quarta-feira, 24 de julho de 2013

Nunca excluídos




Mateus 28.1-8 - "1 - E, NO fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
2 - E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela.
3 - E o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como neve.
4 - E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados, e como mortos.
5 - Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado.
6 - Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia.
7 - Ide pois, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que já ressuscitou dentre os mortos. E eis que ele vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis. Eis que eu vo-lo tenho dito.
8 - E, saindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos seus discípulos".

Mateus 28.7 - "7 - Ide pois, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que já ressuscitou dentre os mortos. E eis que ele vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis. Eis que eu vo-lo tenho dito".

Um anjo do Senhor proclamou a boa nova da ressurreição de Jesus primeiro às mulheres no túmulo; mas nenhum dos doze discípulos que deixaram tudo para segui-lo estava lá. Eles só foram informados mais tarde de que teriam de esperar para ver esta boa nova por si mesmos e que para isso precisariam viajar para outra região. Fiquei imaginando por que os amigos mais íntimos de Jesus tinham sido excluídos.
Sei como é se sentir excluído. Por quase dez anos, minha esposa e eu esperamos para ser pais. Finalmente, após anos de problemas de fertilidade, tivemos uma oportunidade de receber a guarda de crianças que estavam sob a tutela de serviços de proteção. Recebemos quatro crianças em nossa casa, com a intenção de adotá-las, mas cada uma foi devolvida à sua respectiva família biológica. As vezes não conseguimos evitar perguntar: Por que estamos sendo excluídos?
A verdade é que não estamos. Só porque os discípulos não viram Jesus de imediato não significa que Ele não tinha ressuscitado, vencido a própria morte e trazido esperança de uma nova vida para todos. Significava apenas que Jesus estava esperando pela hora certa para se revelar de outra maneira, única e especial.
Os discípulos não foram excluídos; minha esposa e eu não fomos excluídos. Pode parecer que Deus está fazendo algo miraculoso para todos, menos para nós. Mas tenhamos ânimo! Antes mesmo de vermos a Deus, já podemos receber seu poder vivificante.

Oração: Deus todo-poderoso, lembra-nos do teu poder mesmo quando não conseguimos vê-lo. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Estamos sempre sob os cuidados de Deus. Oremos pelas pessoas lidando com a infertilidade.

Fonte: no Cenáculo - 07/13 - "Tim A. Gould (Texas, EUA)"

Hoje é dia de COMPARTILHAR A FÉ EM GRUPO

Perguntas para o seu crescimento espiritual, pessoal e comunitário.

  1. Descreva uma situação ou período em que você se sentiu "excluído". Como foi a sensação? Como você reagiu/reage? Essa situação veio a se tornar positiva ou negativa? Como? Como sua fé o ajudou a lidar com a situação? O que você aprendeu com essa experiência?
  2. Lembre-se de um tempo em sua vida em que Deus produziu algo positivo a partir de uma situação ruim. Você conseguiu reconhecer as coisas boas que Deus estava fazendo no momento, ou só muito mais tarde? Quem ou o que o ajudou a ver ou sentir a presença de Deus durante esse tempo?
  3. Leia Salmo 22.1-11. Como o salmista lida com a sensação de ter sido excluído ou esquecido por Deus? As emoções expressa pelo salmista são semelhantes  ou diferentes de sua própria experiência?
  4. Por que o autor da meditação considerou os doze discípulos seguidores mais próximos de Jesus do que as mulheres que foram ao seu túmulo?
  5. Sua congregação faz com que os visitantes se sintam bem-vindos e os novos membros, incluídos? Em caso afirmativo, como? Se não, o que sua congregação pode fazer?
  6. Quem, em sua comunidade de fé, poderia se sentir "excluído"? E na sua família, entre seus colegas de trabalho e em sua comunidade? Como você pode servir a essas pessoas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário