I Coríntios 1.18-25 - "18 - Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
19 - Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
20 - Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
21 - Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
22 - Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;
23 - Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
24 - Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
25 - Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens".
Isaías 29.14 - "14 - Portanto eis que continuarei a fazer uma obra maravilhosa no meio deste povo, uma obra maravilhosa e um assombro; porque a sabedoria dos seus sábios perecerá, e o entendimento dos seus prudentes se esconderá".
Por muito tempo eu prestei pouca atenção à teologia. Eu lia a Bíblia e livros sobre ela, mas teologia me parecia acadêmica e desinteressante. Então alguns anos atrás, receando ter perdido algo, comecei a ler sobre teologia e teólogos famosos. Descobri como Irineu e Agostinho de Hipona influenciaram a antiga doutrina cristã. Li sobre Lutero, Calvino e Zwinglio e os profundos efeitos que suas idéias tiveram sobre o pensamento cristão. Li as idéias de teólogos mais modernos, como F. D. E. Schleiermacher, Paul Tillich e Karl Barth e até compreendi algo do que escreveram.
Sim, descobri que eu vinha perdendo a profunda experiência do disciplinado questionamento da interação de Deus conosco. Aprendi que quando pessoas fiéis, inspirada pelo Espírito Santo pensam sobre Deus, uma luz começa a resplandecer mas trevas. João 1.5 - "5 - E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam".
Os teólogos discutem regularmente. Mas quem está certo? A teologia em si entra e sai de vários padrões de crença. Ela ilumina o caminho tão bem que um buscador da verdade facilmente se esquece do destino. Os cristãos em Corinto tinham caído nessa armadilha. Eles vinham de contextos os mais variados e enfrentaram muitas afirmações rivais da sabedoria cristã. Então Paulo voltou-se aos fundamentos. "Nós pregamos o Cristo crucificado", disse ele aos coríntios. Isso é verdade. Isso é teologia!
Oração: Bondoso Senhor, ajuda-nos a lembrar que a sabedoria começa na cruz de Jesus e permanece eternamente ali. No nome dele oramos. Amém.
Pensamento para o dia: O que aumenta minha fé e aprofunda meu entendimento? Oremos pelas pessoas que buscam a verdade.
Fonte: no Cenáculo - 07/13 - "Bob Tippee (Texas, EUA)"
Nenhum comentário:
Postar um comentário