quarta-feira, 31 de julho de 2013

Verdadeiras riquezas






Lucas 19.1-10 - "1 - E, TENDO Jesus entrado em Jericó, ia passando.
2 - E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.
3 - E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
4 - E, correndo adiante, subiu a um sicômoro para o ver; porque havia de passar por ali.
5 - E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
6 - E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.
7 - E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.
8 - E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
9 - E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
10 - Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido".

Lucas 6.38 - "38 - Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo".

Um garotinho, do lado de fora do mercado, estava agarrando alguns cartões de esportes que a loja estava dando como promoção. Ele queria dar um a outra criança. Sua mãe objetou. "Dar coisas não vai fazê-lo rico", disse ela. Essa frase da sabedoria popular a tinha convencido, mas não a seu filho. Ela então pegou seu filho - e os cartões - e foram embora pisando duro. Nem ela nem o menino pareciam felizes.
Que contraste com a experiência de Zaqueu. Zaqueu descobriu que, na verdade, dar o fazia rico. Ele preparou uma refeição para Jesus e seus seguidores e prometeu dar metade de seus bens aos pobres. Zaqueu deu com o coração transbordando de alegria e gratidão pela nova vida que Jesus tinha-lhe dado.
Se houvesse cartões de esportes na antiga Jericó, Zaqueu sem dúvida teria dado seu cartão extra - e partido feliz!

Oração: Deus maravilhoso, ensina-nos a dar liberalmente, como tu dás. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: A partilha do amor de Deus com os outros nos faz ricos. Oremos pelos comerciantes do bairro.

Fonte: no Cenáculo - 07/13 - "Mary van Rheenen (Guéldria, Países Baixos)"

Hoje é dia de COMPARTILHAR A FÉ EM GRUPO.

Perguntas para o seu crescimento espiritual, pessoal e comunitário.

  1. Você se recorda de outras frases da "sabedoria popular" sobre como devemos administrar nossos bens? Essas frases concordam com a sabedoria bíblica sobre os bens?
  2. Que outras passagens bíblicas sobre bens pessoais ou riquezas material lhe vêm à mente? Essas lições são úteis em sua vida?
  3. O que você acha que nos faz verdadeiramente ricos? Por quê?
  4. Segundo sua experiência, que tipo de visão prevalece hoje, a da mãe na meditação ou a de Zaqueu? Para que lado você tende? Como você reage quando alguém lhe diz que dar o fará rico?
  5. Descreva uma ocasião em que você deu com alegria. O que tornou essa experiência alegre? Como sua dádiva foi recebida?
  6. Sua igreja encoraja o dar com generosidade? Como? Você deu generosamente em sua igreja ou comunidade este ano? Que dádivas você poderia repartir com as pessoas à sua volta?
  7. Leia Malaquias 3.10 em voz alta. O que você acha que Deus quis dizer com esta declaração? Você já testou Deus nesse aspecto. Em outras palavras, você dá o dízimo? Por que sim ou por que não? Em caso afirmativo, qual é o resultado disso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário