quarta-feira, 10 de julho de 2013

OQJRF?




Atos 4.23-31 - "23 - E, soltos eles, foram para os seus, e contaram tudo o que lhes disseram os principais dos sacerdotes e os anciãos.
24 - E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus, e disseram: Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, e a terra, e o mar e tudo o que neles há;
25 - Que disseste pela boca de Davi, teu servo: Por que bramaram os gentios, e os povos pensaram coisas vãs?
26 - Levantaram-se os reis da terra, E os príncipes se ajuntaram à uma, Contra o Senhor e contra o seu Ungido.
27 - Porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel;
28 - Para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer.
29 - Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra;
30 - Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus.
31 - E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus".

Provérbios 28.1 - "1 - OS ímpios fogem sem que haja ninguém a persegui-los; mas os justos são ousados como um leão".

Alguns anos atrás, nos Estados Unidos, o acrônimo OQJF referia-se a uma frase popular - "O Que Jesus Faria?" Até recentemente, eu compreendia mal o significado dessas iniciais. Eu achava que se fosse uma moça boazinha, que ia à igreja e virava a outra face quando alguém me ofendia, eu estava sendo como Jesus. É verdade que há momentos em que devemos "voltar a outra face" Mateus 5.39 - " 39 - Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra". No entanto, à medida que vim a conhecer Jesus mais plenamente por meio da palavra de Deus, descobri que ele era um homem ousado e corajoso, que não fugia do confronto e não tinha medo de falar a verdade em amor Efésios 4.15 - "15 - Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo", mesmo que isso ofendesse as pessoas. Comecei a me perguntar OQJRF - O Que Jesus Realmente Faria?
Ao observar as pessoas que seguiam a Cristo, descobri homens e mulheres que não tinham medo de defender com ousadia Cristo e seus ensinamentos. Ao me tornar mais ousada e corajosa em minha caminhada cristã, encontrei a verdadeira liberdade. Com frequência, os cristãos pensam que para sermos como Cristo devemos ser bonzinhos. No entanto, quando vemos um retrato mais completo de Jesus por meio do estudo da Bíblia, podemos aprender com ele a coragem e a ousadia para defendê-lo. A verdade da palavra de Deus nos libertará para sermos as pessoas que Deus nos criou para ser e a encontrar a verdadeira paz e confiança por meio de Cristo.

Oração: Amado Pai celestial, ajuda-nos a conhecer Jesus e aquilo que ele defendia. Dá-nos a força e a coragem para defender com intrepidez o teu reino. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Podemos conhecer o verdadeiro Jesus lendo a Bíblia todos os dias. Oremos por coragem para ousar.

Fonte: no Cenáculo - 07/13 - "Jodi Wheeler (Arizona, EUA)" 

Hoje é dia de COMPARTILHAR A FÉ EM GRUPO.

Perguntas para o seu crescimento espiritual, pessoal e comunitário.

  1. O que a pergunta "O que Jesus faria" significa para você? Como essa pergunta molda a maneira como você responde aos outros no seu dia a dia?
  2. Qual é a diferença entre "ser bonzinho" e "ser como Cristo"?
  3. Em que trechos da Bíblia você vê evidências de que Jesus era ousado ou corajoso? Como essas histórias de Jesus afetam o modo como você o compreende?
  4. Você já foi ousado ou corajoso ao dar testemunho da sua fé? Como sua ousadia foi recebida? Como você encorajaria os outros a serem ousados ao seguirem Cristo?
  5. É mais fácil você defender Cristo em um ambiente não religioso ou confrontar outro crente (como Paulo fez e ficou registrado em Gl 2.7-14)? Por que você acha que isso acontece?
  6. De que modo você concilia Efésios 4.15 com Mateus 5.39? Como você define "falar a verdade em amor"? 
  7. Descreva uma ocasião em que você "falou a verdade em amor" a alguém. Você conseguiu ser como Cristão em sua abordagem? Qual foi o resultado disso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário