terça-feira, 26 de novembro de 2013

A surpresa de um operário


I Pedro 2.9-12 - "9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 
10 vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.
11 Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, 
12 mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação".


I Pedro 2.9 - "9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz".

No ensino médio eu me destacava em teatro, oratória e inglês. No entanto, nos últimos oito anos tenho trabalhado em uma empresa de caldeamento de aço com trinta empregados. Nunca planejei fazer carreira nessa área e com frequência me pergunto: Por que estou aqui? A resposta está se tornando clara para mim. Eu sou o único cristão em meu local de trabalho.
Eu sou um integrante da equipe, o que me dá a oportunidade de falar sobre questões espirituais com homens que raramente pensam sobre isso. Muitos deles nunca frequentaram uma igreja. Se meu pastor fosse tentar partilhar o Evangelho em nosso refeitório, ele seria ignorado, portanto talvez por isso que Deus tenha me colocado ali.
Todos nós passamos nosso dia em algum lugar - no escritório, em casa, de férias, no supermercado ou trabalhando em uma barulhenta e suja fábrica de aço. Talvez estejamos onde Deus nos colocou para cumprir algum propósito específico ou realizar uma missão especial.

Oração: Jesus amado, dá-nos as oportunidades e a coragem para partilharmos o Evangelho. Amém.

Pensamento para o dia: Deus tem um propósito especial para cada um de nós. Oremos por determinação de partilhar nossa fé.

Fonte: no Cenáculo - 11/13 - "Daniel Favor (Colúmbia Britânica, Canadá)"

sábado, 23 de novembro de 2013

Não fique confortável demais


Romanos 12.9-15 - "9 O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. 
10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. 
11 No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor; 
12 regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes; 
13 compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade; 
14 abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis. 
15 Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram".

Hebreus 2.1 - "1 Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos".

À procura de nossa primeira casa se estendeu por meses. Minha esposa e eu vasculhamos revistas de imóveis e websites. Navegamos, dirigimos e passamos por dezenas de casa potenciais.
A casa vermelha era nova e atraente. Os quartos ecoavam com espaço, as portas em arco embelezavam nossos móveis e o piso de madeira refletia a luz do sol. Mas quando trouxemos nossa primeira filha para casa, aqueles quartos que tinham parecido tão grandes de repente encolheram. Nós tínhamos nos acostumados tanto à nossa casa que a empolgação de tê-la encontrado lentamente se perdeu para os pensamentos sobre o porquê ela já não servia para nós. Perdemos nosso encantamento pela casa vermelha.
Assim como aconteceu com nossa casa, os acontecimentos da Bíblia - mesmo os milagres - perdem o poder de nos impactar se nos sentirmos confortáveis demais com eles. Nós os lemos e os ouvimos em sermões, mas quando foi a última vez em que refletimos sobre eles como eventos reais? Afinal, o que faz a diferença não é apenas a história da ressurreição de Jesus, mas a realidade do túmulo vazio.

Oração: Senhor amado, que eu nunca tome como garantido o teu amor por e teu sacrifício em meu lugar. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Nossa vida com Cristo se renova a cada manhã. Oremos por uma nova perspectiva sobre a palavra de Deus.

Fonte: no Cenáculo - 11/13 - "John UpChurch (Tennessee, EUA)"

Ouça hoje, às 18;00 horas, o programa Um tempo com Deus
Sintonize: AM 1540.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Um presente estimulante


João 6.48-58 - "48 Eu sou o pão da vida. 
49 Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. 
50 Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça. 
51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.
52 Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como pode este dar-nos a comer a sua própria carne? 
53 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos. 
54 Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 
55 Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida. 
56 Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele. 
57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá. 
58 Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram e, contudo, morreram; quem comer este pão viverá eternamente".

João 6.48,58 - "48 Eu sou o pão da vida. 
58 Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram e, contudo, morreram; quem comer este pão viverá eternamente".

Recentemente eu levei meu carro para fazer alguns consertos. Como não sabia o tempo que o trabalho levaria, levei comigo um exemplar do El Aposento Alto (a edição espanhola do no Cenáculo) para ler enquanto aguardava na sala de espera. No meio da minha leitura, senti que o Espírito Santo estava sugerindo que eu entregasse meu guia devocional para a recepcionista.
Fiquei um pouco desapontada com a sugestão do Espírito. Era uma edição novinha e eu queria terminar de ler a revista. Mesmo assim, terminei a página que eu estava lendo antes de me decidir a ir até o balcão de recepção. Ao me aproximar, notei uma edição antiquíssima do El Aposento Alto sobre a mesa, a mais antiga que eu já tinha visto. As páginas estavam amareladas e rasgadas e a recepcionista estava folheando-as como provavelmente já havia feito muitas vezes antes.
Fiquei tocada com o que vi e compreendi por que o Espírito tinha insistido para que eu entregasse meu novo exemplar à recepcionista. "Este novo exemplar do El Aposento Alto é para você", disse-lhe. Ela arregalou os olhos quando viu a nova revista e disse: "El Aposento Alto! E é novinho em folha!" Ela foi absolutamente entusiástica em sua gratidão por meu presente. Quanto a mim, fiquei contente e grata por ter obedecido à orientação de Deus.

Oração: Amado Deus, ajuda-nos a estarmos atentos à tua voz e disposto a dar tudo o que pedes de nós. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Quando Deus sugerir que façamos algo, sejamos rápidos ao responder. Oremos pelos que têm fome de conhecer a Deus.

Fonte: no Cenáculo - 11/13 - "Sandra Luz Contreras (Nuevo León, México)"

Conexão com a Vida
Partilhe o no Cenáculo com um amigo

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Sem partes desnecessárias


Êxodo 31.1-11 - "1 Disse mais o Senhor a Moisés: 
2 Eis que chamei pelo nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, 
3 e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício, 
4 para elaborar desenhos e trabalhar em ouro, em prata, em bronze, 
5 para lapidação de pedras de engaste, para entalho de madeira, para toda sorte de lavores. 
6 Eis que lhe dei por companheiro Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã; e dei habilidade a todos os homens hábeis, para que me façam tudo o que tenho ordenado: 
7 a tenda da congregação, e a arca do Testemunho, e o propiciatório que está por cima dela, e todos os pertences da tenda; 
8 e a mesa com os seus utensílios, e o candelabro de ouro puro com todos os seus utensílios, e o altar do incenso; 
9 e o altar do holocausto com todos os seus utensílios e a bacia com seu suporte; 
10 e as vestes finamente tecidas, e as vestes sagradas do sacerdote Arão, e as vestes de seus filhos, para oficiarem como sacerdotes; 
11 e o óleo da unção e o incenso aromático para o santuário; eles farão tudo segundo tenho ordenado".

Êxodo 31.3 - "3 e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício".

Você alguma vez já montou algo e então percebeu que sobraram algumas peças? E você simplesmente não consegue descobrir onde elas se encaixam? O objeto montado parece funcionar corretamente, então você assume que as peças não eram necessárias, para começo de conversa. No entanto, você acaba descobrindo o quão importante elas eram para o objeto. Muitas coisas têm peças que, mesmo que você não possa enxerga-las, ainda são importantes para o funcionamento do objeto.
Com a igreja acontece a mesma coisa. Algumas pessoas dão mais valor àquelas posições na igreja que são mais visíveis, como a do pastor, de um professor ou de um líder do coral. Mas a verdade é que Deus enxerga valor em todos nós. Em Êxodo 31 vemos Deus dar a um artesão a habilidade e capacidade de trabalhar com as mãos.
Todo mundo é valioso para Deus. Talvez ele não tenha nos chamado para pregar ou lecionar, mas todos nós recebemos alguma habilidade para servir. Somos capacitados por Deus a fazer coisas diferentes. O trabalho de Bezalel na construção foi tão valioso quanto o de Moisés na liderança. Mesmo que nosso trabalho não seja visto por muitas pessoas, ainda assim ele é valioso.

Oração: Amoroso Deus, ajuda-nos a perceber que cada um de nós é importante para a obra da tua igreja. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Todo mundo tem uma parte e lugar no corpo de Cristo. Oremos pelos voluntários das igrejas.

Fonte: no Cenáculo – 11/13 – “Terry Sexton (Tennessee, EUA)”

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Liberte os prisioneiros


Salmos 103.7-18 - "7 Manifestou os seus caminhos a Moisés
e os seus feitos aos filhos de Israel.
8 O Senhor é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno.
9 Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira.
10 Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniqüidades.
11 Pois quanto o céu se alteia acima da terra,
assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem.
12 Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.
13 Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem.
14 Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó.
15 Quanto ao homem, os seus dias são como a relva; como a flor do campo, assim ele floresce;
16 pois, soprando nela o vento, desaparece; e não conhecerá, daí em diante, o seu lugar.
17 Mas a misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade,
sobre os que o temem, e a sua justiça, sobre os filhos dos filhos,
18 para com os que guardam a sua aliança e para com os que se lembram dos seus preceitos e os cumprem".

Lucas 23.34 - "34 Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes".

Por anos eu achei que para perdoar precisaríamos esquecer. Como posso perdoar alguém, eu raciocinava se não consigo esquecer o que fizeram comigo? No entanto, esquecer me parecia impossível – pois a cena do erro continuava a passar pela minha cabeça.
Um dia, eu me dei conta de que o perdão é um ato intencional e deliberado. Nós não esquecemos o malfeito, mas podemos escolher perdoar a pessoa mesmo assim. Isso é perdoar como nosso Pai nos perdoa. Deus certamente nunca se esquece dos nossos pecados, mas decide nos absolver todos os dias quando pedimos perdão.
Corrie Tem Boom, que ajudou a esconder judeus na Holanda da Segunda Guerra Mundial, disse certa vez: “Perdoar é libertar um prisioneiro e nos dar conta de que o prisioneiro éramos nós mesmos”. Deus decide intencionalmente nos libertar – libertar para amar apesar do que vivenciamos. Isso é o que significa perdoar como o nosso Pai e nosso Senhor Jesus Cristo.

Oração: Nosso Pai, nós te agradecemos por nos absolveres, perdoando-nos intencionalmente e dando-nos um novo começo. Que possamos seguir o teu exemplo e absolvermos os outros. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus nos liberta para perdoar e amar. Oremos por alguém a quem precisamos perdoar.

Fonte: no Cenáculo – 11/13 – “Nancy Payton Brown (Carolina do Sul, EUA)”

Ofereça uma assinatura do no Cenáculo
(11)3207-1044/(11)3277-1270

domingo, 10 de novembro de 2013

Amor ao mundo?


Marcos 8.34-38 - "34 Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. 
35 Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á. 
36 Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? 
37 Que daria um homem em troca de sua alma? 
38 Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos".

Mateus 10.32-33 - "32 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; 
33 mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus".

Pela maior parte de minha vida adulta eu fui um ateu convicto. Eu dizia a qualquer um que estivesse disposto a ouvir que Deus não fazia sentido; parecia fácil defender meus pontos de vista. Pouco depois de minha conversão, no entanto, eu tive a oportunidade de defender Cristo a um colega de trabalho que defendia as mesmas visões que eu já havia tido. Engasguei. De repente, eu estava mais preocupado com o que meu amigo pensava de mim do que com o que era importante para Cristo. Nesse momento eu descobri que eu amava mais o mundo do que a Deus.
As Escrituras ensinam que aqueles que amam o mundo não têm em si o amor do Pai. I João 2.15 – “15 Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele”. Nós, cristãos, com frequência estamos preocupados com o que nossos conhecidos pensarão se partilharmos nossa fé em Cristo. Jesus Cristo, no entanto, nos instrui a partilhar nossa fé e suas promessas de estar conosco sempre. Mateus 28.18-20 – “18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.
19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”.
Eu lamento aqueles dias em que hesitava em partilhar minha fé; lamento ter voltado minhas costas a Cristo. Não há palavras ou fórmulas mágicas para falar aos outros sobre nossa fé em Cristo. Tudo o que é preciso é honestidade e disposição para contar aos outros o que Cristo fez em nossas vidas. No final, seremos recompensados por amar mais a Deus.

Oração: Deus vivo, dá-nos a confiança para sermos tuas testemunhas no mundo. Concede-nos a coragem para amar-te mais do que amamos o mundo. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Nós podemos pedir coragem a Deus nos momentos difíceis. Oremos pelos novos cristãos.

Fonte: no Cenáculo – 11/13 – “Clark Goble (Ohio, EUA)”

Conexão com a Vida
Partilhe sua fé com alguém hoje.

sábado, 9 de novembro de 2013

Três palavrinhas


I João 4.7-21 - "7 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 
8 Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. 
9 Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. 
10 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. 
11 Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros. 
12 Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado.
13 Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele, em nós: em que nos deu do seu Espírito. 
14 E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. 
15 Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus. 
16 E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele. 
17 Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo. 
18 No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. 
19 Nós amamos porque ele nos amou primeiro. 
20 Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 
21 Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão".

I João 4.19 - "19 Nós amamos porque ele nos amou primeiro".

Durante meus anos de crescimento, eu nunca ouvi meus pais dizerem que amavam meu irmão, minha irmã ou a mim. Eu tenho certeza de que eles nos amavam. É que, por qualquer razão, dizer essas três palavras devia ser difícil para eles. Alguns anos atrás, minha esposa e eu voamos até a Flórida onde minha mãe vivia numa casa de repouso. Ela estava muito doente. Eu queria vê-la e dizer que a amava, talvez pela última vez. Eu disse, e me senti bem com isso. Minha mãe estava um tanto desconfortável e disse apenas “Adeus”. E mais nada. Acho que dizer “Eu te amo” ainda era difícil demais para ela.
Todos os dias, eu me certifico de que meus filhos ouçam do meu coração e dos meus lábios, o quanto eu os amo. Eles precisam saber. Eu preciso dizer a eles. É bom ouvir essas palavras – e dizê-las.
Deus diz “Eu te amo” por toda a Bíblia. A palavra de Deus é absolutamente clara quanto ao amor de Deus por nós, demonstramos na dádiva de Jesus Cristo. Deus nunca tem vergonha de nos dizer o quanto somos amados.

Oração: Senhor amado, graças por nos amares em teu Filho unigênito, Jesus Cristo. Amém.

Pensamento para o dia: Hoje eu falarei palavras de amor – como Deus faz. Oremos pelos pais.

Fonte: no Cenáculo – 11/13 – “John Adam Fischer (Washington, EUA)”

Ouça hoje, às 18:00 horas, o programa “Um tempo com Deus – Sintonize: AM 1540.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Chinelos ou sapatos?


Salmos 63.1-8 - "1 Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água.
2 Assim, eu te contemplo no santuário, para ver a tua força e a tua glória.
3 Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam.
4 Assim, cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver; em teu nome, levanto as mãos.
5 Como de banha e de gordura farta-se a minha alma; e, com júbilo nos lábios, a minha boca te louva,
6 no meu leito, quando de ti me recordo e em ti medito, durante a vigília da noite.
7 Porque tu me tens sido auxílio; à sombra das tuas asas, eu canto jubiloso.
8 A minha alma apega-se a ti; a tua destra me ampara".

Marcos 1.35 - "35 Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava".

Um resmungo veio do banco de trás do carro quando viajávamos. “Estou de chinelos!”, lamentou minha sobrinha. De alguma forma, na emoção do tão aguardado dia, minha sobrinha tinha simplesmente corrido para dentro do carro e se esquecido de calçar os sapatos, ou mesmo de se arrumar.
De vez em quando nós ainda tiramos sarro de minha sobrinha por causa do incidente, mas este é um bom lembrete sobre a necessidade de estarmos preparados e espiritualmente prontos para o dia seguinte. Estar de chinelos significaria estar mal equipada e vestida de modo impróprio. Da mesma forma, para estar pronta para seguir as verdades de Deus neste mundo necessitado, preciso iniciar meu dia passando algum tempo em oração e concentrando-me na sua palavra. Como é fácil nos lançarmos num novo dia sem parar para nos preparar devidamente! Jesus deu o melhor exemplo. Que Deus dê a todos nós a graça de reconhecer nossa necessidade e arranjar o tempo para nos vestirmos bem espiritualmente!

Oração: Querido Pai, hoje buscamos o teu perdão, tua proteção, teu poder e força capacitadores para tudo que este dia trará. Amém.

Pensamento para o dia: “Revesti-vos de toda armadura de Deus!” Efésios 6.11 – “11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo”. Oremos pelos que se sentem despreparados.

Fonte: no Cenáculo – 11/13 – “Hilary Allen (Somerset, Inglaterra)”

Ofereça uma assinatura do no Cenáculo
(11)3207-1044/(11)3277-1270

domingo, 3 de novembro de 2013

Compromisso em todos os tempos


Lucas 14.26-33 - "26 Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 
27 E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo. 
28 Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? 
29 Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, 
30 dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar. 
31 Ou qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? 
32 Caso contrário, estando o outro ainda longe, envia-lhe uma embaixada, pedindo condições de paz. 
33 Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo".

Lucas 9.23 - "23 Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me".

Num dia quente e ensolarado, eu estava fora roçando nosso quintal. De repente notei que Bem, nosso adorável labrador dourado, estava me seguindo. Ele poderia facilmente ter ido para a garagem – onde não estava tão quente – e beber um gole de água para se refrescar, mas nosso leal labrador continuou a me seguir no calor, ofegando profusamente.
Quando pensei sobre o compromisso de Bem em me seguir, ocorreu-me uma pergunta: Será que tenho o mesmo compromisso de seguir a Cristo? Quando as coisas em minha vida não estão correndo bem ou quando o Senhor não responde a uma de minhas orações do jeito como eu gostaria, será que meu compromisso de segui-lo continua o mesmo? Ou será que sou leal a Cristo apenas quando tudo em minha vida está do jeito que eu quero? O compromisso do meu adorável labrador em me seguir, apesar das circunstâncias difíceis, desafiou-me a ser mais dedicado em meu compromisso de seguir a Cristo.

Oração: Amado Deus, dá-nos a tua graça e força para nos comprometermos contigo mesmo quando a vida está repleta de provações. Amém.

Pensamento para o dia: Meu compromisso com Cristo tem condições? Oremos por um compromisso mais forte com Cristo.

Fonte: no Cenáculo – 11/13 – “Tyler Myers (Ohio, EUA)”

sábado, 2 de novembro de 2013

Até mesmo lá


Salmos 139.1-18 - "1 Senhor, tu me sondas e me conheces.
2 Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos.
3 Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.
4 Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda.
5 Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão.
6 Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir.
7 Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?
8 Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também;
9 se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares,
10 ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.
11 Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite,
12 até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa.
13 Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe.
14 Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;
15 os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
16 Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.
17 Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles!
18 Se os contasse, excedem os grãos de areia; contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim".

Jó 12.10 - "10 Na sua mão está a alma de todo ser vivente
e o espírito de todo o gênero humano".

Os problemas de saúde de minha filha estavam se tornando uma preocupação crescente e a comunidade médica não conseguia encontrar uma solução. Alguém sugeriu que talvez fosse benéfico que ela se mudasse para um clima mais favorável. Embora eu apoiasse totalmente qualquer esperança de melhoria, como mãe eu lamentei sua partida. Abrir mão de meu ativo papel de sua defensora médica e dar-lhe a liberdade para criar raízes a 4.500 quilômetros de distância foram lições difíceis sobre como confiar e deixar partir.
No entanto, Deus é paciente, bondoso e atento aos clamores do meu coração. A leitura bíblica e a devota meditação asseguram-me de que jamais poderemos viajar para além da curativa presença de Deus. Seu amor fiel estará sempre conosco. Seja qual for o lugar a que chamemos de lar, Deus nos segurará na palma de sua mão até mesmo lá.

Oração: Obrigado, Senhor, por ouvires o clamor do nosso coração e favorecer-nos com tua graça curativa e tua paz. Oramos como Jesus nos ensinou, dizendo: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!”

Pensamento para o dia: O amor fiel de Deus nos ajuda a aprender a confiar. Oremos por alguém que sofra de uma doença crônica.

Fonte: no Cenáculo – 11/13 – “Ellen Adams (Virgínia, EUA)”

Ouça hoje, às 18:00 horas, o programa “Um tempo com Deus – Sintonize: AM 1540.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Aprendendo com as plantas


Romanos 8.31-39 - "31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 
32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? 
33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. 
34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. 
35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 
36 Como está escrito:
Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 
38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, 
39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor".

Salmos 126.6 - "6 Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes".

Há muitos anos, na cidade de Presidente Kennedy/ES, meu marido e eu voltávamos de uma caminhada bem cedo e ao passarmos por um terreno baldio, para cortar caminho, de longe avistei lindas flores no meio da relva. Como amo flores, me aproximei para certificar-me se eram silvestres; qual foi minha surpresa: as flores eram de jardim que foram arrancadas, jogadas fora e misturadas aos entulhos. Esta planta lutou para sobreviver, com seus ramos verdes cobriu tudo que a sufocava e floresceu. Elas estavam salpicadas pelo sereno da madrugada e brilhavam com os raios de sol.
Ao meditar o que contemplara, comentei com meu marido: que lindo exemplo de vida! Isso acontece com as pessoas que são arrancadas e jogadas fora por outras que não as valorizam, isto gera muitas lágrimas e dores. Humilhação, ingratidão, crueldade... Representam o entulho que as sufoca. Mas, liberando perdão e orando, Deus manda seus anjos colher cada lágrima e com o brilho da Luz Divina, brilhamos e damos flores e fruto para o reino de Deus.

Oração: Deus de amor e bondade ajuda-nos a perdoar as pessoas que nos ferem e magoam. Em nome de Jesus oramos, amém.

Pensamento para o dia: Devemos florescer onde o Senhor nos plantar. Oremos pelas pessoas que sofrem rejeição.

Fonte: no Cenáculo – 11/13 – “Therezinha de Jesus Freitas Sporch (São João Nepomuceno/MG, Brasil)".