domingo, 4 de agosto de 2013

Das trevas à luz




João 1.1-18 - "1 - NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 - Ele estava no princípio com Deus.
3 - Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
4 - Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
5 - E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
6 - Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.
7 - Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.
8 - Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz.
9 - Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.
10 - Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
11 - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
12 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
13 - Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
14 - E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
15 - João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.
16 - E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça.
17 - Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
18 - Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou".

João 12.46 - "46 - Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas".

Eu tinha 4 anos de idade na época, mas é uma de minhas lembranças mais vividas. Minha família estava visitando o túmulo de Raquel, lugar de peregrinação na Cisjordânia, durante a Semana Santa, junto com centenas de outras pessoas (veja Gn 35.19, 20). A escuridão me envolveu quando a onda de pessoas subiu em direção ao túmulo. Ao nos aproximarmos do túmulo, a massa de gente tentou me empurrar, mas o forte aperto de mão da minha mãe nos manteve juntos. Gritei por socorro, e meu pai conseguiu me alcançar e me levantar acima da escuridão, onde eu podia ver a luz. Papai me carregou nas costas até nos livrarmos das multidões e eu poder andar sozinho em segurança.
Nossa fé cristã nos ensina a ter esperança mesmo em tempos de escuridão. Quando Jesus foi crucificado, parecia que as trevas tinham vencido. Mas o túmulo não foi o fim. Com a ressurreição de Jesus, a luz venceu as trevas. Às vezes parece que a escuridão nos dominou, mas quando clamamos a Deus, ele nos eleva acima das trevas para que possamos experimentar a luz.

Oração: Amado e eterno Deus, nós te agradecemos porque, apesar das trevas parecem nos cercar, tu estás sempre presente para nos conduzir à luz. Nós oramos como Jesus nos ensinou, dizendo: "Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha a nós o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos deixes cari em tentação mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém".

Pensamento para o dia: Deus nunca nos abandona na escuridão. Oremos pelos visitantes da Terra Santa.

Fonte: no Cenáculo - 08/13 - "Gordon Paul Page (Illinois, EUA)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário