sábado, 17 de agosto de 2013

Choque de cultura


Hebreus 11.1-3, 13-16 - "1 - ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
2 - Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.
3 - Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
13 - Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
14 - Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria.
15 - E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar.
16 - Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade".

João 17.16 - "16 - Não são do mundo, como eu do mundo não sou".

A língua, as comidas, os costumes sociais e as circunstâncias nacionais no Vietnã de 1966 me eram estranhos. Eu estava servindo como enfermeira voluntária em um pequeno hospital cristão. Nossos pacientes eram civis que sofriam em meio ao contínuo estado de guerra em seu país. Nós fazíamos o que podíamos com os instrumentos médicos simples que tínhamos. Os pacientes morriam de condições facilmente tratáveis em meu país natal. Eu me sentia sobrecarregada e deprimida. Meses depois, eu me dei conta de que vinha sofrendo de choque cultural: sentimentos de desenraizamento e instabilidade que podem resultar de uma brusca e opressora mudança.
Ao voltar para o Estados Unidos, vivi um choque cultural diferente. Eu sentia falta da tranquila dignidade e coragem dos vietnamitas - seu respeito pela idade e sabedoria, sua generosidade e hospitalidade, os fortes laços familiares e comunitários, a fé simples e inabalável em Jesus Cristo que meus amigos cristãos viviam ali.
Como seguidores de Jesus Cristo, nós sempre viveremos choques culturais. O autor de Hebreus nos lembra que nossa fé em Cristo nos faz "estrangeiros e peregrinos sobre a terra" Hebreus 11.13 - "13 - Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra". Nós frequentemente - talvez sempre - nos sentiremos desconfortáveis e deslocados. Pois "[aspiramos] a uma pátria superior, isto é, celestial" Hebreus 11.16 - "16 - Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade".

Oração: Amado Deus de todas as nações, perturba o nosso conforto terreno. Ajuda-nos a servir aos outros com o amor ao mesmo tempo em que buscamos o teu lar celestial. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Nosso desconforto com esse mundo pode nos levar a ajudar os outros em nome de Cristo. Oremos pelos imigrantes.

Fonte: no Cenáculo - 08/13 - "MarySue Rosenberger (Texas, EUA)"

Faça uma lista: Que aspectos de minha cultura eu aceito, mas que talvez não devesse aceitar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário