quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Passe adiante




Isaías 49.8-13 - "8 - Assim diz o SENHOR: No tempo aceitável te ouvi e no dia da salvação te ajudei, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, para restaurares a terra, e dar-lhes em herança as herdades assoladas;
9 - Para dizeres aos presos: Saí; e aos que estão em trevas: Aparecei. Eles pastarão nos caminhos, e em todos os lugares altos haverá o seu pasto.
10 - Nunca terão fome, nem sede, nem o calor, nem o sol os afligirá; porque o que se compadece deles os guiará e os levará mansamente aos mananciais das águas.
11 - E farei de todos os meus montes um caminho; e as minhas estradas serão levantadas.
12 - Eis que estes virão de longe, e eis que aqueles do norte, e do ocidente, e aqueles outros da terra de Sinim.
13 - Exultai, ó céus, e alegra-te, ó terra, e vós, montes, estalai com júbilo, porque o SENHOR consolou o seu povo, e dos seus aflitos se compadecerá".

Isaías 49.13 - "13 - Exultai, ó céus, e alegra-te, ó terra, e vós, montes, estalai com júbilo, porque o SENHOR consolou o seu povo, e dos seus aflitos se compadecerá".

No meio das páginas de minha Bíblia há muitas devocionais do no Cenáculo. Palavras escritas por pessoas ao redor do mundo têm me inspirado quando as releio e às vezes partilho com amigos. Hoje estou revendo um artigo de um Workshop de oração de 2007, intitulado "Nossos filhos, filhos de Deus". Eu tenho relido este artigo ao longo dos anos em momentos de conflito em nossa família. Doença mental, afastamento e a perda de fé de um filho, o que nos arrasou. Hoje eu penso em minha amiga, Pat, que está enfrentando um grande sofrimento com seus filhos e netos. Decidi levá-la para almoçar e entregar-lhe o artigo, pedindo a Deus que as palavras a animem assim com animaram a mim.
Em II Coríntios 1.4, Paulo descreve Deus como aquele "que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus". Deus quer nos consolar para que então possamos passar adiante seu consolo. Nosso Deus maravilhoso age por meio de pessoas imperfeitas como você e eu. Mesmo em nossa fraqueza nós podemos servir a Deus. Mesmo a nossa dor pode ser uma dádiva quando recebemos o consolo de Deus e o passamos adiante. 

Oração: Senhor amado, conduz-nos hoje a alguém que precise da tua palavra fortalecedora. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Quem precisa receber o consolo de Deus hoje por meu intermédio? Oremos por um amigo que esteja sofrendo.

Fonte: no Cenáculo - 08/13 - "Eleanor Cowles (Oregon, EUA)"

Telefone ou mande um e-mail para alguém que precise de uma palavra de consolo.

Hoje é dia de COMPARTILHAR A FÉ EM GRUPO

  1. Quando você sente necessidade de consolo, que passagens bíblicas o confortam? Além das Escrituras, que outras fontes de consolo você busca?
  2. Leia II Coríntios 1.4 em voz alta. Você já notou esta dinâmica em sua vida? Você já teve a oportunidade de ajudar pessoas que estão enfrentando provações que você mesmo já enfrentou no passado? Como foi a experiência?
  3. Você já foi consolado por amigos? Como eles o confortaram? Usaram palavras das Escrituras? Dedicaram tempo a ouvi-lo/la? Trouxeram-lhe uma refeição?
  4. De que maneiras sua comunidade religiosa oferece consolo aos que estão de luto ou sofrendo? Você consegue pensar em maneiras pelas quais esse consolo poderia ser mais acessível? De que maneiras, novas ou diferentes, as comunidades cristãs poderiam consolar-se umas às outras como forma de partilhar o amor de Deus?
  5. Como Deus nos conforta? Descreva uma ocasião em que você se sentiu consolado por Deus. Como esse consolo chegou até você?
  6. De que modo "nossa dor pode ser uma dádiva"? Você já experimentou isso? Quando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário