segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Lição aprendida


Atos 2.42-47 - "42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. 
43 Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. 
44 Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. 45 Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade. 
46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, 
47 louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar".

Marcos 6.41 - "41 E, tomando ele os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, e abençoou, e partiu os pães, e deu-os aos seus discípulos para que os pusessem diante deles. E repartiu os dois peixes por todos".

O pequeno grupo de estudo bíblicos que se reunia em nossa casa estava enriquecendo nossas vidas com crescimento espiritual e comunhão. Antes que nos déssemos conta do que estava acontecendo, nosso grupo tinha crescido para além das capacidades de acomodação de nossa casa, um sinal claro de que havia chegado a hora de fazer "nascer" outro grupo para se reunir em outra casa.
Isso foi muito difícil para nós, pois tínhamos vindo a amar cada membro de nosso grupo. Eu tive uma dificuldade especial, pois não queria abrir mão de nenhum deles para outro grupo. Algum tempo depois, enquanto eu refletia sobre a situação, o Senhor trouxe à minha mente a passagem bíblica sobre os pães e peixes. Eu me lembrei de que os pães e peixes não puderam ser multiplicados até que Jesus os abençoasse e dividisse. Então me dei conta de que para multiplicar e crescer, seria necessário primeiro abençoar e depois dividir.
Por mais difícil que tenha sido, foi maravilhoso testemunhar, desde aquele momento, o nascimento de vários novos pequenos grupos, simplesmente entregando, abençoando e dividindo. Afinal de contas, cada pequeno grupo pertence a Deus!

Oração: Graças, Senhor por todas as lições de vida que tu nos ensinas. Capacita-nos a entregar tudo a ti, para que tu possas abençoar e multiplicar em nossas vidas. Por isto oramos em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O que entregarmos a Deus ele abençoará e multiplicará. Oremos pelos pequenos grupos de estudos bíblicos.

Fonte: no Cenáculo - 09/13 - "Rebecca Seaton (Tennessee, EUA)" 

domingo, 29 de setembro de 2013

Amor e poder


Filipenses 2.5-11 - "5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 
6 que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. 
7 Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; 
8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. 
9 Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, 
10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, 
11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai".

Efésios 1.19-20 - "19 e qual a sobre-excelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, 
20 que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e pondo-o à sua direita nos céus".

Há dias minha esposa e eu vínhamos procurando ajuda para minha mãe, e tínhamos encontrado inúmeras pessoas calorosas e bondosas que pareciam sinceramente interessadas. No entanto, nenhuma delas podia realmente nos ajudar a reunir os recursos que precisávamos - até que uma assistente social respondeu: "Sim! Eu posso ajudá-los". Esta era a frase que vinhamos buscando e esperando ouvir.
O amor pode inspirar em nós palavras compassivas e consoladoras para oferecer aos outros, mas só isso não é o bastante Tiago 2.16 - "16 e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e lhes não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?". Ao ressuscitar Jesus de entre os mortos, Deus nos deu a boa nova de que a ajuda havia chegado, com isso mostrando amor e poder para derrotar o pecado e a morte.
O Senhor nos ama e também tem os recursos para nos trazer para casa, da morte à vida eterna. Ele reúne amor e poder. Com Cristo em ação em nós, reunimos compaixão e capacidade. A boa nova que trazemos ao mundo proclama: "Sim! Nós podemos ajudar". Acreditamos que Deus está sempre agindo para o nosso bem e por meio do nosso interesse, fazendo diferença na vida das pessoas.

Oração: Senhor amado, que possamos experimentar o teu amor e poder em nossas próprias vidas e partilhar alegremente a mensagem do evangelho com os outros. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O Cristo ressurreto vive em nós com amor e poder. Oremos pela disposição e a capacidade de ajudar.

Fonte: no Cenáculo - 09/13 - "William H. Smith (Virgínia, EUA)"

Ofereça uma assinatura do no Cenáculo
assinatura@nocenaculo.org.br
www.nocenaculo.com
(11)3207-1044/(11)3277-1270

sábado, 28 de setembro de 2013

Bravos com Deus


João 13.36; 14.4 - "36 Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Jesus lhe respondeu: Para onde eu vou não podes, agora, seguir-me, mas, depois, me seguirás".
"4 Mesmo vós sabeis para onde vou e conheceis o caminho".

João 14.1 - "1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim".

Quando eu estava na faculdade, me apaixonei por uma mulher com quem quis me casar. Mas não era para ser. Eu fiquei tão triste que me decepcionei e irei com Deus. Na verdade, enquanto passeava pela mata um dia, minha raiva de Deus era tão grande que peguei um galho caído e o arrebentei contra uma árvore.
Embora desapontado e irado com Deus, continuei a ler minha Bíblia. Um dia, eu estava lendo o fim do capítulo 13 de João, onde Jesus previu que Pedro o negaria e pensei em minha própria raiva de Deus durante aquela caminhada pela mata. Mas, lembrando-me de que as divisões em capítulos não constavam dos manuscritos originais, continuei a ler. De repente eu compreendi, pela primeira vez, que as perguntas que Pedro fazia a Jesus em João 13 continuavam a ser respondidas em João 14! Jesus não havia dito as palavras "Não se turbe o vosso coração" a troco de nada; ele estava falando diretamente a Pedro! Estas palavras podiam ser para mim também.
Quão confortadoras as palavras de Jesus no contexto desta revelação a Pedro! Jesus nos ama tanto e está tão confiante em sua habilidade de nos salvar que está preparando um lugar para nós.

Oração: Ó Deus, graças pela luz da tua Palavra que nos dá esperança, mesmo quando as coisas parecem estar desmoronando. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Mesmo que estejamos bravos com Deus, ele sempre nos ama. Oremos pelas pessoas que acham que desapontaram a Deus.

Fonte: no Cenáculo - 09/13 - "Walter A. Puciata (Arizona, EUA)" 

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Importantes


Salmos 8.1-9 - "1 Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus! 
2 Da boca das crianças e dos que mamam tu suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres calar o inimigo e vingativo.
3 Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; 
4 que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? 
5 Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos e de glória e de honra o coroaste. 
6 Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: 
7 todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo; 
8 as aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares.
9 Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra"!

Salmos 8.3-5 - "3 Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; 
4 que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? 
5 Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos e de glória e de honra o coroaste. 
6 Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: 
7 todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo; 
8 as aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares.
9 Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra"!

Alguns dias atrás, enquanto eu dirigia, vi um lindíssimo pôr-do-sol. Eu havia lido o Salmos 8 naquela manhã, por isso ele estava fresco na minha memória, e parei para assistir. Conforme mergulhava no horizonte, o sol tinha uma cor laranja vibrante, pintando as nuvens com lindos tons de dourado, vermelho e roxo. Passei algum tempo louvando a Deus por essa beleza, e me lembrei das fotografias tiradas recentemente pelo telescópio espacial Hubble que gira em torno do nosso planeta. Fiquei maravilhada com as gigantescas nuvens giratórias de galáxias coloridas que são simplesmente obra dos dedos de Deus.
Às vezes eu penso como o salmista: "Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; Que é o homem mortal para que te lembres dele?" A vastidão do nosso universo pode me fazer sentir muito pequena e insignificante. Mas Deus nos assegura que "de glória e de honra [nos coroou]". Por toda a Palavra de Deus nós somos reassegurados de que Deus nos ama e que somos importantes. Que honra!

Oração: Amoroso criador, graças pela beleza que tu criaste e porque estás atento a nós. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Por mais insignificantes que possamos parecer dentro de nosso vasto universo, Deus se preocupa intimamente conosco. Oremos por consciência da criação de Deus.

Fonte: no Cenáculo - 09/13 - "Suzie Tors (Califórnia, EUA)"

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Aparências...


Marcos 11.13-15 - "13 Vendo de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se nela acharia alguma coisa; e, chegando a ela, não achou senão folhas, porque não era tempo de figos. 
14 E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E os seus discípulos ouviram isso.
15 E vieram a Jerusalém; e Jesus, entrando no templo, começou a expulsar os que vendiam e compravam no templo; e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas".

Romanos 12.13 - "13 comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade".

Minha nora me pediu para fazer uma almofada para colocar em uma capa. A capa é linda com uns lados bordados, parecendo até uma pintura. Tirei as medidas e fiz a almofada. Então percebi que as lantejoulas, miçangas e outros adornos estavam se soltando da capa. Eram frágeis! Apesar de linda não atendia os objetivos; era apenas um mero enfeite.
Refleti sobre o fato e aprendi uma grande lição. Quantas vezes vivemos de aparências como cristãos. Somos atraentes, bem sucedidos, mas servos inúteis, ocos, vazios, sem expressão, sem vida espiritual.
Muitos de nós vivemos de aparências, deixando de fazer o trabalho que o Senhor nos ordena: produzir frutos... Muitos de nós somos servos inúteis, sem produtividade, enquanto outros estão morrendo sem o conhecimento do amor de Deus. Não pode haver vida cristã sem o toque de Jesus. Longe dele vivemos de aparências...

Oração: Senhor Jesus, age através da nossa vida, a fim de refletirmos o teu amor àqueles que estão distantes de Ti. Amém!

Pensamento para o dia: Como tenho testemunhado o amor de Deus? Oremos para um avivamento do povo de Deus.

Fonte: no Cenáculo - 09/13 - "Carolina Maia Faria (Belo Horizonte/MG, Brasil)" 

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O ministério da hospitalidade


III João 1-12 - "1 O presbítero ao amado Gaio, a quem, na verdade, eu amo.
2 Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma. 
3 Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade. 
4 Não tenho maior gozo do que este: o de ouvir que os meus filhos andam na verdade.
5 Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos e para com os estranhos, 
6 que em presença da igreja testificaram da tua caridade, aos quais, se conduzires como é digno para com Deus, bem farás; 
7 porque pelo seu Nome saíram, nada tomando dos gentios. 
8 Portanto, aos tais devemos receber, para que sejamos cooperadores da verdade.
9 Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe. 
10 Pelo que, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja. 
11 Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz bem é de Deus; mas quem faz mal não tem visto a Deus. 
12 Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro".

Romanos 12.13 - "13 comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade".

Eu fui para o sul da Índia em uma equipe de trabalho missionário de curta duração. Aprendemos umas poucas frases no idioma local e então saímos em duplas para usar estas palavras com as pessoas que encontrássemos.
Meu amigo e eu vimos um homem sentado do lado de fora de uma casa. Tentamos iniciar uma conversa usando nossas poucas frases, traduzidas, grosseiramente, por: "Olá. Eu sou Nola e este é John. Estamos tentando aprender sua língua; não sabemos falar seu idioma apropriadamente". O homem falava inglês e nos convidou a entrar em sua casa. Sua família nos trouxe comida e bebidas e ele passou uma hora nos ajudando a aprender palavras diferentes. Ficamos encantados com a hospitalidade com que fomos recebidos, especialmente porque éramos pessoas desconhecidas, de outra cultura e religião. Fico imaginando se eu teria sido tão generosa se alguém de outro país tivesse batido à minha porta.
A hospitalidade às vezes é subvalorizada, mas ela foi um ministério importante nos primeiros dias da igreja. Gaio, um dos cristãos primitivos, acolhia missionários viajantes e com isso partilhava do seu trabalho. Diótrefes estava mais interessado em sua própria posição na igreja. Ele não apenas não acolhia os missionários, mas também tentava impedir que outros o fizessem. Que exemplo seguiremos?

Oração: Amado Deus, ajuda-nos a acolher os outros e a mostrar-lhes o teu amor para que possam ver-te em nossas palavras e ações. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: A quem posso demonstrar hospitalidade esta semana? Oremos pelas equipes envolvidas em trabalhos missionários de curta duração.

Fonte: no Cenáculo - 09/13 - "Nola Passmore (Queensland, Austrália)"

Hoje é dia de COMPARTILHAR A FÉ EM GRUPO.
  1. O que a Bíblia tem a dizer sobre como devemos mostrar "hospitalidade" aos outros? A hospitalidade deve ser praticada sem motivação ou há sempre um motivo subjacente para praticá-la? Quais são os resultados esperados da hospitalidade? Quais são algumas consequências se deixarmos de mostrar hospitalidade aos outros?
  2. Lembre-se de um tempo em que você foi recebido com hospitalidade. Como se sentiu ao ser recebido como hóspede? Como reagiu à oferta de hospitalidade?
  3. Como você mostra hospitalidade em sua casa? E em sua comunidade? E em sua igreja?
  4. Culturas diferentes mostram hospitalidade de formas distintas. Você alguma vez já recebeu hospitalidade de alguém de uma cultura diferente? O que aprendeu com a experiência? Essa experiência o ajudou a compreender a hospitalidade de um modo diferente?
  5. O que você pensa desse método de evangelismo? Você participaria dessa forma - como missionário? Como você reagiria a alguém que quisesse partilhar suas crenças religiosas com você, especialmente se as crenças dessa pessoa diferissem das suas?
  6. Em que você pensa quando ouve a palavra hospitalidade? Descreva esta pessoa e o que você considera hospitaleiro em seu comportamento.
  7. Em que ordem de prioridade você coloca o ministério da hospitalidade em sua vida? Por que? Que situações acontecem regularmente em sua vida que são oportunidades para você praticar a hospitalidade?  

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Pequenos passos


Isaías 40.28-31 - " 28 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não há esquadrinhação do seu entendimento. 
29 Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. 
30 Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão. 
31 Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão".

Isaías 41.10 - "10 não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça".

Minha filha de um ano aprendeu a andar recentemente. Seus primeiros passos me trouxeram enorme alegria. Eu abria meus braços para recebê-la e ela alegremente caía no meu braço. Foi preciso tempo para que seu andar se tornasse seguro, e ela com frequência tropeçava. Eu me encolhia a cada queda sua, mas ajudava a se levantar e a encorajava a dar mais alguns passos. Como sua mãe, eu sabia da liberdade que o andar lhe proporcionaria.
Minha jornada com Cristo é parecida. Quando comecei a andar com ele, fiquei encantada com minha nova descoberta e com a sensação de leveza no coração e a empolgação de seguir na direção de Jesus. Ao ser salva, achei que minha vida seria fácil, que eu poderia me movimentar livremente como uma seguidora de Cristo e nunca mais tropeçar e cair. Mas não é isso que Deus promete. Ele sabe que nós nos cansamos e escorregamos na fé, mas Deus sempre nos encoraja. Se continuarmos a nos mover na direção do Senhor, Deus nos firmará com sua mão e nos guiará de volta ao caminho a nossa frente. Deus, como um bom pai, conhece a liberdade que nos espera.

Oração: Amado Pai, ajuda-nos a lembrar de que nós cairemos enquanto estivermos aprendendo a andar e que tu te alegras quando nos levantamos e mais uma vez caminhamos na tua direção. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Cada passo na direção de Deus é um passo na direção certa. Oremos pelas crianças que estão aprendendo a andar.  

Fonte: no Cenáculo - 09/13 - "Jada Pryor (Illinois, EUA)"

Ofereça uma assinatura do no Cenáculo de presente.
(11)3207-1044/(11)3277-1270
assinaturas@nocenaculo.org.br
www.nocenaculo.com 

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A ajuda de Deus


Mateus 5.43-48 - "43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e aborrecerás o teu inimigo. 
44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem, 
45 para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos. 
46 Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? 
47 E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? 
48 Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus".

Mateus 5.45b - "45b porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos". 

Alguns anos atrás, eu perdi meu emprego e precisei recorrer ao auxílio-desemprego. Então um dia, alguém me roubou no ônibus e levou minha bolsa. Fiquei muito aborrecida; esta era a primeira vez que eu sofria esse tipo de agressão. Não me preocupei com o dinheiro, porque eu tinha apenas uns poucos dólares na carteira. O grande problema é que meu cartão do seguro-desemprego estava dentro da bolsa. Sem ele eu não receberia o benefício.
Em poucos dias consegui recobrar a paz. Também comecei a orar pela pessoa que havia roubado minha bolsa. Eu esperava que aquele homem estivesse necessitado e que meu dinheiro o ajudasse. No entanto, pedi a Deus que me ajudasse a encontrar meus documentos. E isso aconteceu! Recebi um telefonema do seguro-desemprego; um jovem havia encontrado minha bolsa e a levado até lá.
Eu busquei a ajuda de Deus todos os dias, e ele me ouviu.

Oração: Graças, ó Deus, por tua bondade e amor constante que duram para sempre. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Eu hoje confiarei no poder da oração. Oremos pelas pessoas que roubam para poder viver.

Fonte: no Cenáculo - 09/13 - "Voly Georgieva Koruderlieva (Varna, Bulgária)"

domingo, 22 de setembro de 2013

Encontrando esperança


Romanos 15.8-13 - "8 Digo, pois, que Jesus Cristo foi ministro da circuncisão, por causa da verdade de Deus, para que confirmasse as promessas feitas aos pais; 
9 e para que os gentios glorifiquem a Deus pela sua misericórdia, como está escrito: Portanto, eu te louvarei entre os gentios e cantarei ao teu nome. 
10 E outra vez diz: Alegrai-vos, gentios, com o seu povo. 11E outra vez: Louvai ao Senhor, todos os gentios, e celebrai-o todos os povos. 
12 E outra vez diz Isaías: Uma raiz em Jessé haverá, e, naquele que se levantar para reger os gentios, os gentios esperarão. 
13 Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo".

Romanos 5.5 - " 5 E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado".

Em um grupo de discussão, alguém nos perguntou onde encontramos a "derradeira felicidade". As pessoas responderam à pergunta de diferentes maneiras. Algumas disseram que encontram a felicidade no amor de familiares e amigos, outras na satisfação de um trabalho produtivo. Mas uma mulher de profunda fé tinha uma perspectiva única. Seu trabalho é ajudar pais a identificarem ambientes educacionais adequados a seus filhos com sérios problemas emocionais e comportamentais. Para ela, a derradeira felicidade é "identificar onde está a esperança".
Nós vivemos tempos tumultuosos, quando muitas pessoas não têm esperança. No entanto, Deus está sempre presente, sempre em ação. Por causa da vida, do ministério e do sacrifício de Jesus Cristo, milhões de cristãos em todo o mundo levam esperança a pessoas necessitadas. Cada palavra delicada é uma semente de esperança. Todo ato de misericórdia semeia a esperança. Todo momento de ensino e aprendizagem é um caminho para a esperança.
Mesmo para os cristãos, nem sempre é fácil ser "rico em esperança" Romanos 15.13 - "13 Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo", especialmente em circunstâncias de desespero individual e global. Mas por meio do louvor, das Escrituras e da oração nós podemos obter a visão e a força para ajudar outros a identificar onde está a esperança.

Oração: Deus gracioso, abre nossos olhos às necessidades das pessoas, próximas e distantes de nós, e capacita-nos a ser agentes da tua graça. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Toda palavra delicada é uma semente de esperança. Oremos pelos orientadores escolares.

Fonte: no Cenáculo - 09/13 - "Hayes Mizell (Carolina do Sul, EUA)" 

sábado, 21 de setembro de 2013

Hesitando em ouvir


I Samuel 8.1-9; 9.15-17 e 10.1 - "1 E sucedeu que, tendo Samuel envelhecido, constituiu a seus filhos por juízes sobre Israel. 
2 E era o nome do seu filho primogênito Joel, e o nome do seu segundo, Abias; e foram juízes em Berseba. 
3 Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele; antes, se inclinaram à avareza, e tomaram presentes, e perverteram o juízo.
4 Então, todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá, 
5 e disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações. 
6 Porém essa palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao Senhor. 
7 E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te disser, pois não te tem rejeitado a ti; antes, a mim me tem rejeitado, para eu não reinar sobre ele. 
8 Conforme todas as obras que fez desde o dia em que o tirei do Egito até ao dia de hoje, pois a mim me deixou, e a outros deuses serviu, assim também te fez a ti. 
9 Agora, pois, ouve a sua voz, porém protesta-lhe solenemente e declara-lhe qual será o costume do rei que houver de reinar sobre ele".
"15 Porque o Senhor o revelara aos ouvidos de Samuel, um dia antes que Saul viesse, dizendo: 
16 Amanhã, a estas horas, te enviarei um homem da terra de Benjamim, o qual ungirás por capitão sobre o meu povo de Israel, e ele livrará o meu povo da mão dos filisteus; porque tenho olhado para o meu povo, porque o clamor chegou a mim.
17 E, quando Samuel viu a Saul, o Senhor lhe disse: Eis aqui o homem de quem já te tenho dito. Este dominará sobre o meu povo".
"1 Então, tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e o beijou, e disse: Porventura, te não tem ungido o Senhor por capitão sobre a sua herdade?".

I Samuel 9.17 - "17 E, quando Samuel viu a Saul, o Senhor lhe disse: Eis aqui o homem de quem já te tenho dito. Este dominará sobre o meu povo".

Samuel ouviu o Senhor falar claramente. Ele não hesitou nem questionou; mas atendeu imediatamente e ungiu Saul como rei. Samuel sabia o que Deus queria porque ele ouvia.
No entanto, o capítulo 8 de I Samuel fala dos filhos maus de Samuel, que deixaram de seguir os caminhos de seu pai. Quando li esse capítulo, fiquei imaginando por que os filhos de Samuel não tinham seguido seu exemplo. Não sei. Tenho certeza de que este devoto homem de Deus orou por sua família.
Muitas vezes me senti um fracasso como mãe, mesmo tentando ser um bom exemplo. Tenho orado por mim mesma e meus filhos, pedindo sabedoria para criá-los. Mas ainda assim eles nem sempre fazem escolhas sábias, e às vezes sinto que seus erros são culpa minha.
Então me lembro de Samuel. Seus problemas com seus filhos poderiam tê-lo levado a hesitar e duvidar de sua capacidade de ouvir a Deus. Em vez disso, ele continuou a ouvir e obedecer-lhe.
Eu tenho esta mesma escolha - deixar que meus fracassos, imaginários ou reais, me façam duvidar de minha capacidade de ouvir a Deus, ou como Samuel, posso optar por ouvir e obedecer.

Oração: Senhor amado, às vezes, mesmo quando buscamos a tua direção, nós fracassamos e questionamos se realmente te ouvimos. Ajuda-nos a ouvir quando tendemos a hesitar. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Nós não temos de ser perfeitos para ouvir a voz de Deus. Oremos pelos pais de filhos pródigos.

Fonte: no Cenáculo - 09/13 - "Georgina Bruton (Flórida, EUA)"

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Um lugar no céu


Apocalipse 21.1-5 - "1 E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 
2 E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. 
3 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus. 
4 E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.
5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fiéis".

Salmos 27.10 - "10 Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me recolherá".

Quando minha mãe recebeu o diagnóstico de câncer de mama em estágio quatro, deram-lhe apenas algumas semanas de vida. A notícia foi devastadora. De repente me senti sozinha, triste e totalmente desconectada. Não tinha a menor ideia do que aconteceria comigo depois que minha mãe morresse. O vazio seria enorme. Naquele momento, lembrei-me do Salmos 27.10. Consolei-me ao lembrar que Deus está sempre comigo.
Durante os 18 meses de doença de minha mãe, Deus me sustentou com o salmos citado acima. Eu pude interagir plenamente com ela. Quando minha mãe deu seu último suspiro, eu simplesmente pedi a Deus que permanecesse ao meu lado. Ele me deu força e sabedoria para seguir a frente. Como sempre, Deus foi fel, permaneceu próximo e não me deixou vacilar.
Agora, meses após a morte de minha mãe, eu continuo a sentir a dor da sua ausência. No entanto, sou grata a Deus porque o sofrimento de minha mãe se transformou em alegria e sua dor terminou. Estou em paz, na certeza de que tanto minha mãe como eu repousamos nos braços amorosos de Deus.

Oração: Deus amoroso, quando vivenciarmos uma perda, ajuda-nos a lembrar de que tu permaneces conosco para nos consolar e sustentar. Amém.

Pensamento para o dia: Deus pode transformar nossa tristeza em alegria. Oremos pelos pacientes de câncer e sua famílias.

Fonte: no Cenáculo - 09/13 - "Georgina Mattute Henze (Distrito Federal, México)"

 Ofereça uma assinatura do no Cenáculo
assinatura@nocenaculo.org.br
www.nocenaculo.com
(11)3207-1044/(11)3277-1270

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O elo perdido


João 14.15-23 - "15 Jesus continuou:
– Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos. 
16 Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre. 
17 O mundo não pode receber esse Espírito porque não o pode ver, nem conhecer. Mas vocês o conhecem porque ele está com vocês e viverá em vocês.
18 Não vou deixá-los abandonados, mas voltarei para ficar com vocês. 
19 Daqui a pouco o mundo não me verá mais, mas vocês me verão. E, porque eu vivo, vocês também viverão. 
20 Quando chegar aquele dia, vocês ficarão sabendo que eu estou no meu Pai e que vocês estão em mim, assim como eu estou em vocês.
21 A pessoa que aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama. E a pessoa que me ama será amada pelo meu Pai, e eu também a amarei e lhe mostrarei quem sou.
22 Então Judas, não o Judas Iscariotes, perguntou:
– Senhor, como será possível que o senhor mostre somente a nós e não ao mundo quem o senhor é?
23 Jesus respondeu:
– A pessoa que me ama obedecerá à minha mensagem, e o meu Pai a amará. E o meu Pai e eu viremos viver com ela".

João 14.23 - "23 Jesus respondeu:
– A pessoa que me ama obedecerá à minha mensagem, e o meu Pai a amará. E o meu Pai e eu viremos viver com ela".

Ao colocar meu colar favorito, me dei conta de que um dos elos estava faltando. Eu não tinha percebido que ele estava quebrado quando o coloquei na gaveta, mas agora o colar estava inútil até que os elos se unissem novamente. Uma semana antes eu tinha visto um pequeno elo prateado no tapete. Sem saber de onde era, eu o havia pegado e colocado ao lado da pia. Agora eu poderia consertar o colar.
Como o elo partido do colar, nós podemos ter nossa vida espiritual rompida. Esse rompimento pode acontecer quando sofremos alguma das perdas devastadoras da vida - doenças, a morte de uma pessoa querida, a perda de um emprego, divórcio. A sensação de desconexão de Deus pode acontecer quando temos uma discussão com um membro da família ou um amigo, ou quando temos um encontro desagradável com um colega de trabalho ou mesmo com um estranho numa loja.
Nosso rompimento pode ser consertado por meio da oração, de nossa hora devocional pessoal, e da meditação. Podemos nos religar a Deus por meio do estudo bíblico, da escola dominical e do culto em comunidade. Deus sempre provê um elo para nós. Só precisamos fazer uso dele.

Oração: Ajuda-nos, ó Deus, a permanecermos ligados a ti. Amém.

Pensamento para o dia: Nunca precisamos viver à parte de Deus. Oremos pelas pessoas que se sentem desconectadas de Deus.

Fonte: no Cenáculo - 09/13 - "Charlene T. Eubank (Tennessee)"

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Recém-nascidos


Salmos 19.7-9 - "7 A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices. 
8 Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e alumia os olhos. 
9 O temor do Senhor é limpo e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente". 

I Pedro 2.2 - "2 Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo".

Nosso quarto filho nasceu recentemente. É incrível ver os bebês crescerem. Pouco depois do nascimento, eles começam a arrulhar e sorrir. Então ganham movimento de cabeça e começam a rolar. De repente, começam a engatinhar e andar. No entanto, logo após seu nascimento eles têm fome. Instintivamente, eles choram, ansiando por leite para satisfazer sua fome. Nossa bebezinha chora por leite ao longo do dia. Em consequência disso, ela cresce cada vez mais. Se ela fica sem mamar por um período muito longo do dia, minha esposa logo suspeita que ela esteja doente. Bebês saudáveis têm fome.
O texto de Pedro diz: "desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação". Assim como os recém-nascidos anseiam por leite, os novos crentes anseiam pela Palavra de Deus. Eles têm uma fome natural pela Palavra, e por meio dela eles crescem e se tornam seguidores maduros de Cristo. Nós também podemos nos sentir encorajados pela fome que os novos crentes têm da Palavra de Deus, pois seguidores e seguidoras de Cristo saudáveis anseiam pela palavra.

Oração: Amado Deus, nós te pedimos que a fome pela tua Palavra permeie a vida do teu povo. Que possamos ter fome de ti e buscar-te com todo o coração. Oramos também pelos novos crentes. Sacia seus anseios com o leite genuíno da tua Palavra. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: A Palavra de Deus sempre satisfaz a alma faminta. Oremos pelos novos crentes.

Fonte: no Cenáculo - 09/13 - "Frankie Melton (Carolina do Sul, EUA)"

Hoje é dia de COMPARTILHAR A FÉ EM GRUPO.
  1. Você já sentiu fome pela Palavra de Deus? Quais eram as circunstâncias em sua vida quando você sentiu essa fome? Como você satisfez esse anseio? Você o fez sozinho ou com outros?
  2. Pense em sua vida como cristão ao longo do tempo. Sua fome pela Palavra de Deus é maior ou menor do que quando era um recém-convertido? Houve outras ocasiões no curso de sua vida como cristão em que você se sentiu especialmente ansioso pela Palavra de Deus? Por que você acha que isso aconteceu?
  3. Que livros da Bíblia lhe fornecem o melhor alimento espiritual? Por que? Há partes específicas da Bíblia a que você recorre em determinadas circunstâncias? Como por exemplo, que parte da Bíblia você procura quando se sente desanimado, alegre, com necessidade de inspiração, para lidar com um problema difícil etc.
  4. Como sua igreja o encoraja a ler a Bíblia? De que grupos de estudo bíblico ou programas você já ouviu falar ou já participou?
  5. A Bíblia já contribuiu para o seu crescimento/maturidade como cristão? Como? Tente se lembrar de situações específicas em que a leitura da Bíblia o ajudou a se tornar um discípulo mais fiel?
  6. Pense em como os encontros regulares com a Bíblia podem se encaixar em seus planos de ser um/a seguidor/a mais saudável de Cristo? 

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Um vencedor!


I Samuel 17.37-50 - "37 O Senhor Deus me salvou dos leões e dos ursos e me salvará também desse filisteu.
– Pois bem! – respondeu Saul. – Vá, e que o Senhor Deus esteja com você!
38 Então deu a sua própria armadura para Davi usar. Pôs um capacete de bronze na cabeça dele e lhe deu uma couraça para vestir. 
39 Davi prendeu a espada de Saul num cinto sobre a armadura e tentou andar. Mas não conseguiu porque não estava acostumado a usar essas coisas. Aí disse a Saul:
– Não consigo andar com tudo isto, pois não estou acostumado.
Então Davi tirou tudo. 
40 Pegou o seu bastão, escolheu cinco pedras lisas no ribeirão e pôs na sua sacola. Pegou também a sua funda e saiu para enfrentar Golias.
Davi mata Golias
41 Golias, o filisteu, começou a caminhar na direção de Davi. O ajudante que carregava as suas armas ia na frente. Quando chegou perto de Davi, 
42 Golias olhou bem para ele e começou a caçoar porque Davi não passava de um rapaz bonito e de boa aparência. 
43 Aí disse a Davi:
– Para que é esse bastão? Você pensa que eu sou algum cachorro?
Em seguida rogou a maldição dos seus deuses sobre Davi 
44 e o desafiou, dizendo:
– Venha, que eu darei o seu corpo para as aves e os animais comerem.
45 Davi respondeu:
– Você vem contra mim com espada, lança e dardo. Mas eu vou contra você em nome do Senhor Todo-Poderoso, o Deus dos exércitos israelitas, que você desafiou. 
46 Hoje mesmo o Senhor Deus entregará você nas minhas mãos; eu o vencerei e cortarei a sua cabeça. E darei os corpos dos soldados filisteus para as aves e os animais comerem. Então o mundo inteiro saberá que o povo de Israel tem um Deus, 
47 e todos aqui verão que ele não precisa de espadas ou de lanças para salvar o seu povo. Ele é vitorioso na batalha e entregará todos vocês nas nossas mãos.
48 Então Golias começou novamente a caminhar na direção de Davi, e Davi correu rápido na direção da linha de batalha dos filisteus, para lutar contra ele. 
49 Enfiou a mão na sua sacola, pegou uma pedra e com a funda a atirou em Golias. A pedra entrou na testa de Golias, e ele caiu de cara no chão. 
50-51 Então Davi correu, ficou de pé sobre Golias, tirou a espada dele da bainha e o matou, cortando com ela a cabeça dele. E assim Davi venceu Golias e o matou apenas com uma pedra.
Quando os filisteus viram que o seu herói estava morto, fugiram".

Salmos 37.7 - "7 Não se irrite por causa dos que vencem na vida, nem tenha inveja dos que conseguem realizar os seus planos de maldade. Tenha paciência, pois o Senhor Deus cuidará disso".

Eu tenho apenas 9 anos de idade, mas minha fé cristã é importante para mim. Eu também gosto de jogar futebol. Ainda não sou muito bom jogador, porque não consigo fazer tudo bem.
Um dia, enquanto estava treinando chutes, me dei conta de que minha vida com Deus é semelhante a um jogo de futebol. Se um profissional está jogando, é muito difícil tirar a bola dele. Ele passa a bola com exatidão, afastando-a de seus oponentes e tendo sempre o gol como objetivo.
Deus é assim na minha vida. Ele sabe exatamente para onde me dirigir para me ajudar a superar os obstáculos da vida e atingir meu objetivo. Esse objetivo é a obediência amorosa a Deus e a paz e alegria que essa obediência traz. Com Deus eu sou um vencedor!

Oração: Amado Deus, sem ti nós estamos perdidos. Mas se permitirmos que tu nos guies pelo jogo da vida, seremos sempre vitoriosos. Lucas 6.9-13 - "9 Portanto, orem assim:
“Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo.
10 Venha o teu Reino. Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu!
11 Dá-nos hoje o alimento que precisamos.
12 Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam.
13 E não deixes que sejamos tentados, mas livra-nos do mal.
[Pois teu é o Reino, o poder e a glória, para sempre. Amém!]”

Pensamento para o dia: Aquele que me criou me ama e me conduz pela vida rumo à vitória. Oremos pelos jovens jogadores de futebol.

Fonte: no Cenáculo - 09/13 - "Ignat IIyushonok (Hrodna, Bielorrússia)"

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Aproximação


Romanos 5.1-5 - "1 Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo; 
2 pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. 3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; 
4 e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. 
5 E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado".

Tiago 4.8a - "8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós".

Eu estava jantando com meu namorado quando notei que sua cadeira estava cambaleando. Um dos pés da cadeira estava sobre o trilho de uma porta corrediça atrás dele. A cadeira estava em desequilíbrio e ele não permaneceria confortável nessa posição. Fiquei imaginando o que ele faria - se ajustaria sua cadeira para mais perto de mim ou para mais longe. Finalmente ele tirou a cadeira de cima do trilho, aproximando-se mais de mim.
Este incidente me lembra de meu relacionamento com Deus quando me vi em situações desconfortáveis ou difíceis, como perder uma pessoa querida ou ser traída por alguém em quem eu confiava. Todos nós passamos por provações dolorosas. Nessas ocasiões podemos ficar zangados e nos sentir distantes de Deus, ou podemos nos aproximar dele por meio da oração e da leitura da sua palavra. Quando nos aproximamos, Deus nos guia pelas nossas dificuldades e nos ajuda a permanecer em equilíbrio. A escolha é nossa: tornamo-nos distantes até que Deus nos pareça um estranho, ou nós podemos nos aproximar dele.

Oração: Amado Deus, ajuda-nos a nos aproximar cada vez mais de ti para que possamos desfrutar de mais intimidade contigo. Amém.

Pensamento para o dia: Deus sempre quer que nós nos aproximemos. Oremos por aqueles que se sentem desequilibrados.

Fonte: no Cenáculo - 09/13 - "Nal Sithy (Phnom Penh, Camboja)"

Ofereça uma assinatura do no Cenáculo de presente.
(11)3207-1044/(11)3277-1270
assinaturas@nocenaculo.org.br
www.nocenaculo.com