quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Origens misturadas


Êxodo 2.1-10 - "1 - E FOI um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi.
2 - E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses.
3 - Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio.
4 - E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer.
5 - E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou.
6 - E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este.
7 - Então disse sua irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti?
8 - E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino.
9 - Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o.
10 - E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado".

Êxodo 9.16 - "16 - Mas, deveras, para isto te mantive, para mostrar meu poder em ti, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra".

Eu sou uma coreana adotada que cresceu nos Estados Unidos. Meu marido veio para os EUA como um estudante internacional da Coreia e permaneceu ali para trabalhar. Por causa de nossas origens, pudemos alcançar outras famílias estrangeiras.
Um ano atrás, nós nos mudamos da Califórnia para a Coreia do Sul por causa do trabalho de meu marido. Fiquei arrasada por deixar minha família. Agora, estamos vivendo na Coreia do Sul e eu não falo a língua. Eu questiono sempre: "Por que estou aqui, ó Deus? O que devo fazer?
Deus me lembrou de Moisés, que foi adotado pela filha de faraó. Embora fosse hebreu, ele foi criado como egípcio. Deus usou Moisés e sua origem misturada para alcançar e conduzir o povo de Deus.
"Para isso te hei mantido", diz Êxodo 9.16 Deus tem um propósito para mim na Coreia. Sei que parte dele é testemunhar o amor de Cristo ao povo à minha volta. Conforme oro e busco ao Senhor, Deus aos poucos vai revelando o que devo fazer. Seja quais forem as nossas circunstâncias e origens, Deus tem um plano e propósito para nós.

Oração: Amado Deus, nós te agradecemos por nos mostrares que tu podes usar a nós e nossas várias origens culturais. Ajuda-nos a cumprir os teus propósitos onde quer que estejamos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Cada um de nós tem um jeito único de servir a Deus. Oremos por alguém que esteja se mudando para outro país.

Fonte: no Cenáculo - 08/13 - "Tina M. Cho (Seul, Coreia do Sul)"

Hoje é dia de COMPARTILHAR A FÉ EM GRUPO.
  1. A autora de hoje descreve um sentimento de incerteza ao se mudar para outro país. Você já experimentou esse tipo de transição ou incerteza? Deus esteve presente durante esse período? Como?
  2. Jeremias 29.11 - "11 - Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais". Você já experimentou a verdade dessas palavras em sua vida? Em caso afirmativo, dê um exemplo.
  3. Você tem uma percepção clara do propósito de Deus para sua vida? Se tiver, que propósito é esse? Se não, como você pode procurar esse propósito? Que passagens da Bíblia dão instruções ou direções para discernir o plano e propósito de Deus para nós?
  4. Pense em algumas pessoas a quem você é atraído por causa de seu espírito maduro. Como você vê Deus agindo por meio dessas pessoas?
  5. Que dons você identifica em si mesmo? Como Deus o está encorajando a usar seus dons? Há lugares onde o uso de seus dons parece natural? Há ocasiões em que você se sente "deslocado"?
  6. Qual foi a última vez em que você perguntou sinceramente a Deus o que deveria fazer em relação a uma decisão ou situação? Qual foi o resultado?
  7. O que sua igreja local faz ou poderia fazer para ajudar os recém-chegados à sua comunidade e encontrar propósito e lugar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário