quarta-feira, 31 de julho de 2013

Verdadeiras riquezas






Lucas 19.1-10 - "1 - E, TENDO Jesus entrado em Jericó, ia passando.
2 - E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.
3 - E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
4 - E, correndo adiante, subiu a um sicômoro para o ver; porque havia de passar por ali.
5 - E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
6 - E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.
7 - E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.
8 - E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
9 - E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
10 - Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido".

Lucas 6.38 - "38 - Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo".

Um garotinho, do lado de fora do mercado, estava agarrando alguns cartões de esportes que a loja estava dando como promoção. Ele queria dar um a outra criança. Sua mãe objetou. "Dar coisas não vai fazê-lo rico", disse ela. Essa frase da sabedoria popular a tinha convencido, mas não a seu filho. Ela então pegou seu filho - e os cartões - e foram embora pisando duro. Nem ela nem o menino pareciam felizes.
Que contraste com a experiência de Zaqueu. Zaqueu descobriu que, na verdade, dar o fazia rico. Ele preparou uma refeição para Jesus e seus seguidores e prometeu dar metade de seus bens aos pobres. Zaqueu deu com o coração transbordando de alegria e gratidão pela nova vida que Jesus tinha-lhe dado.
Se houvesse cartões de esportes na antiga Jericó, Zaqueu sem dúvida teria dado seu cartão extra - e partido feliz!

Oração: Deus maravilhoso, ensina-nos a dar liberalmente, como tu dás. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: A partilha do amor de Deus com os outros nos faz ricos. Oremos pelos comerciantes do bairro.

Fonte: no Cenáculo - 07/13 - "Mary van Rheenen (Guéldria, Países Baixos)"

Hoje é dia de COMPARTILHAR A FÉ EM GRUPO.

Perguntas para o seu crescimento espiritual, pessoal e comunitário.

  1. Você se recorda de outras frases da "sabedoria popular" sobre como devemos administrar nossos bens? Essas frases concordam com a sabedoria bíblica sobre os bens?
  2. Que outras passagens bíblicas sobre bens pessoais ou riquezas material lhe vêm à mente? Essas lições são úteis em sua vida?
  3. O que você acha que nos faz verdadeiramente ricos? Por quê?
  4. Segundo sua experiência, que tipo de visão prevalece hoje, a da mãe na meditação ou a de Zaqueu? Para que lado você tende? Como você reage quando alguém lhe diz que dar o fará rico?
  5. Descreva uma ocasião em que você deu com alegria. O que tornou essa experiência alegre? Como sua dádiva foi recebida?
  6. Sua igreja encoraja o dar com generosidade? Como? Você deu generosamente em sua igreja ou comunidade este ano? Que dádivas você poderia repartir com as pessoas à sua volta?
  7. Leia Malaquias 3.10 em voz alta. O que você acha que Deus quis dizer com esta declaração? Você já testou Deus nesse aspecto. Em outras palavras, você dá o dízimo? Por que sim ou por que não? Em caso afirmativo, qual é o resultado disso?

terça-feira, 30 de julho de 2013

Os pardais estão de volta




Mateus 6.25-34 - "25 - Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
26 - Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
27 - E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
28 - E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
29 - E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
30 - Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
31 - Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
32 - (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
33 - Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34 - Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal".

Salmos 46.1 - "1 - DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia".

Anos atrás, nós tínhamos pardais aos montes. Eles se banhavam na fonte e se secavam na grade da cerca. Outras vezes tomavam banhos de terra em nosso jardim em estilo japonês. Este ano, temos recebido dez ou mais de cada vez, mais três grupos de bebês que piam constantemente para que suas mães ou pais os alimentem. Talvez a notícia tenha se espalhado de que nosso quintal é um lugar seguro, cheio de comida e água.
A notícia também é para nós. Nós temos um refúgio onde podemos descansar sem medo ou preocupação. Se Deus pode cuidar dos pardais e contar os fios de cabelo em nossas cabeças, então ele é capaz de cuidar de nós.
Os pardais que visitam nossa casa enchem o ar com seus cantos e não se preocupam em atender suas necessidades ou plantar e colher seu alimento. Eles recebem cada amanhecer com cantos de alegria. Se Deus cuida dos pássaros, quanto mais não cuidará de cada um de nós? Quando nos preocupamos, perdemos a alegria e a eficácia. Quando, ao contrário, temos fé de que Deus atenderá às nossas necessidades e o colocarmos em primeiro lugar em nossas vidas, podemos usar nossa energia para glorificar nosso Criador.

Oração: Sustentador de todas as coisas, tu és o que alimenta os pássaros e veste as flores, portanto sabemos que tu cuidarás de nós. Amém.

Pensamento para o dia: Em Deus temos um lugar seguro. Oremos pelos que passam necessidades.

Fonte: no Cenáculo - 07/13 - "V. Louise Conningham (Washington, EUA)" 

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Enfim, paz




Salmos 37.1-11 - "1 - NÃO te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade.
2 - Porque cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura.
3 - Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.
4 - Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.
5 - Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.
6 - E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia.
7 - Descansa no SENHOR, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.
8 - Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal.
9 - Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no SENHOR herdarão a terra.
10 - Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá.
11 - Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz".

Colossenses 3.15 - "15 - E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos".

Eu nunca fui paciente. Mesmo na infância, era com raiva que eu enfrentava qualquer situação que me desagradasse; isso só piorou com a idade. Perdi empregos, amigos e namoradas por causa da minha raiva. Quando um problema de saúde me obrigou a parar de trabalhar, minha raiva aumentou. Eu me sentia amarrado, frustrado comigo mesmo e impotente, mas não sabia como mudar.
Então um dia eu conheci um pastor que, ao contrário de todo mundo que eu conhecia, não se esquivava e partia quando eu ficava com raiva. Antes, ele me disse gentilmente: "Eu posso ajudá-lo abrandar a raiva que o está queimando vivo". Surpreso e intrigado, dispus-me a ouvir sua voz calma.
Ele me levou para um grupo de estudos bíblicos em sua igreja. As pessoas me aceitaram e se preocuparam verdadeiramente comigo. Com o estudo regular da Bíblia, comecei a me sentir em paz pela primeira vez. Essa era a vida que eu queria, e desse dia em diante, eu tenho conseguido controlar melhor a minha raiva, embora seja um processo contínuo. Não olhei para trás. Após anos de raiva, eu finalmente encontrei a paz pelo estudo das palavras da Bíblia com um grupo de pessoas que me amam como eu sou.

Oração: Amado Deus, que as palavras do teu amor sejam sempre mais fortes que o nosso ódio. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: A paz de Deus não tem preço. Oremos pelas pessoas que se debatem com a raiva.

Fonte: no Cenáculo - 07/13 - "Mark A. Carter (Texas, EUA)"

Ofereça uma assinatura do no Cenáculo
assinatura@nocenaculo.org.br
(11)3207-1044/(11)3277-1270


domingo, 28 de julho de 2013

Aprendendo a confiar





I João 4.9-19 - "9 - Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.
10 - Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.
11 - Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.
12 - Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.
13 - Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito.
14 - E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.
15 - Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.
16 - E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.
17 - Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo.
18 - No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.
19 - Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro".

I João 4.19 - "19 - Nós amamos porque (Deus) nos amou primeiro".

Por muitos anos eu tenho guardado parte da carta de uma amiga na qual ela descreve como cuidava amorosamente de uma tímida gatinha de rua. A princípio ela era extremamente assustada e desconfiada e mantinha distância dela. Mas aos poucos "Pussy" foi perdendo o medo e até permitiu que minha amiga tocasse seus gatinhos no dia mesmo em que nasceram. Pussy tinha aprendido a confiar completamente em minha amiga por causa do constante amor que ela lhe dedicava.
Nisso podemos ver um retrato de Deus alcançando-nos com amor constante. Como reagimos? Afastando-nos de Deus, mantendo distância, sempre com medo? Ou reagimos aproximando-nos aos poucos porque aprendemos a confiar nele? Quando recebemos o amor que Deus nos oferece por meio de nosso Senhor Jesus Cristo e aprendemos a confiar completamente, Deus nos ensina a amar uns aos outros, de modo que as pessoas à nossa volta também possam experimentar esse amor. "Se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado" I João 4.12 - "12 - Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor".
Quando o amor lança fora o medo veja I João 4.18 - "18 - No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor", e o substitui com confiança, a transformação é maravilhosa.

Oração: Nós te agradecemos, Cristo Jesus, por teres te tornado nosso amigo bem como nosso Salvador, amando-nos tão completamente que podemos confiar a ti tudo o que nos é mais valioso. Amém.

Pensamento para o dia: O amor de Deus vence nossos medos. Oremos pelos abrigos de animais.

Fonte: no Cenáculo - 07/13 - "Hazel V. Thompson (Somerset, Inglaterra)"

sábado, 27 de julho de 2013

O fim está próximo!




I Pedro 4.7-11 - "7 - E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.
8 - Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados.
9 - Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações,
10 - Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
11 - Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém".

I Pedro 4.7 - ""7 - E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração".

De tempos em tempos, alguém anuncia publicamente que o mundo acabará em breve. Alguns pregadores até preveem uma data específica. As pessoas reagem a tais previsões de várias maneiras: a maioria as ignora; outros debocham delas; alguns ajuntam suprimentos de sobrevivência ou doam seus bens enquanto aguardam o fim.
Na passagem de hoje, escrita há vinte séculos, Pedro nos diz: "O fim de todas as coisas está próximo". Segundo seu ponto de vista, nós nunca estaremos longe do cumprimento de todas as coisas em Jesus Cristo - o fim está sempre perto. Portanto, ao refletir sobre essa passagem, eu estava ansiosa para descobrir como Pedro nos adverte para viver o aqui e agora. Qual é a melhor maneira de nos prepararmos para o fim do mundo?
Em vez de nos recomendar armazenar comida ou nos desfazer de nossos bens, Pedro nos encoraja a orar com a mente clara; a amar os outros profundamente; a servir de todo o coração com as habilidades que Deus nos deu "para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo" I Pedro 4.11 - "11 - Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém".

Oração: Com alegria aguardamos o cumprimento da tua volta, Senhor Jesus. Enquanto vigiamos por ti, entregamo-nos à oração atenta e ao serviço amoroso. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O fim está próximo - portanto ore, ame, sirva. Oremos por alguém que tema o futuro.

Fonte: no Cenáculo - 07/13 - "Marion Speicher Brown (Flórida, EUA)"

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Diga a eles que Deus os ama




II Coríntios 5.16-21 - "16 - Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo.
17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
18 - E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;
19 - Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.
20 - De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.
21 - Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus".

II Coríntios 5.19 - "19 - Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação".

Nos anos 1980, um grupo de proeminentes africânderes nacionalistas se reuniu com o Bispo Desmond Tutu. O encontro foi para apresentar os jovens líderes africânderes ao que era, então, chamado de "a luta". Os participantes ouviram as histórias de vida e os pontos de vista de seus compatriotas e ficaram com as pessoas dos municípios. Os membros do grupo viram os efeitos devastadores do apartheid sobre a vida dos negros comuns. Descobriram também - e para muitos isso causou a impressão mais profunda - que apesar do papel que os africânderes tinham na manutenção do apartheid, aquelas pessoas não tinham nenhuma animosidade em relação a eles. Ao contrário, eles os receberam com hospitalidade, generosidade e perdão.
O bispo Tutu lhes disse: "Por favor, vão e digam ao seu povo que Deus os ama, que eles são extremamente valiosos e importantes aos olhos de Deus, e que nunca se esqueçam disso... Se eles puderem descobrir e aceitar isso, também terão a fé e a coragem de ver todas as outras pessoas da mesma forma".
A mensagem não apenas causou uma impressão duradoura; ela mudou vidas, ajudando as pessoas a verem seu valor diante de Deus e a apreciarem-no em outros. Os participantes ganharam uma nova perspectiva sobre aqueles a quem consideravam inimigos perigosos e que eram rotulados de "comunistas" e "terroristas".

Oração: Amado Deus, ensina-nos a amar uns aos outros como tu nos amas. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Olhe além dos rótulos e ame as pessoas que os carregam. Oremos para que consigamos amar nossos inimigos.

Fonte: no Cenáculo - 07/13 - "Carel Anthonissen (Cabo Ocidental, África do Sul)"

quinta-feira, 25 de julho de 2013

O amor de um pai




I João 4.7-12 - "7 - Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
8 - Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
9 - Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.
10 - Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.
11 - Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.
12 - Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor".

Gálatas 5.6 - "6 - Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor".

Eu estava esperando do lado de fora da sala de exames enquanto a enfermeira cuidava de meu pai de 92 anos. "Quem é aquela moça bonita lá fora?", perguntou a enfermeira, referindo-se a mim - embora eu não seja nem bonita nem jovem. Para minha surpresa, meu pai respondeu: "uma amiga muito querida". Eu me dei conta de que a senilidade estava se manifestando; ele começava a se esquecer de quem eu era. Mas apesar da senilidade, ele nunca se esqueceu de dizer: "Eu te amo".
Quando seu câncer de próstata tornou-se agressivo, entendi que ele não viveria por muito mais tempo. Apenas poucas horas antes de morrer, ele de repente disse, apenas movendo os lábios: "Eu te amo, Marilyn". Ele estava fraco demais para dizer as palavras em voz alta, mas consegui ler seus lábios com facilidade.
É difícil cuidar de uma pessoa senil. Mas o amor de Deus nos proporciona momentos de graça que lançam uma pequena luz na escuridão. Como um pai amoroso, Deus cuida de nós, infalivelmente, ao longo de nossas vidas. "Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado" I João 4.12 - "12 - Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor".

Oração: Ajuda-nos, Senhor, a mostrar o teu amor nos relacionamentos difíceis de nossas vidas. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Quem precisa ouvir que você diga "Eu te amo"? Oremos pelos familiares idosos ou doentes.

Fonte: no Cenáculo - 07/13 - "Marilyn McGinnis (Califórnia, EUA)"

Conexão com a Vida 

Passe algum tempo com um idoso para dar um descanso à pessoa que cuida dele.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Nunca excluídos




Mateus 28.1-8 - "1 - E, NO fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
2 - E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela.
3 - E o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como neve.
4 - E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados, e como mortos.
5 - Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado.
6 - Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia.
7 - Ide pois, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que já ressuscitou dentre os mortos. E eis que ele vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis. Eis que eu vo-lo tenho dito.
8 - E, saindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos seus discípulos".

Mateus 28.7 - "7 - Ide pois, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que já ressuscitou dentre os mortos. E eis que ele vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis. Eis que eu vo-lo tenho dito".

Um anjo do Senhor proclamou a boa nova da ressurreição de Jesus primeiro às mulheres no túmulo; mas nenhum dos doze discípulos que deixaram tudo para segui-lo estava lá. Eles só foram informados mais tarde de que teriam de esperar para ver esta boa nova por si mesmos e que para isso precisariam viajar para outra região. Fiquei imaginando por que os amigos mais íntimos de Jesus tinham sido excluídos.
Sei como é se sentir excluído. Por quase dez anos, minha esposa e eu esperamos para ser pais. Finalmente, após anos de problemas de fertilidade, tivemos uma oportunidade de receber a guarda de crianças que estavam sob a tutela de serviços de proteção. Recebemos quatro crianças em nossa casa, com a intenção de adotá-las, mas cada uma foi devolvida à sua respectiva família biológica. As vezes não conseguimos evitar perguntar: Por que estamos sendo excluídos?
A verdade é que não estamos. Só porque os discípulos não viram Jesus de imediato não significa que Ele não tinha ressuscitado, vencido a própria morte e trazido esperança de uma nova vida para todos. Significava apenas que Jesus estava esperando pela hora certa para se revelar de outra maneira, única e especial.
Os discípulos não foram excluídos; minha esposa e eu não fomos excluídos. Pode parecer que Deus está fazendo algo miraculoso para todos, menos para nós. Mas tenhamos ânimo! Antes mesmo de vermos a Deus, já podemos receber seu poder vivificante.

Oração: Deus todo-poderoso, lembra-nos do teu poder mesmo quando não conseguimos vê-lo. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Estamos sempre sob os cuidados de Deus. Oremos pelas pessoas lidando com a infertilidade.

Fonte: no Cenáculo - 07/13 - "Tim A. Gould (Texas, EUA)"

Hoje é dia de COMPARTILHAR A FÉ EM GRUPO

Perguntas para o seu crescimento espiritual, pessoal e comunitário.

  1. Descreva uma situação ou período em que você se sentiu "excluído". Como foi a sensação? Como você reagiu/reage? Essa situação veio a se tornar positiva ou negativa? Como? Como sua fé o ajudou a lidar com a situação? O que você aprendeu com essa experiência?
  2. Lembre-se de um tempo em sua vida em que Deus produziu algo positivo a partir de uma situação ruim. Você conseguiu reconhecer as coisas boas que Deus estava fazendo no momento, ou só muito mais tarde? Quem ou o que o ajudou a ver ou sentir a presença de Deus durante esse tempo?
  3. Leia Salmo 22.1-11. Como o salmista lida com a sensação de ter sido excluído ou esquecido por Deus? As emoções expressa pelo salmista são semelhantes  ou diferentes de sua própria experiência?
  4. Por que o autor da meditação considerou os doze discípulos seguidores mais próximos de Jesus do que as mulheres que foram ao seu túmulo?
  5. Sua congregação faz com que os visitantes se sintam bem-vindos e os novos membros, incluídos? Em caso afirmativo, como? Se não, o que sua congregação pode fazer?
  6. Quem, em sua comunidade de fé, poderia se sentir "excluído"? E na sua família, entre seus colegas de trabalho e em sua comunidade? Como você pode servir a essas pessoas?


terça-feira, 23 de julho de 2013

Retrato perfeito




Salmos 139.13-18 - "13 - Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.
14 - Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
15 - Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.
16 - Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.
17 - E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!
18 - Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo".

Salmos 139.16 - "16 - Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia".

Minha filha de dois anos adora que eu leia para ela. Ela fica de pé diante da estante onde guardo seus livros e grita: "Livro, livro, livro!" Eu a levanto para ela escolher o livro que quer. Ela então se aconchega no meu colo e lemos juntas.
Um de seus livros preferidos é seu álbum de fotografias. Ela adora olhar para as fotos de si mesma quando bebê, ou usando seu vestido mais bonito, com seu vovô ou nos braços do papai. Minha filha já viu fotos do ultrassom que fiz antes dela nascer. Enquanto olhamos os retratos, eu lhe conto o que estava acontecendo no momento em que as fotos foram tiradas.
A Bíblia diz que Deus tem um livro sobre nós, no qual todos os dias de nossas vidas foram escritos antes de nascermos. Imagino que o livro de Deus se pareça um pouco com o álbum de minha filha: cheio dos lugares onde Ele deseja que eu veja e de pessoas que quer que eu ajude. Um dia, no céu, eu quero poder ver o que está escrito sobre mim no livro de Deus. Espero ler que eu cumpri os planos que Ele fez para mim na terra.

Oração: Nós te agradecemos, ó Deus, por projetares nossos corpos e nossas vidas. ajuda-nos a cumprir os planos e propósitos que tens para nós. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus tem um propósito para minha vida. Oremos para cumprirmos os planos de Deus.

Fonte: no Cenáculo - 07/13 - "Emma Angela Athyala (Auckland, Nova Zelândia)"

Ofereça uma assinatura do no Cenáculo
assinatura@nocenaculo.org.br
(11)3207-1044/(11)3277-1270

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Isso é teologia




I Coríntios 1.18-25 - "18 - Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
19 - Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
20 - Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
21 - Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
22 - Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;
23 - Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
24 - Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
25 - Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens".

Isaías 29.14 - "14 - Portanto eis que continuarei a fazer uma obra maravilhosa no meio deste povo, uma obra maravilhosa e um assombro; porque a sabedoria dos seus sábios perecerá, e o entendimento dos seus prudentes se esconderá".

Por muito tempo eu prestei pouca atenção à teologia. Eu lia a Bíblia e livros sobre ela, mas teologia me parecia acadêmica e desinteressante. Então alguns anos atrás, receando ter perdido algo, comecei a ler sobre teologia e teólogos famosos. Descobri como Irineu e Agostinho de Hipona influenciaram a antiga doutrina cristã. Li sobre Lutero, Calvino e Zwinglio e os profundos efeitos que suas idéias tiveram sobre o pensamento cristão. Li as idéias de teólogos mais modernos, como F. D. E. Schleiermacher, Paul Tillich e Karl Barth e até compreendi algo do que escreveram.
Sim, descobri que eu vinha perdendo a profunda experiência do disciplinado questionamento da interação de Deus conosco. Aprendi que quando pessoas fiéis, inspirada pelo Espírito Santo pensam sobre Deus, uma luz começa a resplandecer mas trevas. João 1.5 - "5 - E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam".
Os teólogos discutem regularmente. Mas quem está certo? A teologia em si entra e sai de vários padrões de crença. Ela ilumina o caminho tão bem que um buscador da verdade facilmente se esquece do destino. Os cristãos em Corinto tinham caído nessa armadilha. Eles vinham de contextos os mais variados e enfrentaram muitas afirmações rivais da sabedoria cristã. Então Paulo voltou-se aos fundamentos. "Nós pregamos o Cristo crucificado", disse ele aos coríntios. Isso é verdade. Isso é teologia!

Oração: Bondoso Senhor, ajuda-nos a lembrar que a sabedoria começa na cruz de Jesus e permanece eternamente ali. No nome dele oramos. Amém.

Pensamento para o dia: O que aumenta minha fé e aprofunda meu entendimento? Oremos pelas pessoas que buscam a verdade.

Fonte: no Cenáculo - 07/13 - "Bob Tippee (Texas, EUA)"

domingo, 21 de julho de 2013

Senhor, me-toma em teus braços




Salmo 40.1-4 - "1 - ESPEREI com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
2 - Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.
3 - E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR.
4 - Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira".

Salmo 40.2 - "2 - Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos".

"Senhor, estou caindo num abismo e não tenho forças para sair; toma-me em seus braços e salva-me".
Esta foi a minha oração, num dia em que a depressão tinha me alcançado de uma maneira muito forte. Bem de manhã, eu estava no meu escritório com o rosto entre os braços, debruçado na minha mesa de trabalho. Eu chorava muito, tanto que as lágrimas vinham com muita intensidade, que formou uma poça no chão.
Eu já tinha orado muitas vezes, a minha família, a minha igreja e os irmãos do meu grupo de oração, preocupados comigo, me mantinham em suas orações.
Mas, naquele momento solitário, foi que eu senti o poder das orações: as minhas e as de todos os outros que me amavam e, que acompanhavam aquela minha situação.
Então, um calor gostoso tomou conta do meu corpo; e eu senti literalmente que Jesus me tomou em Seus Braços. Segurou firme e me colocou num lugar seguro.
Pude então, entender perfeitamente e isso ficou bem claro para mim naquele momento, porque as pessoas se suicidam. A depressão nos faz sentir uma impotência tamanha, que pode nos levar a tirar a própria vida e por fim a tamanho sofrimento. Entendi também que Jesus está sempre ao nosso lado, e livra de toda e qualquer situação, aquele que espera nele com confiança.
Eu sei que tem muitas pessoas em situações parecidas com a minha. E, agora posso afirmar com muita segurança: Busque ao Senhor com todas as suas forças e deposite nele toda a sua confiança.

Oração: Inclina, Senhor, para mim e ouça a minha voz quando clamar por socorro. Amém.

Pensamento para o dia: As nossas orações e o nosso amor pelos irmãos podem salvar muitas vidas. Oremos pelas pessoas que sofrem com a depressão.

Fonte: no Cenáculo - 07/13 - "Milton A. G. Pires (Americana/SP, Brasil)"

sábado, 20 de julho de 2013

Esperança eterna




João 14.15-19 - "15 - Se me amais, guardai os meus mandamentos.
16 - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
17 - O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
18 - Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
19 - Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis".

João 14.19 - "19 - Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis".

Desde a morte de minha mãe, eu tenho pensado nela e sentido falta do tempo que passávamos juntos. Felizmente, estou cercado por muitas coisas que me consolam: a colorida colcha de retalhos feita por suas mãos que dá vida à minha cama; a roseira próxima ao deque do meu quintal, que começou como uma muda do seu jardim; o bilhete amoroso que ela colocou num cofre para que eu lesse: "A confiança em Deus e o caminhar na fé o levarão longe. O amor de uma mãe nunca morre". Certamente o maior consolo de todos é a promessa de Jesus Cristo que lhe deu esperança durante tantos anos: "Porque eu vivo, vós também vivereis".
Eu sei que continuarei a sentir falta de minha mãe. É natural sentir saudade daqueles que tanto amamos, mas pela fé em Deus podemos experimentar alegria mesmo em tempos de tristeza.

Oração: Ó Deus, tu nos confortas em nossa tristeza e nos anima em nosso desespero. Nós te agradecemos pela grande esperança que encontramos em nosso Salvador ressurreto, que nos ensinou a orar: Mateus 6.9-13 - "Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha a nós o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém".

Pensamento para o dia: A vitória de Cristo sobre a morte nos dá esperança em qualquer tristeza. Oremos por alguém que tenha perdido o pai ou a mãe.

Fonte: no Cenáculo - 07/13 - "Barry N. Hopkins (Geórgia, EUA)" 

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Semeadura e crescimento espiritual





Mateus 13.3-9 - "3 - E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
4 - E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;
5 - E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
6 - Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
7 - E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.
8 - E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.
9 - Quem tem ouvidos para ouvir, ouça".

Mateus 13.8 - "8 - E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta".

Depois que nos mudamos para uma casa nova, começamos a limpar a terra no quintal para cultivá-la. Removemos a grama, os arbustos e as pedras. No entanto, duas semanas após a limpeza, uma nova grama começou a aparecer. Cortar a grama não era suficiente; precisávamos removê-la pelas raízes, para garantir que não cresceria novamente. Removi o máximo de grama que consegui. Ela reapareceu, só que desta vez mais espaçadamente. Após várias limpeza, a terra ficou boa para plantarmos as novas sementes.
Comecei a pensar nesse incidente num contexto espiritual. Para dar frutos, meu coração precisa estar receptivo à semente espiritual. Preciso arrancar as ervas daninhas das paixões mundanas. Não basta atacar essas questões superficialmente; elas precisam ser atacadas nas raízes. Conforme esses desejos vão gradualmente mudando, torno-me mais capaz de receber novas sementes espirituais. Essa transformação é um processo lento, que exige tempo. Mesmo assim, percebo que meu interesse pelas coisas mundanas aos poucos vai perdendo sua força e as sementes espirituais vão ganhando raízes.

Oração: Amado Deus, prepara nossos corações para receber a semente espiritual da tua palavra. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: A transformação espiritual exige tempo e paciência. Oremos pelas pessoas que estão em busca da transformação espiritual.


Fonte: no Cenáculo - 07/13 - "Pramila Barkataki (Uttar Pradesh, Índia)"

quinta-feira, 18 de julho de 2013

O trabalho




João 17.1-5 - "1 - JESUS falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;
2 - Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste.
3 - E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
4 - Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.
5 - E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse".

João 17.4 - "4 - Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer".

Visitar a África em uma recente viagem missionária foi uma experiência incrível, embora, ao mesmo tempo, desalentadora. A fome, as doenças e uma pobreza generalizada são abundantes; e as necessidades das pessoas são esmagadoras. Nossa equipe ofereceu ajuda de inúmeras maneiras, mas eu não tinha esperança de fazer diferença.
Uma manhã, enquanto me preparava para trabalhar em uma aldeia muito pobre, eu li João 17.1-5. Ao ler a oração de Jesus sobre o trabalho que lhe tinha sido confiado a fazer, senti-me invadida pela sensação do seu amor pelo Pai e seu amor pelo mundo. Jesus abraçou o trabalho que lhe tinha sido dado a cumprir na terra, deixando o resultado nas mãos do Pai - um resultado que veio a se tornar mais maravilhoso do que qualquer um de nós poderia imaginar.
O trabalho que Deus deu a cada um de nós por vezes será difícil. Mas podemos partilhar do objetivo de Jesus Cristo: trazer glória a Deus na terra. Deus pode e fará toda a diferença. O modo de glorificarmos o Pai é trabalhando com toda a nossa força, "servindo de boa vontade, como ao Senhor" Efésios 6.7 - "7 - Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens". O resultado está completamente nas mãos de Deus, e será mais maravilhoso do que qualquer um de nós pode imaginar.

Oração: Amado Deus, doador de tudo que é bom, ajuda-nos a abraçar o trabalho que tu nos deste para fazer. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Nós glorificamos a Deus com nossa obediência. Oremos pelos que vivem na pobreza.

Fonte: no Cenáculo - 07/13 - "Karin Hust (Califórnia, EUA)"

Ofereça uma assinatura do no Cenáculo de presente
(11)3207-1044
(11)3277-1270
assinaturas@nocenaculo.org.br