sábado, 31 de agosto de 2013

Sempre dando frutos


Salmos 92.12-15 - "12 - O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano.
13 - Os que estão plantados na casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus.
14 - Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos,
15 - Para anunciar que o SENHOR é reto. Ele é a minha rocha e nele não há injustiça".

João 15.16-17 - "16 - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
17 - Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros".

Conforme meu marido e eu seguíamos pela costa Adriática, nossa guia apontou para uma ilha chamada Brijuni. Ela nos falou de uma oliveira que existe nessa ilha e que tem cerca de 1700 anos e ainda produz azeite todos os anos. Esta árvore enfrentou séculos de secas e guerras e continua a dar frutos. E provavelmente semeou muitas novas gerações de oliveiras, que agora produzem suas próprias safras.
A história dessa árvore me fez refletir sobre os frutos que estou produzindo e as sementes que estou plantando. Tenho permanecido firme durante os tempos tempestuosos e difíceis, dando frutos com paciência e coragem sem me preocupar com o que está à frente? No versículo de hoje, Jesus diz que fomos escolhidos para dar frutos que permaneçam.
Muito tempo depois do nosso tempo de semear e produzir frutos, estes continuarão a contribuir para a fartura de amor, sabedoria, paz e alegria que é o reino dos céus. Tudo isso começa com a simples, mas fiéis contribuições que damos hoje, aqui e agora, para refletir o amor e o cuidado de Deus.

Oração: Amado Deus, ajuda-nos a confiar em ti enquanto levamos os frutos do teu amor à vida dos outros. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus nos ajuda a dar frutos que permaneçam. Oremos por resistência para produzirmos frutos para Deus.

Fonte: no Cenáculo - 08/13 - "Anne N. Cremons (Minnesota,EUA)"

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Consolo em hora difíceis


Salmos 121 - "1 - LEVANTAREI os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
2 - O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra.
3 - Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
4 - Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
5 - O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.
6 - O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.
7 - O SENHOR te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
8 - O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre".

Salmos 27.14 - "14 - Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR".

A morte de meu sobrinho, aos 26 anos de idade, na comovente tragédia do incêndio na boate de Santa Maria - RS, desmoronou sonhos e assolou toda a minha família. Ver minha irmã e meu cunhado abatidos e sabendo que esta situação é irreversível me fez pensar profundamente nos propósitos de Deus e na efemeridade da vida.
Oro ao Senhor, nosso misericordioso consolador, para que eu levante meus olhos para os montes e veja o socorro divino Salmos 121.1 - "1 - LEVANTAREI os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro", e que o sol logo apareça por entre as nuvens como um sinal de esperança do fim desta tempestade.
Intercedo também pela minha família, por aqueles que ainda não tiveram uma experiência com Deus e não O tem como seu Senhor e fortaleza, possam buscá-lo enquanto se pode achá-lo Isaías 55.6 - "6 - Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto", pois não sabemos a hora de nosso encontro final.

Oração: Senhor Jesus, esteja guiando os passos de meus familiares e amigos e que sejam guardados em todos os momentos de suas vidas. Amém.

Pensamento para o dia: Mesmo sendo cristãos, estamos preparados para aceitar a perda de pessoas amadas? Oremos pelas famílias que sofrem a morte de jovens tragicamente.


Fonte: no Cenáculo - 08/13 - "Paula Lamb Quilião (Alegrete/RS, Brasil)"

Ofereçam uma assinatura de no Cenáculo de presente.
(11)3207-1044/(11)3277-1270
assinaturas@nocenaculo.org.br

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

A cruz de papel


Marcos 16.1-7 - "1 - E, PASSADO o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo.
2 - E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol.
3 - E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro?
4 - E, olhando, viram que já a pedra estava revolvida; e era ela muito grande.
5 - E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa comprida, branca; e ficaram espantadas.
6 - Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram.
7 - Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse".

