quinta-feira, 22 de agosto de 2013

"Shamar"


Gênesis 2.4-8, 15 - "4 - Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus,
5 - E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o SENHOR Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra.
6 - Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.
7 - E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
8 - E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
15 - E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar".

Números 6.24-26 - "24 - O SENHOR te abençoe e te guarde;
25 - O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
26 - O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz".

Eu frequentei uma faculdade cristã e lá me envolvi com um grupo estudantil que trabalhava com o meio ambiente. O nome do grupo era Shamar, que significa "guardar"; palavra que foi retirada do texto da leitura de hoje Gênesis 2.15 - "15 - E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar", no qual Deus coloca o povo no jardim do Éden "para o cultivar e o guardar".
Lá, aprendi que o nível de cuidado com que devemos dedicar à criação é o mesmo que desejamos uns aos outros quando dizemos: "O Senhor te abençoe e te guarde". É um padrão elevado, porém o chamado à redenção sempre o é.
O que vemos no mundo hoje com relação ao ambiente é a destruição do habitat e poluição do ar e da água. Os danos são muitos e graves, mas quando agimos tentando reverter esses danos, nos aproximamos um pouco mais do Reino de Deus descrito em Mateus 6.10 - "10 - Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu". e Lucas 11.2 - "2 - E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu".

Oração: Amado Deus, ajuda-nos a sermos bons mordomos da terra. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Quando cuidamos da criação, nós honramos e louvamos o Criador. Oremos pela terra de Deus.

Fonte: no Cenáculo - 08/13 - "Joel Boon (Dakota do Norte, EUA)"

Pesquise três coisas que você pode fazer para interferir positivamente no meio ambiente.

Ofereça uma assinatura do no Cenáculo de presente.
(11)3207-1044/(11)3277-1270
assinaturas@nocenaculo.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário