sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Mantendo a Força



Efésios - 6.10 - 18


10  No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
11  Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
12  Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
13  Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
14  Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
15  E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
16  Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17  Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
18  Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,

A dor no meu peito era tão intensa que eu mal conseguia respirar enquanto meu marido me levava às pressas para o hospital. Aquela emergência me levou à cirurgia e uma internação de cinco dias. A cirurgia foi um sucesso, mas a inatividade forçada prejudicou meu corpo. Eu estava fraca ao deixar o hospital e o esforço para recuperar a força me surpreendeu. Atividades que antes me pareciam fáceis passaram a exigir grande esforço.
Notei também que o mesmo tipo de deterioração pode ocorrer em minha saúde espiritual. Quando me afasto, prolongadamente, da leitura bíblica e da oração, fico espiritualmente fraca. Então quando confrontada pelas tentações tenho pouca força para resistir.
Enquanto o exercício físico me ajuda a ficar em forma para que eu possa enfrentar a batalha contra as exigências físicas da vida, os exercícios diários de oração e leitura bíblica me ajudam a enfrentar as batalhas espirituais da vida, como a fofoca e a ganância. Para permanecer saudável meu objetivo é exercitar tanto o corpo quanto o espírito. Faço isso com uma caminhada de três quilômetros por dia e caminhando diariamente com Jesus na oração e nas páginas das Escrituras. Estas práticas que Deus provê me dão força de que preciso para enfrentar todas as dificuldades da vida.

Oração:
Ó Deus graças por proverem práticas que nos ajudam a superar as batalhas da vida. Ajuda-nos a usar essas ferramentas para permanecermos firmes nas dificuldades. Amém.

Pensamento do Dia: 
O Caminhar com Deus desenvolve e sustenta nossa força espiritual .
Oremos pelos pacientes cardíacos.


Fonte : no Cenáculo Lynn Karidis(Michigan, EUA)


Envergonhado ?





Lucas - 22.54 - 62

54  Então, prendendo-o, o levaram, e o puseram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe.
55  E, havendo-se acendido fogo no meio do pátio, estando todos sentados, assentou-se Pedro entre eles.
56  E como certa criada, vendo-o estar assentado ao fogo, pusesse os olhos nele, disse: Este também estava com ele.
57  Porém, ele negou-o, dizendo: Mulher, não o conheço.
58  E, um pouco depois, vendo-o outro, disse: Tu és também deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou.
59  E, passada quase uma hora, um outro afirmava, dizendo: Também este verdadeiramente estava com ele, pois também é galileu.
60  E Pedro disse: Homem, não sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo.
61  E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes.
62  E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente.



Marcos - 8.38 

38  Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.

Recentemente, eu descobri que é possível amar a Jesus profundamente e ser sua seguidora e ainda sim se envergonhar dele ao me deparar com uma escolha embaraçosa. Eu recebo ajuda e aconselhamento regulares de uma enfermeira muito experiente. Em nosso ultimo encontro ela sugeriu que eu preenchesse um " diário de atividades " durante uma semana. Em seguida, ela estudaria e discutiria meus registros comigo.
No momento de fazer os registros para a terça - feira, surgiu um problema. Nesse dia, todas as semanas uma amiga vem tomar café comigo e partilhar um tempo de oração. Mas eu registrei no diário apenas o " café " , não querendo revelar mais. 
Alguns dias depois, uma vizinha me falou que teria de passar por uma cirurgia. " Estarei pensando em você " , assegurei-lhe ao nos despedirmos. O que eu queria dizer era " estarei orando por você " , mas não quis usar essas palavras de tom religioso.

Mais tarde, li as palavras em Marcos - 8.38 em minha hora devocional. Essas palavras me afligiram. Eu era culpada em dois episódios e havia muitas outras ocasiões como estas no passado. Podia eu me envergonhar de Jesus, mesmo amando-o profundamente ? Tive de encarar a dura verdade de que podia, sim, e então pedi perdão a Jesus. Mais que tudo, pedi suas palavras e coragem na próxima vez.

Oração:
Amado Senhor Jesus, dá-nos coragem para que tu nunca tenhas motivo para ter vergonha de nós. Amém.

Pensamento do dia:
O Amor de Cristo nos impele a compartilhar esse amor com os outros.
Oremos por disposição para partilhar nossa fé



                                                                Fonte: no Cenáculo Elaine M. Brown (Perthshire, Escócia)

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Zonas mortas


Salmos 32.1-7 - 1  BEM-AVENTURADO aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto.
2  Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano.
3  Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia.
4  Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. 
5  Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. 
6  Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão.
7  Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento.

Alguns anos atras, eu planejei uma visita a amigos que viviam no campo. Calculei minha hora de chegada e disse a eles que eu telefonaria do meu celular quando estivesse me aproximando de sua casa."Ótimo ",eles concordaram."Mas não tente telefonar quando estiver atravessando a ponte sobre o rio Mississípi. Não há sinal ali; aquela é realmente uma zona morta " .
Recentemente eu vendo desenvolvendo estudos sobre a oração. Ao meditar sobre a verdade da palavra de Deus, eu me dei conta de que eu tenho " Zonas Mortas " em minha vida de oração . São áreas que não quero trazer diante de Deus porque realmente não quero que ele me transforme. Pode ser um pequeno mal hábito, mas que eu aprecio; ou talvez eu receio que a luta para superar um determinado pecado seja um desafio grande demais para mim no momento, mesmo com a força de Deus . 
De certa maneira, me contento em viver com o pecado, dizendo a mim mesma que pedirei a Deus para lidar com isso mais tarde. Como não estou disposta a entregar estas partes de minha vida ao poder curativo de Deus, minha comunicação com ele fica dificultada não apenas nessa área, mas também em toda a minha vida de oração. Quando entrego piedosamente essas " Zonas Mortas " a Deus, sou purificada e renovada.

Oração: Amado Pai, dá-nos a coragem para entregar cada aspecto de nossas vidas a ti. Amém.

Pensamento para o dia: Quais partes de minha vida eu não trouxe diante de Deus ? Oremos pelas pessoas que têm pecados inconfessos.

Fonte: no Cenáculo - Lisa Stackpole (Wisconsin, EUA)