I Coríntios 1.18 - "18 - Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus".

Embora ela estivesse internada havia três meses, a saúde de minha filha mais nova continuara a deteriorar por causa de uma doença não diagnosticada. Eu orava diariamente ao lado de sua cama, vendo-a chorar de dor.
Um dia eu fui à capela ecumênica no hospital. Ao me ajoelhar para orar senti uma forte necessidade de me curvar diante de uma cruz, um símbolo de poder e fé e a certeza da presença de Cristo ao meu lado. Mas não havia cruz na capela. Então eu rasguei um pedaço de papel no formato de uma cruz e o coloquei diante de mim ao me ajoelhar para orar por minha filha.
A cruz representa o alicerce da fé cristã, Jesus Cristo ressurreto. Ela me lembra que a morte não tem a vitória e as trevas não têm aguilhão; a cruz me guia, me capacita, me equipa para enfrentar os vales de minha vida. A cruz, mesmo um papel marcado com as lágrimas de uma mãe, é, para mim, a evidência do amor de Deus, do poder de Jesus e da presença do Espírito Santo.
Dou graças a Deus por sua indescritível dádiva de amor por meio de Jesus Cristo. II Coríntios 9.15 - "15 - Graças a Deus pelo seu dom inefável!".

Oração: Senhor da luz, ajuda-nos a lembrar do poder da cruz quando nos sentirmos impotentes. Que o poder da cruz viva em nós todos os dias. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O calvário é o ponto de partida para todas as nossas jornadas. Oremos pelos pais e mães de crianças gravemente enfermas.


Fonte: no Cenáculo - 08/13 - "Malinda Fillingim (Carolina do Norte, EUA)" 

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O cumprimento da lei de Deus


Romanos 12.9-18 - "9 - O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
10 - Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
11 - Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;
12 - Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
13 - Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;
14 - Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.
15 - Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;
16 - Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;
17 - A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
18 - Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens".

Gálatas 5.13-14 - "13 - Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.
14 - Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo".

Eu estava empolgado para acompanhar a equipe missionária de minha igreja a uma remota aldeia em uma montanha em Honduras. Só se podia chegar lá a cavalo ou a pé, pois a estrada tinha sido destruída por um furacão. Assim que fizemos a última curva, vi uma das mais belas cenas de minha vida. A aldeia inteira tinha saído com suas melhores roupas para nos receber com grandes sorrisos e uma faixa caseira que dizia: "Bienvenidos" (Ben-vindos). Ao desmontarmos, as crianças, tímidas a princípio, logo começaram a nos rodear enquanto seus pais nos cumprimentavam com apertos de mão. 
Nosso objetivo declarado era assentar pisos de concreto para tornar a vida melhor em suas casas. No entanto, conforme nos misturávamos, me dei conta de nossa verdadeira missão: partilhar o amor de Deus.
Nós completamos o trabalho de concretagem e esperamos ter melhorado a vida em catorze casas da aldeia. Mais importante que isso, enquanto Deus nos ajudou a demonstrar amor aos necessitados, creio que recebemos muito mais do que demos.
Nós podemos encontrar propósito na vida de várias maneiras, mas servir ao povo de Deus foi o caminho que escolhi. Que todos nós busquemos oportunidades de demonstrar o amor de Deus.

Oração: Amado Deus da compaixão, nós te agradecemos por toda oportunidade para demonstrar o teu amor pelo serviço aos outros. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Quando damos o amor de Deus aos outros, nós o recebemos de volta multiplicado por cem. Oremos pelo povo de Honduras.


Fonte: no Cenáculo - 08/13 - "Peter L. Banks (Georgia, EUA)"

Hoje é dia de COMPARTILHAR A FÉ EM GRUPO.
    1. Você já participou de uma viagem missionária? Em caso afirmativo, qual era o propósito da viagem? Você acha, como o autor de hoje, que recebeu tanto quanto deu? O que você aprendeu com a experiência?
    2. Às vezes nós tendemos a achar que nossa própria cultura é, de algum modo, melhor que a de outros lugares. Você já se pegou pensando isso alguma vez? Já passou por alguma experiência que mudou essa visão? Como foi?
    3. Você já vivenciou outra cultura? O que o surpreendeu? O que aprendeu sobre Deus ou sua fé por meio dessa experiência?
    4. Que tipos de oportunidades de serviço você aprecia? Por quê? Existe alguma missão ou serviço em que você prefira não se envolver? Quais são e por que você resiste a eles?
    5. Como você encontra "propósito" na vida? O que sua comunidade de fé está fazendo para ajudar seus membros a encontrar seu propósito missionário?
    6. Uma vez que encontremos propósito na vida, o que poderia nos impedir de seguir o caminho que conduz a ele? O que poderia nos ajudar a buscar ou continuar nesse caminho?
    7. Em que aspectos sua comunidade de fé está voltada para o autosserviço? Identifique algumas maneiras pelas quais sua comunidade de fé poderia estar mais voltada para o serviço aos outros.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Um vislumbre de Deus


João 14.5-14 - "5 - Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
7 - Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
8 - Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
9 - Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
10 - Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.
11 - Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.
12 - Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
13 - E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
14 - Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei".

João 14.9 - "9 - Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?"

Quando minhas filhas entraram para o elenco de uma peça local sobre a paixão, eu me ofereci como uma das supervisoras das crianças do elenco. Durante a produção, notei a mesma reação do público a cada apresentação. Quando o ator que fazia o papel de Jesus caminhava por entre o público em uma cena, as pessoas buscavam apertar sua mão. Algumas até levantavam seus bebês para que ele os tocasse ao passar. E após o fim da peça, o público o procuravam.
A reação a este jovem ilustrava o desejo que temos de ver Deus - de o conhecermos e sermos conhecidos por ele. Um dia nós veremos Deus face a face. Até lá, há muitas maneiras de descobrirmos como é o nosso Criador. A Bíblia revela a natureza, o amor, os planos e os objetivos que Deus tem para nós. A oração nos permite ter um relacionamento pessoal com ele. A igreja oferece oportunidades de recebermos mais instruções, encorajamento, conforto e força de outros crentes.
Mais importante, quando nos aproximamos de Jesus, temos um vislumbre do Pai, pois Jesus é "o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser" Hebreus 1.3 - "3 - O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas".

Oração: Amado Jesus, tu vieste a terra para que conhecêssemos o amor de Deus e recebêssemos a dádiva da vida eterna. Nós te agradecemos por nos revelares Deus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus está sempre mais perto do que imaginamos. Oremos pelas pessoas envolvidas no teatro comunitário.


Fonte: no Cenáculo - 08/13 - "Elaine T. Snider (Ohio, EUA)"

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A graça de Deus


Efésios 2.1-10 - "1 - E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
2 - Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
3 - Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
4 - Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
5 - Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
6 - E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
7 - Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
8 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
9 - Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
10 - Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas".

Efésios 2.8 - "8 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus".

Recentemente, eu preferi viajar no meu aniversário em vez de fazer uma festa. Alguns meses depois, alguns amigos prepararam um dia de surpresas para mim. Fomos a um musical e o dia terminou com uma festa fantástica.
Fiquei encantada, surpresa e grata; mas também senti que não merecia tudo aquilo. Meus amigos tinham investido grande planejamento e consideração na celebração. Meu pensamento foi: Como poderei retribuir? 
Meu dia de celebração me lembra da graça de Deus. Meu relacionamento com ele não está atrelado ao meu bom desempenho como cristã. Muitas vezes eu senti que não sou boa o bastante ou que não mereço o que Deus me dá. Afinal, Deus permitiu que seu filho Jesus Cristo morresse numa cruz por minha causa.
Aprendi a aceitar o amor incondicional de Deus e deixá-lo guiar minha vida. Quando consigo parar e relaxar, posso sentir que minha vida é significativa e que posso me tornar uma alegria para os outros.

Oração: Amado Deus, tu nos amas incondicionalmente. Ajuda-nos a relaxar em teus braços de graça e perdão. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Como posso transmitir o amor incondicional de Deus? Oremos para aceitarmos a graça de Deus em nossas vidas.

Fonte: no Cenáculo - 08/13 - "Annika Svensson (Kronoberg, Suécia)"

domingo, 25 de agosto de 2013

Adversidade ou oportunidade?


II Coríntios 1.3-7 - "3 - Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação;
4 - Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.
5 - Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também é abundante a nossa consolação por meio de Cristo.
6 - Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; ou, se somos consolados, para vossa consolação e salvação é, a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos;
7 - E a nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação".

Isaías 48.10 - "10 - Eis que já te purifiquei, mas não como a prata; escolhi-te na fornalha da aflição".

No mês passado, eu recebi muitas notícias tristes. Meu avô morreu, deixando para trás minha avó, com quem foi casado por mais de 70 anos. Meu irmão e sua esposa, pais de quatro filhos, estão se divorciando. Minhas filhas, que estão na faculdade, não virão para casa neste verão. Cada uma dessas perdas sucessivas me entristeceu mais.
Então, em meu grupo de estudo bíblico, alguém chamou a atenção para um versículo que eu havia lido, mas não refletido: Isaías 48.10 - "10 - Eis que já te purifiquei, mas não como a prata; escolhi-te na fornalha da aflição". Minha aflição talvez não pareça extrema a alguns. Eu não perdi minha esposa para a morte ou divórcio. Minhas filhas estão dando um passo necessário para viverem como adultas independentes.
Ainda assim, nenhum desses acontecimentos em minha vida é fácil para mim; minha tristeza é real, senão extrema. A reflexão sobre o que Deus pode me ajudar a aprender durante esse tempo me encorajou. Eu tenho algo em que me concentrar além da dor. O que outras pessoas poderiam me ajudar a ver? Talvez eu pudesse aprender algo sobre o caráter e a fidelidade de Deus conforme Ele anda comigo ao longo desses dias.

Oração: Graças, ó Deus, pela tua palavra, que nos lembra de que tu tens em mente o nosso bem mesmo nas circunstâncias dolorosas. Por favor, ajuda-nos a cooperar contigo no processo de refinamento e a estarmos prontos para consolar os outros como tu nos consolaste. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Na adversidade de hoje eu posso encontrar uma oportunidade. Oremos pelos que estão tristes em virtude de uma perda.

Fonte: no Cenáculo - 08/13 - "Jannifer Aaron (Washington, EUA)" 

sábado, 24 de agosto de 2013

Preparando um lugar


João 14.1-4 - "1 - NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
2 - Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
3 - E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
4 - Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho".

João 14.2b - "Vou preparar-vos lugar".

Minha esposa correu comigo para o hospital quando sofri um ataque cardíaco. Não me lembro de nada desde o momento em que saí de casa até recobrar a consciência no hospital. Quando me vi no hospital, com médicos, enfermeiras e parentes ao redor da minha cama, me dei conta de que Deus tinha me dado uma nova vida.
Eu estava bastante confortável no hospital, mas não tanto quando estaria em minha própria cama, em casa. Quando os médicos me deram alta, minha esposa me pediu para ficar enquanto ela ia preparar o quarto para mim. depois ela voltaria e me levaria para casa. Ela foi à frente para preparar o quarto para que eu ficasse confortável.
Os preparativos de minha esposa me lembraram de Jesus dizendo aos discípulos: "Vou preparar-vos lugar". Quando Jesus chamou os discípulos, eles deixaram tudo e o seguiram. Deve ter sido confortador para os discípulos ouvir Jesus dizer-lhes que um dia teriam um lugar onde poderiam descansar na sua companhia!
Eu acredito que em toda situação Jesus prepara um lugar para nós. Às vezes, ele vai à frente para nos preparar um lugar numa nova situação para nos confortar e assegurar de sua presença.

Oração: Deus redentor, graças por nos dares uma nova vida e por nos deixares confortáveis na tua casa. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Jesus prepara um lugar para nós. Oremos pelos pacientes dos hospitais.

Fonte: no Cenáculo - 08/13 - "Claudius Tewari (Uttar Pradesh, Índia)"

Ofereça assinatura de presente
(11)3277-1270/(11)3207-1044
assinaturas@nocenaculo.org.br

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Frustrados ou edificados?


Romanos 8.26-31 - "26 - E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
27 - E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
28 - E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
29 - Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
30 - E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
31 - Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós"?

Romanos 8.28 - "28 - E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito".

Durante a gestação sonhamos e preparamos todos os detalhes para o nascimento de nossa primeira filha. Dedicamos muito tempo para a escolha do nome, da data, da suíte na maternidade, da decoração, do enxoval, das lembrancinhas etc. Porém, após sete meses e meio de uma gravidez tranquila, em um exame de rotina, foi constatado, inesperadamente, uma redução no fluxo do cordão umbilical que nos levou imediatamente ao hospital.
Maria Eduarda nasceu algumas horas depois e foi levada para a UTI. Ainda na sala de parto recebemos a notícia do diagnóstico de Síndrome de Down. Dentro dessas circunstâncias, todo o enxoval ficou em casa, os sonhos e preparativos humanos foram perdidos e experimentamos o luto do bebê idealizado.
Os dias de UTI foram difíceis, de muita angústia e sofrimento, mas Deus respondeu às orações e hoje Maria Eduarda cresce saudável, surpreendendo a todos com seu carisma, esperteza e força. Quando as coisas não ocorrem da forma como planejamos, podemos ficar frustrados, mas se caminharmos com fé, reconhecendo que Deus está no controle, sairemos edificados, fortalecidos e sentindo os cuidados de Deus em nossas vidas.

Oração: Deus provedor, obrigado por cuidar de nós, fazendo-nos edificados e não frustrados. Perdoa-nos quando achamos que estamos no controle de todas as coisas. Amém!

Pensamento para o dia: Quando as coisas não saírem de forma como você planejou, tenha fé na providência Divina. Oremos pelos pais de crianças hospitalizadas.

Fonte: no Cenáculo - 08/13 - "César Eduardo Lavoura Romão (São Paulo/SP,Brasil)"

A história de Maria Eduarda tem contribuído para a evangelização de muitas pessoas por meio do blog: 
http://www.dudaalr.blogspot.com.br/ 

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

"Shamar"


Gênesis 2.4-8, 15 - "4 - Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus,
5 - E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o SENHOR Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra.
6 - Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.
7 - E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
8 - E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
15 - E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar".

Números 6.24-26 - "24 - O SENHOR te abençoe e te guarde;
25 - O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
26 - O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz".

Eu frequentei uma faculdade cristã e lá me envolvi com um grupo estudantil que trabalhava com o meio ambiente. O nome do grupo era Shamar, que significa "guardar"; palavra que foi retirada do texto da leitura de hoje Gênesis 2.15 - "15 - E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar", no qual Deus coloca o povo no jardim do Éden "para o cultivar e o guardar".
Lá, aprendi que o nível de cuidado com que devemos dedicar à criação é o mesmo que desejamos uns aos outros quando dizemos: "O Senhor te abençoe e te guarde". É um padrão elevado, porém o chamado à redenção sempre o é.
O que vemos no mundo hoje com relação ao ambiente é a destruição do habitat e poluição do ar e da água. Os danos são muitos e graves, mas quando agimos tentando reverter esses danos, nos aproximamos um pouco mais do Reino de Deus descrito em Mateus 6.10 - "10 - Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu". e Lucas 11.2 - "2 - E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu".

Oração: Amado Deus, ajuda-nos a sermos bons mordomos da terra. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Quando cuidamos da criação, nós honramos e louvamos o Criador. Oremos pela terra de Deus.

Fonte: no Cenáculo - 08/13 - "Joel Boon (Dakota do Norte, EUA)"

Pesquise três coisas que você pode fazer para interferir positivamente no meio ambiente.

Ofereça uma assinatura do no Cenáculo de presente.
(11)3207-1044/(11)3277-1270
assinaturas@nocenaculo.org.br

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Origens misturadas


Êxodo 2.1-10 - "1 - E FOI um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi.
2 - E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses.
3 - Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio.
4 - E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer.
5 - E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou.
6 - E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este.
7 - Então disse sua irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti?
8 - E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino.
9 - Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o.
10 - E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado".

Êxodo 9.16 - "16 - Mas, deveras, para isto te mantive, para mostrar meu poder em ti, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra".

Eu sou uma coreana adotada que cresceu nos Estados Unidos. Meu marido veio para os EUA como um estudante internacional da Coreia e permaneceu ali para trabalhar. Por causa de nossas origens, pudemos alcançar outras famílias estrangeiras.
Um ano atrás, nós nos mudamos da Califórnia para a Coreia do Sul por causa do trabalho de meu marido. Fiquei arrasada por deixar minha família. Agora, estamos vivendo na Coreia do Sul e eu não falo a língua. Eu questiono sempre: "Por que estou aqui, ó Deus? O que devo fazer?
Deus me lembrou de Moisés, que foi adotado pela filha de faraó. Embora fosse hebreu, ele foi criado como egípcio. Deus usou Moisés e sua origem misturada para alcançar e conduzir o povo de Deus.
"Para isso te hei mantido", diz Êxodo 9.16 Deus tem um propósito para mim na Coreia. Sei que parte dele é testemunhar o amor de Cristo ao povo à minha volta. Conforme oro e busco ao Senhor, Deus aos poucos vai revelando o que devo fazer. Seja quais forem as nossas circunstâncias e origens, Deus tem um plano e propósito para nós.

Oração: Amado Deus, nós te agradecemos por nos mostrares que tu podes usar a nós e nossas várias origens culturais. Ajuda-nos a cumprir os teus propósitos onde quer que estejamos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Cada um de nós tem um jeito único de servir a Deus. Oremos por alguém que esteja se mudando para outro país.

Fonte: no Cenáculo - 08/13 - "Tina M. Cho (Seul, Coreia do Sul)"

Hoje é dia de COMPARTILHAR A FÉ EM GRUPO.
  1. A autora de hoje descreve um sentimento de incerteza ao se mudar para outro país. Você já experimentou esse tipo de transição ou incerteza? Deus esteve presente durante esse período? Como?
  2. Jeremias 29.11 - "11 - Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais". Você já experimentou a verdade dessas palavras em sua vida? Em caso afirmativo, dê um exemplo.
  3. Você tem uma percepção clara do propósito de Deus para sua vida? Se tiver, que propósito é esse? Se não, como você pode procurar esse propósito? Que passagens da Bíblia dão instruções ou direções para discernir o plano e propósito de Deus para nós?
  4. Pense em algumas pessoas a quem você é atraído por causa de seu espírito maduro. Como você vê Deus agindo por meio dessas pessoas?
  5. Que dons você identifica em si mesmo? Como Deus o está encorajando a usar seus dons? Há lugares onde o uso de seus dons parece natural? Há ocasiões em que você se sente "deslocado"?
  6. Qual foi a última vez em que você perguntou sinceramente a Deus o que deveria fazer em relação a uma decisão ou situação? Qual foi o resultado?
  7. O que sua igreja local faz ou poderia fazer para ajudar os recém-chegados à sua comunidade e encontrar propósito e lugar?

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Bens


Lucas 12.22-34 - "22 - E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis.
23 - Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes.
24 - Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves?
25 - E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura?
26 - Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?
27 - Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.
28 - E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
29 - Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos.
30 - Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas.
31 - Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
32 - Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino.
33 - Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói.
34 - Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração".

Lucas 12.15 - "15 - E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui".

A reunião do conselho financeiro não tinha corrido bem. A igreja não tinha dinheiro suficiente e tivemos de votar quais programas cortar. Por isso tivemos algumas discussões amargas. Cheguei tarde em casa naquela noite e fiquei surpreso ao ver meu filho David, de 5 anos, ainda acordado. "Pai, onde você estava?"
Eu expliquei que todos nós ganhamos dinheiro, guardamos um pouco, gastamos muito e damos uma parte ao Senhor. E parecia que as pessoas não estavam dando o suficiente ao Senhor e a igreja estava passando dificuldades.
David pareceu não compreender. Mas, afinal, ele só tinha 5 anos, por isso expliquei novamente. Nós ganhamos dinheiro, economizamos dinheiro, gastamos dinheiro e damos algum ao Senhor. David ainda não compreendia. Gentilmente, expliquei novamente; mas ele ainda parecia confuso. Finalmente ele disse: "Pai, eu achei que todo o dinheiro era do Senhor!"
A resposta de David mudou completamente o modo de eu encarar o dinheiro e os bens materiais. Comecei a dar mais e me preocupar menos. Hoje, nenhum de meus bens significa nada para mim. Tudo o que me importa são minha família e amigos, a igreja e Deus - nada mais! Esta mudança tornou minha vida mais fácil e simples.

Oração: Amado Deus de toda a Criação, ajuda-nos a lembrar sempre que tudo o que temos e tudo o que somos pertence a ti. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Dê mais; preocupe-se menos. Oremos para que percebamos o que realmente importa.

Fonte: no Cenáculo - 08/13 - "Chris Miller (Geórgia, EUA)"

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O melhor de Deus


II Coríntios 12.7-10 - "7 - E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.
8 - Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.
9 - E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
10 - Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte".

II Coríntios 12.9 - "9 - E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo".

Meu marido tinha pressão alta e insuficiência cardíaca em consequência do diabetes. Ele passou por uma variedade de exames e os médicos procuraram uma solução para cada nova complicação. Era tranquilizador saber que ele estava no hospital, sob os cuidados de médicos que sabiam exatamente o que estavam fazendo!
Uma placa colocada à entrada do hospital dizia: "Nossos médicos estão no seu melhor quando você não está". Isto se mostrou verdadeiro quando meu marido adoeceu. Desde que li a placa, penso que "Deus está no seu melhor quando nós não estamos".
Deus sabe o que está acontecendo em nossas vidas quando nada mais faz sentido para nós, conhece nossas fraquezas e compreende a nossa frustração e desespero. Na Bíblia podemos encontrar o que precisamos para superar. As promessas reveladas nas Escrituras nos oferecem conforto e segurança. Quando você estiver enfrentando a mais difícil experiência possível, lembre-se de que "Deus está no seu melhor quando você não está".

Oração: Deus de poder e cura, como é tranquilizador saber que tu estás conosco! Permite que nunca nos esqueçamos da tua bondade e poder. Em nome de Jesus oramos. Amém.

Pensamento para o dia: Quando não estamos no nosso melhor, Deus está. Oremos pelos profissionais de medicina.

Fonte: no Cenáculo - 08/13 - "Maria Margarita Aguayo de Ortiz (Kentucky, EUA)"

domingo, 18 de agosto de 2013

Você tem medo de morrer?


I Coríntios 15.51-55 - "51 - Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
52 - Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
53 - Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
54 - E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.
55 - Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória"?

I Coríntios 15.55 - "55 - Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória"?

Alguns dias antes de meu pai morrer de câncer, eu voltei às Filipinas para vê-lo. Sua saúde estava deteriorando; e ele sofria dores insuportáveis, mal conseguindo falar ou se mover. No entanto, ele me reconheceu. Vendo-o morrer sussurrei: "Pai, eu te amo. Espero que você sempre confie somente em Cristo". Ele respondeu num sussurro fraco e lento: "Eu sempre confio. Eu te amo, filho". Três dias depois, ele morreu em paz.
Nós frequentemente não queremos enfrentar a realidade da morte. Por causa do seu amor por nós, Jesus suportou a agonia e a dor da crucificação. No fim, ele entregou seu espírito a Deus. Três dias depois, ele se levantou de entre os mortos. Se confiarmos nossas vidas a Jesus Cristo, podemos ter esperança mesmo quando enfrentarmos a morte. Nossa esperança está em Cristo, que venceu a morte para que passamos viver eternamente na sua glória.

Oração: Senhor amado, ajuda-nos a confiar em ti, mantendo nossos olhos voltados para a cruz e esperando o poder da tua ressurreição. Oramos como Jesus nos ensinou, dizendo: "Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha a nós o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém".

Pensamento para o dia: "Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor" Romanos 14.8 - "8 - Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor". Oremos pelos que temem a morte.

Fonte: no Cenáculo - 08/13 - "Brandon Manalo Vista (Auckland, Nova Zelândia)"

sábado, 17 de agosto de 2013

Choque de cultura


Hebreus 11.1-3, 13-16 - "1 - ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
2 - Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.
3 - Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
13 - Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
14 - Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria.
15 - E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar.
16 - Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade".

João 17.16 - "16 - Não são do mundo, como eu do mundo não sou".

A língua, as comidas, os costumes sociais e as circunstâncias nacionais no Vietnã de 1966 me eram estranhos. Eu estava servindo como enfermeira voluntária em um pequeno hospital cristão. Nossos pacientes eram civis que sofriam em meio ao contínuo estado de guerra em seu país. Nós fazíamos o que podíamos com os instrumentos médicos simples que tínhamos. Os pacientes morriam de condições facilmente tratáveis em meu país natal. Eu me sentia sobrecarregada e deprimida. Meses depois, eu me dei conta de que vinha sofrendo de choque cultural: sentimentos de desenraizamento e instabilidade que podem resultar de uma brusca e opressora mudança.
Ao voltar para o Estados Unidos, vivi um choque cultural diferente. Eu sentia falta da tranquila dignidade e coragem dos vietnamitas - seu respeito pela idade e sabedoria, sua generosidade e hospitalidade, os fortes laços familiares e comunitários, a fé simples e inabalável em Jesus Cristo que meus amigos cristãos viviam ali.
Como seguidores de Jesus Cristo, nós sempre viveremos choques culturais. O autor de Hebreus nos lembra que nossa fé em Cristo nos faz "estrangeiros e peregrinos sobre a terra" Hebreus 11.13 - "13 - Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra". Nós frequentemente - talvez sempre - nos sentiremos desconfortáveis e deslocados. Pois "[aspiramos] a uma pátria superior, isto é, celestial" Hebreus 11.16 - "16 - Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade".

Oração: Amado Deus de todas as nações, perturba o nosso conforto terreno. Ajuda-nos a servir aos outros com o amor ao mesmo tempo em que buscamos o teu lar celestial. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Nosso desconforto com esse mundo pode nos levar a ajudar os outros em nome de Cristo. Oremos pelos imigrantes.

Fonte: no Cenáculo - 08/13 - "MarySue Rosenberger (Texas, EUA)"

Faça uma lista: Que aspectos de minha cultura eu aceito, mas que talvez não devesse aceitar?