sempre filhos de Deus. Oremos pelos que estão envelhecendo sozinhos.

Fonte: no Cenáculo – 10/13 – “Keith Honeyman (Cidade do Cabo, África do Sul)”

Ofereça uma assinatura do no Cenáculo de presente.
(11) 3207-1044/(11) 3277-1270

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Fé audaz


Lucas 10.1-12 - "1 Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir. 
2 E lhes fez a seguinte advertência: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. 
3 Ide! Eis que eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 
4 Não leveis bolsa, nem alforje, nem sandálias; e a ninguém saudeis pelo caminho. 
5 Ao entrardes numa casa, dizei antes de tudo: Paz seja nesta casa! 
6 Se houver ali um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; se não houver, ela voltará sobre vós. 
7 Permanecei na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem; porque digno é o trabalhador do seu salário. Não andeis a mudar de casa em casa. 
8 Quando entrardes numa cidade e ali vos receberem, comei do que vos for oferecido. 
9 Curai os enfermos que nela houver e anunciai-lhes: A vós outros está próximo o reino de Deus. 
10 Quando, porém, entrardes numa cidade e não vos receberem, saí pelas ruas e clamai: 
11 Até o pó da vossa cidade, que se nos pegou aos pés, sacudimos contra vós outros. Não obstante, sabei que está próximo o reino de Deus. 
12 Digo-vos que, naquele dia, haverá menos rigor para Sodoma do que para aquela cidade".

Atos 17.6 - "6 Porém, não os encontrando, arrastaram Jasom e alguns irmãos perante as autoridades, clamando: Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui".

Alguns de meus vizinhos estacionam seus carros no acostamento da estrada no topo de um morro. Quem deseja ultrapassá-los teria de entrar na pista da esquerda, sem visão de quem ou o que poderia estar vindo à sua direção. Isso faz com que a direção em nosso bairro seja uma completa aventura.
Este exemplo de estacionamento malfeito é, na verdade, uma boa representação de nossa vida em Deus. A fé não é para os frouxos. Somos chamados a fazer uma jornada, sem necessariamente saber onde estamos indo ou o que pode estar vindo ao nosso encontro. Não recebemos um mapa; antes, somos convocados a confiar que estamos indo para algum lugar bom. É improvável que o “perigo” desta jornada resulte em para-lamas amassados ou ossos quebrados, mas pode muito bem romper nossas vidas confortáveis.
Não podemos antecipar todas as possibilidades que o tempo e a vida poderão nos trazer, mas a fé pode ser divertida! O que Deus tem reservado para nós é provavelmente mais empolgante que qualquer coisa que possamos inventar sozinhos. Eu sempre acreditei que uma vida cristã séria é para os aventureiros. Se formos suficientemente valentes, a jornada nunca será maçante.

Oração: Deus tranquilizador, dá-nos a coragem de ir aonde tu nos conduzes mesmo não sabendo o que a jornada trará. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: A fé exige um senso de aventura! Oremos para sermos audazes em nossa fé.

Fonte: no Cenáculo – 10/13 – “Nancy Johnson (Geórgia, EUA)”

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Sob o manto do amor de Deus


Mateus 9.20-22 - "20 E eis que uma mulher, que durante doze anos vinha padecendo de uma hemorragia, veio por trás dele e lhe tocou na orla da veste; 
21 porque dizia consigo mesma: Se eu apenas lhe tocar a veste, ficarei curada. 
22 E Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou. E, desde aquele instante, a mulher ficou sã".

Mateus 9.22 - "22 E Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou. E, desde aquele instante, a mulher ficou sã".

Minha vida mudou quando um médico me disse que eu precisaria de um marca-passo para auxiliar meu coração enfraquecido. No dia seguinte, fui levado de ambulância até a Clínica Mayo para uma avaliação.
Antes de deixar o hospital local, o capelão me abençoou usando um xale de oração. Esta não era a primeira vez que eu recebia um xale de oração. Eu já havia sido abençoado com uma colcha de retalhos e três outros xales. Uma das colchas consistia de linhas amarradas com nós enquanto a pessoa que a confeccionava orava.
Em Mateus 9.20-22, uma mulher que estava doente há anos, abriu caminho pela multidão e tocou o manto de Jesus. Depois de confrontar a mulher e elogiar sua fé, Jesus a curou. O uso de xales não me livrou da implantação do marca-passo, mas a colcha e os xales acalmaram alguns de meus temores. Senti que estava coberto e cercado pelo amor de Deus.
De certo modo, um xale de oração é como o manto de Cristo. Como receptor, senti uma conexão, por meio de Cristo, com as pessoas que haviam confeccionado os xales, orando sobre eles e os dado a mim. Agarrado a um dos xales de oração durante o transporte de ambulância, senti uma tranquila paz que me assegurou do amor e presença de Deus.

Oração: Graças, ó Deus, por aqueles que nos ajudam a nos sentir envoltos no manto do teu amor. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Como posso ajudar outros a se sentirem envoltos no manto do amor de Deus? Oremos pelos ministérios de xales de oração.

Fonte: no Cenáculo – 10/13 – “Charles F. van Rossum (Nebraska, EUA)”