domingo, 28 de julho de 2013

Aprendendo a confiar





I João 4.9-19 - "9 - Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.
10 - Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.
11 - Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.
12 - Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.
13 - Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito.
14 - E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.
15 - Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.
16 - E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.
17 - Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo.
18 - No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.
19 - Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro".

I João 4.19 - "19 - Nós amamos porque (Deus) nos amou primeiro".

Por muitos anos eu tenho guardado parte da carta de uma amiga na qual ela descreve como cuidava amorosamente de uma tímida gatinha de rua. A princípio ela era extremamente assustada e desconfiada e mantinha distância dela. Mas aos poucos "Pussy" foi perdendo o medo e até permitiu que minha amiga tocasse seus gatinhos no dia mesmo em que nasceram. Pussy tinha aprendido a confiar completamente em minha amiga por causa do constante amor que ela lhe dedicava.
Nisso podemos ver um retrato de Deus alcançando-nos com amor constante. Como reagimos? Afastando-nos de Deus, mantendo distância, sempre com medo? Ou reagimos aproximando-nos aos poucos porque aprendemos a confiar nele? Quando recebemos o amor que Deus nos oferece por meio de nosso Senhor Jesus Cristo e aprendemos a confiar completamente, Deus nos ensina a amar uns aos outros, de modo que as pessoas à nossa volta também possam experimentar esse amor. "Se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado" I João 4.12 - "12 - Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor".
Quando o amor lança fora o medo veja I João 4.18 - "18 - No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor", e o substitui com confiança, a transformação é maravilhosa.

Oração: Nós te agradecemos, Cristo Jesus, por teres te tornado nosso amigo bem como nosso Salvador, amando-nos tão completamente que podemos confiar a ti tudo o que nos é mais valioso. Amém.

Pensamento para o dia: O amor de Deus vence nossos medos. Oremos pelos abrigos de animais.

Fonte: no Cenáculo - 07/13 - "Hazel V. Thompson (Somerset, Inglaterra)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário